PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

5 dicas para lidar com o stress

Sentir-se stressado durante um período de tempo longo pode prejudicar bastante a sua saúde e bem-estar. Por isso, é importante saber como lidar com o stress

Quais são as causas do stress? 


O estado de stress é algo extremamente comum para muitas pessoas em todo o mundo. Segundo o relatório STADA Health Report 2022, os níveis de stress pioraram na Europa, entre 2021 e 2022 – 37% dos respondentes afirmaram sentir-se cada vez mais stressados, sendo Portugal um dos países em que os adultos manifestaram os níveis de stress mais elevados (35%). 

Este estado pode ser espoletado por acontecimentos que provocam grandes mudanças no tipo de vida, por períodos de incerteza ou por níveis de pressão excessivos. Embora as causas variem de pessoa para pessoa, algumas mais comuns incluem doença ou lesão prolongada, luto, nascimento de um filho, perder o emprego, pressão escolar, problemas no trabalho ou problemas financeiros. 

Perceber que o stress se pode manifestar tanto física como mentalmente é algo que ainda espanta muita gente. Mas é um facto. Além de o fazer sentir-se deprimido e irritado, também pode levá-lo a experimentar problemas de concentração, insónia, mal-estar abdominal e dores de cabeça crónicas. 

É uma maneira de o seu corpo lhe dizer que precisa de um descanso e é muito importante saber ouvi-lo e como agir. 

Cinco dicas para lidar com o stress 


Embora nem sempre seja possível atuar sobre as circunstâncias responsáveis pelo stress, é possível controlar como este o afeta. 

Veja estas cinco maneiras fáceis de aliviar o stress – são hábitos que pode praticar todos os dias e que podem ajudá-lo a manter a calma e o controlo. 

1.ª – Respirar de forma profunda e lenta 

Este tipo de respiração envia uma mensagem ao seu cérebro para se acalmar e relaxar. 

Inspirar e expirar de forma profunda e a uma velocidade lenta e constante é uma excelente maneira de lidar com o stress, uma vez que o diminui. Tal como diminui a ansiedade. 

 

Sentir-se stressado durante um período de tempo longo pode prejudicar bastante a sua saúde e bem-estar.

A respiração profunda permite oxigenar melhor o cérebro e acalmar a mente. Quando fica nervoso ou stressado, tem tendência para acelerar o ritmo da respiração. Ora, ao fazer isso, além de diminuir o nível de oxigénio que entra no organismo, também desfoca, ou seja, perde a concentração e, por arrasto, o controlo sobre si próprio. 

A fim de se manter concentrado, é preferível fazer este exercício sozinho, num ambiente sem distrações. Sempre que sentir que a ansiedade está a tomar conta de si, recorra a esta técnica respiratória. 

Como fazer: 

– Respire de forma lenta e profunda, totalmente concentrado no que está a fazer; 
– Inspire lenta e profundamente, enchendo o abdómen de ar; 
– Segure a inspiração por 1 ou 2 segundos e, a seguir, expire lentamente; 
– Demore o mesmo tempo a inspirar e a expirar; 
– Faça este exercício durante 1 ou 2 minutos. 

2.ª – Ficar de pé 

Há estudos que afirmam que melhorar a postura em momentos de stress permite-nos resistir-lhe melhor. Além disso, um estudo norte-americano demonstrou que certas posturas afirmativas, como ficar de pé, podem diminuir os níveis de cortisol, a hormona do stress

No Ioga, existe uma postura (ou asana) muito importante, na medida em que é a base para qualquer postura que se inicia de pé. Chama-se tadasana e significa “postura da montanha”. 

Apesar de ser uma postura de imobilidade, não é de todo passiva. Para a realizar, a sua mente e corpo têm de estar bem despertos. 

