PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Relações familiares: 9 conselhos para melhorar

A vida em família nem sempre é um mar de rosas. Cada elemento tem a sua própria maneira de ser e podem surgir atritos que, se não tivermos em atenção, podem perturbar as relações familiares. 

Para melhorar as relações familiares, é essencial passarmos mais tempo uns com os outros. Organizar atividades em família – fora de casa, por exemplo – ou alimentar momentos de conversa mais pessoais ajuda a reforçar os laços. Além disso, ter uma boa relação com os seus irmãos incentiva os seus filhos a alcançarem um relacionamento saudável entre eles. Ou até a restabelecer a ligação com os seus primos ou tios.

Temas principais que vamos abordar neste artigo: 

  • Como se constroem as relações na família?
  • 9 conselhos para melhorar as relações familiares

Como se constroem as relações na família?  

Ao contrário de qualquer outro laço, as relações familiares baseiam-se num laço de consanguinidade. Ouvimos, frequentemente, que a "família não se escolhe" e a verdade é que muitas vezes as pessoas são obrigadas a interagir em eventos familiares. Se essas pessoas não cultivam as relações entre si e ao longo do tempo, é possível que isso seja uma fonte de conflitos.

No que respeita à família nuclear, a relação entre pais e filhos nem sempre é tão harmoniosa como gostaríamos que fosse. Por vezes, os adolescentes desinteressam-se pelas referências parentais, sendo necessário fazer um esforço ainda maior para manter essa ligação forte.

Não existe uma fórmula secreta. As relações familiares constroem-se no dia a dia, através de pequenos gestos. E alguns são mais óbvios do que pensamos.


9 conselhos para melhorar as relações familiares  

Eis 9 conselhos para melhorar as relações familiares. Seja com os filhos, com os pais ou familiares um pouco mais afastados.


1. Incentive a comunicação no seio da família  

A comunicação é fundamental para um bom relacionamento familiar. Ela implica uma escuta ativa, que deve ser fluida, honesta e atenciosa. Através da comunicação, partilham-se os pontos de vista individuais e é possível chegar a acordo sobre decisões em que os membros da família se sintam confortáveis.

Tente encorajar a comunicação familiar. Por exemplo, se teve um desentendimento recente com alguém, arranje uma altura em que possa falar com essa pessoa, para que não fique um ressentimento e se gerem conflitos familiares.

Uma forma de melhorar as relações entre pais e filhos é os pais saberem ouvir as preocupações dos filhos. Mostre um interesse genuíno e proativo pelos passatempos dos seus filhos e procure conversas que os motivem.


2. Identifique as suas emoções  

Esconder as suas próprias emoções não ajuda a fortalecer os laços com a sua família, pelo contrário. Por isso, aprenda a identificar como se vai sentindo ao longo do tempo. Os pensamentos negativos têm uma origem e deve ser capaz de os reconhecer e perceber se nascem de algum problema familiar.


👉 Leia também: 5 dicas para lidar com o stress

 

3. Seja empático com os membros da sua família

A única forma de aplicar a escuta ativa é ter empatia pelos outros membros da sua família. É importante ser tolerante e, mesmo que não goste de determinada atitude de uma pessoa, tente percebê-la e falar com ela. Dessa forma, pode compreender os motivos dela para tal atitude.

Quando dois estilos de vida colidem, é necessário encontrar caminhos alternativos. Tente aceitar as escolhas individuais, se não se tratar de escolhas que vão contra os seus princípios essenciais. Por exemplo, as escolhas de vestuário ou de expressão dos seus filhos podem não ser as suas preferidas, mas talvez sejam perfeitamente aceitáveis. Assim, não significa que não se possam entender.


4. Determine claramente os papéis da família  

Uma coisa é ser empático e outra bem diferente é dissolver os papéis necessários que organizam a família. No seio da família, a figura dos pais deve manter o papel de autoridade.

Isto não significa que aja de forma autoritária! Na verdade, a autoridade ganha-se através da liderança e da confiança. No entanto, a função da família é também manter uma certa estrutura de papéis que ajude ao diálogo e à compreensão mútuos. Aliás, a firmeza nos princípios estruturantes dá segurança aos seus filhos, que percebem que a educação é coerente e consistente.


👉 Leia também: Entreter crianças em viagens de carro longas


5. Fortaleça os laços entre os membros da família  

Toda a gente gosta de receber um sinal de afeto, em algum momento, e isso ajuda a fortalecer os laços entre as pessoas. Relembre aos seus filhos, pais ou irmãos, o quanto gosta deles! Tente fazê-lo com mais frequência.

Outra forma de reforçar a vossa ligação é partilhar as preocupações pessoais. Confiar e estar disposto a ouvir a opinião do outro irá melhorar a vossa relação. Partilhe um problema que tenha tido no trabalho ou pergunte aos seus filhos, ou outros membros mais jovens da sua família, como tem corrido a escola. 

Seguro Vida Generali Tranquilidade

- Estabilidade financeira da família, em caso de morte, e proteção para as doenças graves mais frequentes;
- Apoio financeiro para utilizar livremente em despesas extras, sem ficar a depender exclusivamente de terceiros/sistemas de proteção social;
- 2.ª opinião médica pela Advance Medical;
- Descontos numa rede de serviços de bem-estar, em mais de 4.000 prestadores.

Mãe e filha sorridentes com a cabeça encostada uma à outra.

6. Organize atividades em família

As refeições em família são importantes para partilha de momentos do dia a dia. Mas uma atividade mais original, que quebre a rotina, é essencial uma vez por outra e funciona, verdadeiramente, como terapia em família. Para melhorar a relação do casal, por exemplo, partilhar momentos íntimos como um jantar, uma ida ao cinema ou uma pequena escapadela é também precioso.

O mesmo se aplica às crianças. Opte por organizar atividades ao ar livre que as entusiasmem. Evite cair na monotonia e crie momentos que possam recordar para sempre, como uma visita a um parque natural, uma tarde a lançar um papagaio, dar um bonito passeio de bicicleta ou algo mais radical, como um percurso de canyoning.

👉 Algumas ideias de que vai gostar:   

 

7. Incentive o feedback construtivo  

É muito comum no local de trabalho, mas parece estranho na família. Consiste em verbalizar sentimentos positivos que reconhecem as atitudes da outra pessoa. Ou, pelo contrário, sugerir melhorias no seu comportamento.

Para isso, deve-se criar uma dinâmica de feedback, onde se dão e recebem conselhos que visam melhorar a relação entre os membros da família. Por exemplo: partilhar, com a outra pessoa, a sua felicidade por ela estar disposta a ouvir um problema.

Por outro lado, se quiser transmitir uma repreensão, faça-o numa perspetiva individual: "eu senti-me assim" ou "eu tive esta impressão". Aliviar a responsabilidade da outra pessoa vai ajudá-la a não ficar na defensiva e facilitar a chegada a um consenso.


👉 Leia também: 10 apps de educação para crianças


8. Crie uma dinâmica de escuta

No seu dia a dia, haverá uma grande variedade de opiniões – e isso não é mau! No entanto, é essencial gerar uma dinâmica de concordância. Para o fazer, comece por ouvir os argumentos da outra pessoa e tente compreendê-la, pondo-se no seu lugar. Em seguida, apresente os seus próprios argumentos. 

Se fizer disto um hábito, os membros da sua família estarão mais recetivos a aceitar decisões de que não gostam, percebendo que estão a favor do bem comum.


9. Não hesite em pedir ajuda se precisar

Sabia que existem especialistas na resolução de conflitos familiares? Também pode recorrer a este tipo de serviço a nível privado. Um especialista pode ajudar a encontrar formas de melhorar a sua relação com os seus filhos, ou com o seu parceiro. Não hesite em recorrer a um, se se sentir incapaz de resolver a situação sozinho. Ou, até mesmo, antes de sentir que a situação está a chegar a um ponto difícil. 

Porque proteger a família é a sua prioridade, saiba que contratar um Seguro Vida Família, como o da Generali Tranquilidade, pode ajudar a garantir a estabilidade financeira do seu agregado familiar. Pode fazer a sua simulação no nosso site e, se precisar de mais informações, esclareça todas as suas questões junto de um Agente Tranquilidade, através do assistente virtual ou via WhatsApp.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2