PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como falar aos seus filhos sobre sustentabilidade ambiental?

Seja a fazer "bolos de lama", trepar as árvores ou a dar uns mergulhos na praia, as brincadeiras ao ar livre trazem muitos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus filhos. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, brincar ao ar livre apresenta vantagens a vários níveis: físicos (previne a obesidade infantil e a diabetes, por exemplo), intelectuais (treina a atenção e a capacidade de resolução de problemas) e emocionais e sociais (reforça a resiliência, a relação com o outro e estimula a criatividade). Além disso, se os seus filhos se habituarem a interagir com a  natureza, é mais provável que a queiram proteger. Eis como pode abordar o tema da sustentabilidade ambiental com os seus filhos e mostrar-lhes por que razão é tão importante. 

Plantar 

Não há nada melhor do que pôr as mãos na massa, por isso, ofereça aos seus filhos um pedaço de terra e mostre-lhes como podem cultivar os seus próprios legumes, ervas aromáticas ou flores. Pode ser em pequenos vasos dentro de casa, ou num pequeno canteiro do terraço ou jardim. Seja como for, aproveite esta atividade para falar com os seus filhos sobre temas importantes de sustentabilidade ambiental, incluindo de onde vêm os alimentos e a importância das abelhas e outros insetos, e de tantas outras coisas que a natureza nos oferece. 

Artes e ofícios 

Pode ser muito divertido ensinar às crianças como viver de forma sustentável através de trabalhos manuais. Por exemplo, pode investir numa prensa de flores e fazer cartões ou quadros com flores secas ou ainda decorar ovos para a Páscoa. Se vive perto da praia, encha frascos de vidro com conchas. Seja criativo – há tanto que se pode fazer com o que a natureza nos dá. E será uma grande inspiração para os mais pequenos!
 

Passeios na natureza 

É um divertimento para toda a família e uma excelente maneira de inspirar a paixão pela natureza! Prepare um piquenique, escolha um percurso e faça um belo passeio. Pode tornar a atividade especialmente interativa e interessante se der aos seus filhos tarefas especiais, como descobrir uma certa árvore, planta ou animal natural daquela área. Faça alguma pesquisa antes de se pôr a caminho para poder ensinar às crianças enquanto passeiam.  

Se os seus filhos se habituarem a interagir com a  natureza, é mais provável que a queiram proteger.

Celebrar o Dia da Terra 

Pode acontecer apenas uma vez por ano (22 de abril), mas transforme o Dia da Terra num evento anual familiar e inesquecível. Que tal festejar esse dia com uma viagem de campismo, sentados à volta da fogueira, a apreciar as estrelas no céu? Com o telemóvel desligado, claro. Seja qual for a atividade escolhida, assegure-se de que é ao ar livre e aproveite a oportunidade para apreciar a natureza em família, mostrando às crianças como podem viver uma vida sustentável! 

Cozinhar 

O desperdício alimentar é um problema cada vez maior, mas fácil de prevenir. Ensine aos seus filhos a importância de reduzir o desperdício enquanto cozinham. Desafie-os a serem criativos, preparando eles próprios um jantar delicioso a partir de sobras: peça-lhes que escolham três ingredientes para fazer o jantar da família. E sempre que haja sobras, pensem em conjunto como podem usá-las no dia seguinte.  

Apps de sustentabilidade ambiental 

Se os seus filhos já tiverem idade para usar um smartphone, saiba que existem várias apps excelentes para aprender de forma divertida sobre o ambiente. Espreite a Namoo Maravilhas da Vida Vegetal. Esta aplicação ensina às crianças o funcionamento interno de árvores e flores. Por exemplo: como é que as plantas transformam dióxido de carbono em alimento? Ou: como é que as flores se tornam frutas? Já o Recycle Bingo é um jogo que incentiva as famílias portuguesas a reciclar, além de dar a conhecer muitas curiosidades e informações sobre reciclagem. 

Por fim, não se esqueça de pôr em prática aquilo que ensina. Viver de forma sustentável inclui reciclar, reduzir o lixo plástico e o desperdício alimentar, e reutilizar sempre que possível. Até pode ensinar aos seus filhos como transformar as suas próprias roupas, com umas sessões de corte e costura! 

É importante proteger a natureza, mas garantir a segurança e a proteção dos seus filhos é essencial. As atividades ao ar livre, mesmo com a supervisão de um adulto, não estão livres de acidentes. O Seguro Responsabilidade Civil Família da Tranquilidade protege-o contra os imprevistos do dia a dia, que podem afetar a estabilidade familiar. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento