PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Ecoansiedade: o que é e quais os sintomas?

O nervosismo de cada vez que um incêndio devasta milhares de hectares de floresta, a sensação de sufoco ao pensar no planeta que estamos a deixar aos nossos filhos, ou a tristeza profunda perante as consequências das alterações climáticas... Os especialistas deram, finalmente, um nome a estas emoções isoladas que algumas pessoas sentem em silêncio: ecoansiedade ou ansiedade climática.

Se se revê em alguma destas descrições, pode estar a sofrer de ecoansiedade. Trata-se de um forte sentimento de preocupação em relação às alterações climáticas, que afeta o bem-estar e a saúde mental de uma pessoa – e poucas pessoas têm sequer consciência de que sofrem desse problema.

Descubra quais são os sintomas e como combater a ecoansiedade. Neste artigo, encontra os seguintes temas: 

  • O que é a ecoansiedade?
  • Sintomas da ansiedade climática
  • Como lidar com a ansiedade climática?

  

O que é a ecoansiedade?  

A ecoansiedade é um sentimento de medo desmedido da desgraça ambiental, dadas as graves consequências das alterações climáticas. Por vezes, surge em pessoas que sofreram na pele uma catástrofe ambiental. Outras vezes, surge devido às notícias divulgadas nos meios de comunicação social. Esta ansiedade climática manifesta-se através de um medo, desconforto ou culpa extremos que afetam o humor.

Quem sofre destes sintomas, vive frequentemente com a ansiedade de que, se a sociedade não agir imediatamente para travar as alterações climáticas, os danos causados ao planeta sejam irreparáveis. Este facto aumenta, ainda mais, a sua instabilidade emocional.

Atualmente, a ansiedade climática ainda não é considerada uma patologia. No entanto, tendo em conta o número crescente de pessoas que sofrem com este problema, alguns especialistas alertam para as consequências que pode ter, se não for tratado. Sobretudo, se começam a surgir crises de ansiedade. 

Seguro Saúde Generali Tranquilidade

- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Hospitalização (internamentos, cirurgias e oncologia);
- Médico, enfermeiro, medicamentos ao domicílio e médico online;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

A solastalgia é a mesma coisa?  

Os dois termos são confundidos, frequentemente. A solastalgia é o "sentimento de perda para o qual já não há consolação". Designa a perda dos ambientes naturais provocada pelo aquecimento climático e todas as suas implicações e consequências, assim como a perda a que os cidadãos são submetidos por causa da transformação das cidades e do desenvolvimento urbano."

Os ambientes urbanos com uma presença cada vez menor de espaços naturais, ou a poluição que nos rodeia, são muitas vezes razões que levam uma pessoa a sentir-se desta forma.

Ao contrário da ecoansiedade, a solastalgia é uma resposta mais instintiva. Mesmo assim, coincidem neste ponto: a perceção de que o ambiente natural se está a deteriorar aumenta a tristeza ou angústia interior das pessoas.


Sintomas de ansiedade climática  

Se está a ler este artigo, provavelmente já se identificou com algumas das reações descritas ou já sofreu com algum destes sinais de ansiedade. Mas será que sofre mesmo de ansiedade climática? Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns:  

  • Momentos de stress ou de ansiedade excessiva, face a pensamentos pessimistas sobre as alterações climáticas;
  • Insónias ou perturbações do sono;
  • Nervosismo constante;
  • Sensação de asfixia;
  • Pensamentos catastróficos e a crença de que as consequências climáticas não têm retorno;
  • Falta de energia e apatia.   

Em geral, todos estes sintomas de ecoansiedade estão ligados ao pessimismo gerado pela crise climática. A origem está, muitas vezes, intimamente ligada a um pensamento catastrófico ou de catástrofe climática.


Como lidar com a ansiedade climática?

Se sofre de ecoansiedade, a nossa primeira dica é que procure ter consciência de que não está sozinho e de que o que está a sentir acontece a outras pessoas também. Além disso, lembre-se de que os sintomas da ecoansiedade podem ser combatidos.

Aqui estão algumas dicas sobre como o fazer:


1. Evite menosprezar ações individuais  

Tem razão em argumentar que as alterações climáticas exigem uma resposta coordenada da sociedade. No entanto, evite desvalorizar a importância das ações individuais que você, ou as pessoas à sua volta, realizam. Elas também são valiosas e contribuem para abrandar a pegada de carbono!


👉 Vai gostar: Cosméticos sustentáveis: a ecologia nos cuidados de beleza


2. Organize-se e aja!  

Em Portugal, existem muitas organizações e associações ambientais que colaboram na preservação do meio ambiente. Participar em iniciativas para cuidar do ambiente também contribuirá para o seu bem-estar emocional. E se se tornar membro de uma delas? Por que não optar por assistir a uma palestra ou a um evento presencial organizado por elas?

A Quercus e a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável são duas das mais ativas no nosso país. Tente contactá-las e junte os seus esforços!


3. Não tente convencer os céticos

Parte da sua frustração e nervosismo pode ter que ver com a indiferença que sente na sociedade, perante as alterações climáticas. Mesmo assim, não é aconselhável insistir em convencer aqueles que discordam das suas opiniões.

Ter conversas construtivas e tentar ser pedagógico é um contributo bom e positivo para a proteção do ambiente. No entanto, não deve permitir que isso se torne desgastante para si.


👉 Vai gostar: Como falar aos seus filhos sobre sustentabilidade ambiental?


4. Tire o peso dos seus ombros  

Evite pensar que a responsabilidade recai toda sobre si. As suas ações individuais não podem levá-lo a acreditar que tem de assumir a responsabilidade por cada pedaço de plástico que vê na praia, pela secagem dos pântanos, ou pela poluição ambiental. Eliminar esse "fardo" vai ajudar a lidar melhor com a ecoansiedade.


5. Mantenha uma atitude positiva  

Muitos especialistas afirmam que as consequências das alterações climáticas podem ser abrandadas, se se proteger o ambiente e implementar políticas de preservação da natureza, nos próximos anos. Lembre-se de que nem tudo está perdido!


👉 Vai gostar: Quer ter um estilo de vida sustentável? Siga estas dicas


6. Adote um estilo de vida mais sustentável  

Uma forma eficaz de combater a ecoansiedade é interiorizar um estilo de vida mais sustentável. Desta forma, conseguirá obter reforços positivos no seu quotidiano, que são valiosos para o planeta, mas também para si!

Vá ao supermercado com sacos de pano. Opte por alternativas a granel. Reduza o uso de plásticos de utilização única. Estas são algumas iniciativas que estão ao seu alcance e que fazem a diferença!


👉 Vai gostar: Apps que ajudam a viver de forma mais sustentável


7. Limite a quantidade de informação que consome  

Já reparou que parte da sua ecoansiedade vem da exposição a notícias ambientais? Evite a exposição excessiva a conteúdos que o destabilizam. Para isso, opte por limitar o seu contacto com essas fontes de informação.

Se acha que a sua ecoansiedade aumenta sempre que assiste a uma floresta a arder nas notícias, desligue a televisão! Os algoritmos das redes sociais também o incentivam a consumir conteúdos que lhe interessam. Mas, mesmo que esteja interessado nas alterações climáticas (e está!), talvez a exposição a esta informação seja nociva para si. Por isso, tente limitá-la!


👉 Vai gostar de: 5 dicas para lidar com o stress


Afinal, a ecoansiedade pode fazê-lo sentir-se deprimido e irritado. Mas também causar problemas de concentração, insónia, mal-estar abdominal e dores de cabeça crónicas.  

Com o Seguro Saúde da Generali Tranquilidade, pode escolher livremente o seu médico, hospital ou clínica, mesmo que seja fora da rede, e receberá o reembolso online das despesas, no prazo de 72h úteis. Além disso, tem acesso a serviços como psicologia, nutrição, acupuntura, homeopatia e spas, através da Rede de Bem-estar.

Pode fazer a sua simulação no nosso site e, se precisar de mais informações, esclareça todas as suas questões junto de um Agente Tranquilidade, através do assistente virtual ou via WhatsApp.  

 
Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2