PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Apps que ajudam a viver de forma mais sustentável

À medida que vamos conhecendo cada vez melhor os efeitos prejudiciais da vida moderna sobre o meio ambiente, a sustentabilidade torna-se num importante ponto de discussão. Com a poluição causada por plásticos, o desperdício de comida e a energia poluente, difícil será decidir por onde começar a ajudar o planeta. Eis algumas apps que o podem ajudar. 

Viagens sustentáveis 

Viajar pode prejudicar gravemente o meio ambiente. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, a indústria dos transportes é, hoje em dia, responsável por um quarto das emissões totais de gases com efeito de estufa da União Europeia. Apps como a Green Globe podem ajudar a reduzir a sua pegada ambiental, oferecendo opções mais sustentáveis para as suas viagens, incluindo hotéis, estâncias turísticas, excursões e atrações. Mais perto de casa, porque não optar por um meio de transporte partilhado, utilizando uma app local ou apps como a CarpoolWorld e a BlaBlaCar? A Biklio é uma app que já existe em 4 cidades portuguesas e que, a troco de pedalar (em vez de guiar), oferece descontos em lojas de comércio local aderentes à rede de benefícios. 

Evitar o desperdício alimentar 

Até um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado todos os anos. Felizmente, estão a surgir muitas apps que nos ajudam a fazer a nossa parte. A Olio é uma das mais conhecidas, ligando vizinhos e retalhistas locais na partilha de excedentes alimentares (entre outros produtos). Também pode fazer uma pesquisa online para encontrar lojas locais e apps que comercializem produtos excedentários. Há ainda apps como a NoWaste, que o ajudam a controlar o que tem na despensa, enviando alertas quando existem alimentos perto do fim da validade, bem como outras, como a Epicurious, que oferecem inspiração para receitas com aqueles ingredientes a que não sabe o que fazer!  

Conservar energia 

Os termóstatos inteligentes são uma excelente ajuda para poupar energia, permitindo-lhe controlar o seu aquecimento a partir de qualquer lugar. Pode programar um horário, verificar a temperatura e ligar e desligar o aquecimento diretamente a partir do seu telemóvel. E se quiser ir ainda mais longe, pondere instalar painéis solares no seu telhado. 

Reduzir a utilização de plásticos 

Os plásticos de utilização única são um problema bem conhecido e há inúmeras pequenas alterações que podemos fazer para evitar usá-los. Por exemplo, substituir garrafas de água de utilização única por uma garrafa reutilizável e descarregar uma app local com pontos de reabastecimento de água, como a ECO. Claro que nem sempre é possível evitar os plásticos, pelo que a reciclagem é realmente importante, e existem várias apps disponíveis a nível local que o podem ajudar neste processo, por exemplo, fornecendo informações e lembretes sobre as opções de reciclagem locais. 

Pequenas mudanças podem ter grandes resultados, e há muitas outras medidas que pode tomar para aumentar a sua sustentabilidade, tais como reduzir o consumo de carne e substituir as viagens de carro por andar a pé ou de bicicleta. Comece por explorar algumas destas apps e, à medida que for ficando mais sensibilizado para este tema, irá aperceber-se de que existem muitos outros pequenos ajustes na sua rotina que pode fazer para ajudar a salvar o planeta. 

Até um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado todos os anos.

Como vimos, contribuir para uma vida mais sustentável pode estar ao alcance de um clique! Para o fazer de forma segura, pode optar por incluir a cobertura de proteção digital no seu Seguro Casa. Além de garantir o bem-estar e a proteção das pessoas no meio virtual, é exclusiva aos Clientes Verdes da Tranquilidade. E, ao tornar-se um Cliente Verde também estará a ajudar a criar um mundo mais sustentável, já que a receção dos seus documentos passará de física a digital e, assim, contribuirá para a redução do consumo de papel e do seu transporte. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento