PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Cosméticos sustentáveis: a ecologia nos cuidados de beleza

Dos plásticos aos resíduos alimentares, a sustentabilidade tem vindo a tornar-se numa prioridade. Como se ouve tantas vezes: o que é bom para o planeta também é bom para nós. Esta máxima aplica-se, particularmente, aos cuidados da pele, cujos produtos podem conter uma enorme quantidade de ingredientes, além de embalagens exageradas, prejudiciais para o ambiente e para si. 

Neste artigo, descubra como pode implementar um regime de beleza com cosméticos sustentáveis. 

Onde está o problema? 

Além de conterem uma lista infindável de ingredientes, é muito comum os produtos cosméticos apresentarem embalagens complexas e exageradas. Em 2018, a indústria mundial de cosmética produziu a impressionante quantidade de 120 mil milhões de unidades de embalagem, grande parte das quais não pode ser reciclada, e que acaba a contaminar cursos de água e a causar enormes danos à vida selvagem. 

Os produtos de beleza contêm, frequentemente, entre 15 a 50 ingredientes, sendo que uma mulher utiliza, em média, 9 a 15 produtos por dia. Isto significa que, diariamente, entram em contacto com a sua pele 515 produtos químicos, cujos resíduos contaminam os cursos de água. Por ser o ingrediente mais utilizado pela indústria, a utilização excessiva de água está a tornar-se uma preocupação, existindo receios de que a procura possa suplantar a oferta. Conheça 9 conselhos para reduzir o consumo de água em sua casa.

Ingredientes a evitar 

Alguns ingredientes habituais nos cosméticos podem ser prejudiciais para si e também para o ambiente. Por exemplo, o óleo de palma e os seus derivados causam enormes danos ambientais através da desflorestação, podendo também irritar os olhos, a pele e os pulmões. 

Outros ingredientes nocivos incluem:  

  • Os parabenos, que aparecem nas listas de ingredientes sob diferentes designações geralmente terminadas em "parabeno", como o isoparabeno. São normalmente utilizados como conservantes em produtos de limpeza e lavagem da pele, assim como em loções, tendo já sido detetados nos tecidos de mamíferos marinhos e também associados ao cancro da mama nos seres humanos. 
  • As fragrâncias sintéticas, referidas como "fragrância" nos rótulos. Existem em grande parte dos produtos de beleza e podem causar irritação da pele e também problemas respiratórios, enxaquecas e dores de cabeça. 
  • A oxibenzona, ou benzofenona-3, apresentada como tal nos rótulos. Encontra-se presente em muitos protetores solares e é muito nociva para os recifes de coral. A Sociedade Europeia de Endocrinologia tem alertado para a desregulação hormonal em humanos causada, entre outros, pelos disruptores endócrinos existentes nos protetores solares.  
  • As microesferas de plástico, normalmente referidas como “polietileno” ou “polipropileno” nos rótulos de produtos. Comuns em produtos de limpeza e esfoliantes, as microesferas penetram nos recursos hídricos, onde são consumidas pela vida marinha. Estas são proibidas nos produtos de limpeza que se removem com água no Reino Unido e nos EUA, mas ainda são permitidas em muitos outros países – e a proibição não abrange cosméticos, como maquilhagem e batons.  

Diariamente, entram em contacto com a sua pele 515 produtos químicos, cujos resíduos contaminam os cursos de água.


Bom para o planeta, bom para si 

Alguns pequenos ajustes à sua rotina de beleza e armário de cosméticos podem ajudar bastante. 

Comece pelas embalagens e recicle o que puder. Escolha cosméticos sustentáveis: produtos amigos do ambiente que utilizem materiais recicláveis, ou mesmo produtos que sejam vendidos sem qualquer tipo de embalagem, algo que algumas marcas começam a oferecer. Algumas empresas também proporcionam a reciclagem gratuita das suas embalagens.  

Reduzir o consumo de água é outra medida fácil de implementar, e algumas pequenas mudanças na sua rotina poderão contribuir bastante. Por exemplo, não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes e considere subtrair alguns minutos ao seu duche, pois está comprovado que isso permite poupar vários litros de água. 

Como explica o engenheiro especialista em recursos hídricos, Joaquim Poças Martins, soluções como "duches mais rápidos, “apliques” que permitem a poupança de água nas torneiras, evitar lavar os carros e não regar a relva são algumas das regras básicas da poupança no consumo privado. O número mágico é 10 litros [de água] por cada minuto de água a correr nas torneiras." Ou seja, por cada minuto poupado, poupam-se também 10 litros de água. 

Os ingredientes dos cosméticos podem constituir um desafio mais complexo. Regra geral, verifique se existe um logótipo "FairTrade" ou "Rainforest Alliance", que atestam a origem sustentável dos ingredientes. Relativamente aos produtos que contenham óleo de palma, procure a certificação RSPO (Roundtable do Óleo de Palma Sustentável), que atesta a origem sustentável deste ingrediente.  

Apps como a Think Dirty são uma forma excelente de desvendar as longas listas de ingredientes, porque pode facilmente digitalizar ou pesquisar produtos para descobrir o que contêm. Pode ser uma ajuda na hora de decidir se deve continuar a utilizar os seus cosméticos habituais ou se é melhor mudar para marcas de cosméticos sustentáveis, mais amigos do ambiente. 

Inovações nos cosméticos sustentáveis  

A forte procura de cosméticos sustentáveis desencadeou uma explosão de inovações ecológicas nos produtos de beleza. A Litel produz embalagens ecológicas; [PH] ACT, Boteânica, Beauty Bible, MPL Beauty e Organii Bio são marcas portuguesas de cosmética bio e sustentável; a Caudalie utiliza ingredientes derivados de uvas e videiras; e a loja online 100% Pure recorre a frutas e vegetais para a criação dos seus pigmentos. 

No entanto, com tanta escolha, é difícil saber por onde começar e, provavelmente, não lhe apetece ter de abrir caminho através de um monte de produtos dispendiosos. Neste caso, porque não considera aderir às caixas de amostras de produtos de beleza, que lhe permitem escolher especificamente marcas sustentáveis? Dessa forma, pode experimentar produtos novos e descobrir quais são os adequados para si.  

Por fim, ser amigo do ambiente está a tornar-se cada vez mais fácil. Sabemos que se é bom para o ambiente também será o melhor para a sua pele. Comece por ações simples, por exemplo, reduzindo o tempo no duche. Verá que estas pequenas alterações rapidamente se tornarão hábitos – e quanto mais fizer, mais vai querer mudar. Se é bom para si é bom para o planeta.  

Hoje em dia, a atitude ecossustentável, que defende e protege a natureza e o meio ambiente, é imprescindível. Tal como deve ser imprescindível a defesa e a proteção da sua saúde – o maior tesouro que possui. O Seguro de Saúde Individual da Tranquilidade dá-lhe acesso a uma das maiores redes de especialistas de saúde em Portugal, na qual encontrará, por exemplo, os melhores médicos e clínicas de dermatologia. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2