O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Quer ter um estilo de vida sustentável? Siga estas dicas

 

Dos plásticos ao desperdício alimentar, do óleo de palma às alterações climáticas, a sustentabilidade ambiental tem vindo a ganhar destaque. No entanto, os benefícios de um estilo de vida sustentável para a saúde não têm sido muito explorados.

Essencialmente, o que é bom para a natureza também costuma ser bom para o ser humano. Vejamos os benefícios de um estilo de vida sustentável e saudável, para si e para o ambiente.

 

Já experimentou uma segunda-feira sem carne?

Uma alimentação rica em carne aumenta o risco de obesidade, cancro e doenças cardíacas, existindo estudos que demonstram uma ligação entre a carne vermelha e o cancro do intestino. É também mais prejudicial para o ambiente, visto que a criação de gado lidera a emissão de gases com efeito de estufa.

Por outro lado, uma alimentação saudável, rica em fruta, legumes, peixe e cereais pode reduzir o risco de contrair doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de cancro, melhorando também a forma física e mental. Porque não começar com uma segunda-feira sem carne, preparando receitas vegetarianas?

 

Troque de garrafa de água

O efeito nocivo do plástico no ambiente já é bem conhecido, mas alguns plásticos podem também ser prejudiciais à saúde. Por exemplo, um tipo de plástico conhecido como BPA, presente em muitos recipientes alimentares e garrafas de água, pode estar associado ao desenvolvimento de doenças em adultos e crianças.

Embora sejam necessários mais estudos para comprovar esta teoria, seria uma boa ideia trocar a sua garrafa de água por uma sem plástico BPA.

 

Desloque-se sem poluir

Os transportes representam, em Portugal, quase 25% das emissões de gases com efeito de estufa, poluindo o ar que respiramos. Torna-se cada vez mais necessário encontrar formas de mobilidade sustentável. Embora nem sempre seja prático deixar o carro em casa, porque não deslocar-se a pé, ou usar mais a bicicleta?

De norte a sul do país, existem à sua espera, sete ciclovias e ecovias que pode explorar, cheias de história. É também uma ótima oportunidade para fazer exercício e, com iniciativas como a Gira, é possível alugar uma bicicleta durante o tempo que desejar. É um investimento na sua saúde e no ambiente. Mas lembre-se: use sempre capacete e luvas de proteção!

 

Utilize energia sustentável

Ajude a melhorar a qualidade do ar na sua área de residência e arredores. Adquira a sua energia a um produtor de energias renováveis. O seu fornecedor atual talvez já produza uma parte da sua energia a partir de fontes renováveis, mas, se não for esse o caso, procure outros fornecedores que o façam. À medida que os custos da energia limpa decrescem, existem cada vez mais tarifas ecológicas à disposição dos clientes.

 

Compre roupas que respeitam o planeta

A produção têxtil tem um enorme impacto no ambiente, pois consome muita água e grandes parcelas de terreno. No entanto, as opções de moda sustentável, como o bambu, são cada vez mais numerosas. Nas plantações de bambu não se usam pesticidas, e uma parcela de terreno de 0,4 hectares produz dez vezes mais do que uma de algodão com as mesmas dimensões. É também considerado um material mais suave do que o algodão, mais resistente e com propriedades antibacterianas e antifúngicas.

O vestuário em bambu já chegou a Portugal: a marca Bamboo & Love, criada por duas irmãs, comercializa roupa de bebé feita 100% de bambu. Outras marcas, como a Sapato Verde, também apostam neste material.

A mudança para um estilo de vida sustentável pode parecer avassaladora por existirem tantas escolhas à sua disposição. Mas a sustentabilidade ambiental não é um bicho de sete cabeças: comece com pequenos objetivos, como não comer carne um dia por semana, e já estará a contribuir para uma alimentação mais sustentável. As aplicações móveis também são um excelente ponto de partida.

A informação desta página foi útil?