PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Sintomas do cancro que podem ajudar no diagnóstico

A deteção precoce de cancro aumenta as probabilidades de sucesso do tratamento. Portugal está, aliás, entre os dez primeiros países europeus com maior taxa de sobrevivência em casos de cancro da mama (87,6%), estômago (32,2%) e próstata (90,9%).

 

Como forma de antecipar o mais possível o diagnóstico, é importante que conheça alguns sintomas do cancro, embora manifestação de alguns deles não signifique necessariamente que se tem doença oncológica.

Tal como explica a Liga Portuguesa Contra o Cancro, na maioria das vezes os sintomas até não estão relacionados com um cancro. No entanto, se os conhecermos podemos fazer um despiste antecipado, seja de cancro ou de outra situação qualquer.

 

Sintomas e sinais: o que são

A American Cancer Society apresenta uma distinção clara entre sintomas e sinais. Os sintomas são algo que é sentido pela pessoa, mas que não é observável pelos outros, como por exemplo fraqueza, dor ou falta de ar. Já um sinal é algo que pode ser visto por outra pessoa. Pensemos num inchaço ou até em febre, que pode ser constatável através de um termómetro.

Alguns sinais e sintomas de cancro

Entre alguns dos sinais e sintomas de cancro encontram-se a perda inexplicável de peso, febre, fadiga, dor ou mudanças na pele.

> Perda ou ganho inexplicável de peso

Uma perda aparentemente inexplicável de peso de quatro quilos e meio ou mais pode ser um sinal de algum tipo de cancro. De acordo com a American Cancer Society, isto pode acontecer nos casos de cancro do pâncreas, estômago, esófago ou pulmões.

Além disso, ganhar muito peso de forma inexplicável também pode estar relacionado, de alguma forma, com algum tipo de cancro, tal como aponta o National Cancer Institute.

> Febre

Não é dos sinais mais comuns, mas pode acontecer em casos de leucemia ou linfomas. A Cancer Research UK aponta também suores noturnos muito intensos como um possível sintoma.

Previna-se contra o cancro agora. Mantenha a sua saúde com uma cobertura de seguro que junta um programa de avaliação do seu risco oncológico, uma deteção precoce da doença e apoio no tratamento.

> Fadiga

A fadiga define-se como um cansaço extremo que não melhora mesmo depois de períodos de descanso. É mais comum nos casos de leucemia.

> Dor

É um sintoma que pode ocorrer em casos de cancro dos ossos ou testículos, por exemplo. Dores nas costas podem ser um sintoma de cancro no cólon, reto ou ovários.

> Mudanças na pele

Quando pensamos em mudanças na pele associadas a algum tipo de cancro somos quase automaticamente remetidos para o cancro da pele. De facto, é neste tipo de cancro que este sinal é mais comum, embora também possa acontecer com outros tipos, diz-nos a American Cancer Society. Alguns desses sinais são uma pele com aparência mais escura, pele e olhos amarelados, vermelhidão ou prurido.

Além destes sintomas, a Liga Portuguesa Contra o Cancro indica outros, como por exemplo rouquidão ou tosse que não desaparece, desconforto depois de comer ou dificuldade a engolir. Aponta ainda como possíveis sintomas:

> Espessamento, massa ou "uma elevação" na mama, ou em qualquer outra parte do corpo;
> Ferida que não passa ou cicatrização que não acontece;
> Aparecimento de um sinal novo, ou alteração num sinal já existente;
> Sangramento ou secreções anormais.

Estes sintomas e sinais, por si só, não significam um diagnóstico de cancro. Deverá esclarecer todas as suas dúvidas com o seu médico.

Seguro de Saúde e seguro de Vida: As soluções que ajudam a prevenir uma doença oncológica

Seguro de saúde: pensar nos cuidados de saúde

No caso de ser diagnosticada doença oncológica, ter um seguro de saúde pronto a ser acionado vai ajudar a fazer face às despesas com os tratamentos. No caso do seguro de Saúde Individual da Tranquilidade, não existe sublimite do capital de oncologia na cobertura de hospitalização. Assim, é possível utilizar a totalidade do capital, que pode ir dos 15 mil aos 500 mil euros.

Além disso, este capital pode ainda ser reforçado com uma cobertura extra em parceria com a Fundação Champalimaud, especialista em inovação em saúde na área oncológica. Nesta cobertura (já incorporada na opção TOP do seguro de Saúde Individual da Tranquilidade) terá acesso a uma proteção reforçada. Junte a cobertura a qualquer seguro de saúde e reúna um Complemento de Hospitalização/Extra de 150 mil euros com um Programa de Avaliação de risco oncológico. 

Seguro vida: preparar o imprevisto

O Seguro Vida + Vencer é um seguro de vida que lhe garante:

> Apoio na prevenção de cancro, com acesso a uma de consulta de medicina geral e familiar anual gratuita e exames médicos de prevenção a preços reduzidos (nos hospitais CUF);
> Disponibilização de um capital desde o diagnóstico da doença, até 100.000€, que poderá usar com total flexibilidade;
> Apoio e acompanhamento após o diagnóstico, com acesso a tratamentos nos prestadores de saúde da rede AdvanceCare com descontos até 50%;

O Seguro Vida + Vencer ajuda-o a vencer as lutas mais importantes da Vida sem ter de desistir de nenhum dos seus projetos.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

luvas combate cancro

SEGURO VIDA + VENCER

O seguro que o ajuda a vencer as lutas importantes na Vida

Saber Mais
vidatranquila horizontal

7 MITOS SOBRE O CANCRO

Saber Mais
sintomas-do-cancro-que-podem-ajudar-no-diagnostico-2