Segundo o professor Jai Paul Dudeja da Amity University Haryana, Índia, um dos efeitos desta pose é a diminuição do stress

Como fazer: 

– Fique de pé, com os pés juntos (se conseguir, junte os dedos grandes dos pés, mas afaste ligeiramente os calcanhares um do outro) e com os braços ao longo do tronco; 
– Garanta que o peso do corpo está distribuído de forma uniforme; 
– Contraia as coxas de modo a sentir as rótulas dos joelhos puxadas para cima e mantenha o cóccix virado para baixo; 
– Abra o peito, levando as omoplatas uma em direção à outra, mas deixe os braços soltos ao lado do tronco; 
– Mantenha a cabeça alinhada com a coluna e o queixo paralelo ao chão, ao mesmo tempo que faz quatro ou cinco respirações profundas. 

3.ª – Dar um passeio para entrar em estado meditativo 

É uma excelente maneira de acalmar e de ultrapassar situações de stress

Se os seus níveis de stress estão elevados e precisa de relaxar, vá caminhar. No início, o seu ritmo poderá ser bastante acelerado, mas vai ver que, à medida que o tempo passa, vai começar a andar mais devagar, até acabar por caminhar de uma forma lenta. 

É nesse momento que pode introduzir a meditação ao ato de caminhar. 

Esta técnica é usada para "unir" o corpo e a mente. Praticar a meditação, enquanto caminha, pode ajudá-lo a treinar uma maior consciência do "aqui e do agora". Ou seja, viver o momento em que se encontra da forma mais consciente de que for capaz. A isso se chama mindfulness

E o mindfulness é uma das técnicas que ajudam a lidar com o stress, pois promove a atenção plena ao focar toda a atenção em cada movimento, em cada passada, em cada respiração. 

 4.ª – Experimentar o truque da acupressão 

 A acupressão é uma técnica de origem asiática que deriva da acupuntura. Consiste em pressionar determinados pontos do corpo, sem agulhas, e utilizando apenas a ponta dos dedos, para promover o tratamento de patologias, relaxamento e bem-estar. 

Existe um ponto na mão, que se chama “vale convergente” (ou “hegu”, em chinês), e que pode aliviar o stress

Como fazer: 

– Basta aplicar pressão entre o dedo indicador e o polegar de uma das mãos; 
– Use o indicador e o polegar de uma mão para apertar de ambos os lados e pressionar firmemente a mão oposta. Se acompanhar este gesto com respirações profundas, a sensação de tranquilidade será ainda mais rápida.  

Seguro de Saúde desde 7,05€/mês

- Médico online;
- Serviços clínicos em casa: médico, enfermeiros e medicamentos;
- Acesso a todas as redes AdvanceCare, incluindo as redes médicas e de bem-estar;
- Acesso a serviços distintos como a psicologia, a nutrição, a acunpunctura, a homeopatia e spas, através das redes de bem-estar.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

5.ª – Receber um abraço de quem ama 

O contacto físico, especialmente de quem se ama, pode reduzir o stress e até diminuir a pressão arterial. 

Um abraço é, na maioria das vezes, uma manifestação de carinho e de proximidade. Damos abraços em situações de alegria e também de tristeza. 

Mas o papel deste gesto de contacto íntimo ultrapassa o campo meramente sociológico e pode ter uma influência positiva na saúde e no alívio do stress

De acordo com a Dignity Health, um subsistema de saúde norte-americano, dar abraços tem os seguintes benefícios:   

1. alivia o stress e a dor; 
2. melhora o sistema imunitário; 
3. faz-nos mais felizes; 
4. ajuda a aprofundar os relacionamentos.  
  
Estas 5 dicas podem revelar-se úteis também em campos que ultrapassam o bem-estar físico e psíquico. Podem aumentar os níveis de atenção plena (consciência), de foco, e aprimorar o autocontrolo. Porém, podem não conseguir evitar que o stress sentido não seja perigoso. 

Se está sujeito a doses de pressão excessivas ou se experimentou (ou ainda experimenta) algumas das causas de stress apontadas acima e não sente alívio, deverá recorrer a um profissional de saúde. 

Com o nosso Seguro de Saúde, tem acesso às redes AdvanceCare, incluindo as redes médica e de bem-estar. Esta última disponibiliza serviços em áreas tão distintas como a psicologia, a nutrição, a acupunctura, a homeopatia, spas, etc. Não há nada que valha mais do que o seu bem-estar. Cuide dele e viva com Tranquilidade. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2