PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Férias na neve: como se deve preparar e o que deve levar consigo

A chegada do frio significa, para muitas pessoas, a oportunidade de fazer férias na neve. Se em Portugal a Serra da Estrela é a principal atração, na Europa é também possível encontrar estâncias em países como Espanha, Andorra, França, Suíça, Itália ou Áustria.

Embora haja quem goste de passar uns dias mais calmos, a maioria das pessoas que planeia férias na neve fá-lo pela possibilidade de praticar desportos de inverno, como esqui ou snowboard. Se este é o seu caso, saiba qual a melhor forma de se preparar para esse dias.

Férias na neve: Escolher o local

Um dos primeiros passos a dar quando planeia férias na neve é escolher a estância mais adequada para si e para a sua família. Variáveis como a altitude, os acessos e o levar ou não crianças para a viagem podem ajudar a tomar uma decisão.

Altitude

Quanto maior for a altitude a que se encontra a estância melhor será a qualidade da neve e mais fácil será esquiar. Além disso, a partir de finais de março, este fator é ainda mais importante.

Acessos

Este é outro aspeto que não deve descurar quando começar a pesquisar os locais onde gostaria de passar as suas férias na neve. Se for de carro, escolha um local onde haja boas estradas de acesso e que tenha parques de estacionamento onde possa deixar o automóvel sem ter que se preocupar muito. Se optar por ir de avião, tenha em atenção a proximidade do aeroporto.


Outra vantagem que deve procurar é que as pistas de esqui e snowboard sejam perto do hotel. Assim, evita ter que andar muito tempo a pé com as botas calçadas e com o equipamento desportivo às costas. Se tal não for possível, tente saber se o alojamento disponibiliza transfers gratuitos até às pistas.

Com ou sem crianças

Se levar crianças para as férias na neve, tente informar-se acerca das infraestruturas que a estância possa ter para proporcionar outras atividades aos mais pequenos. Eles podem não aguentar o dia todo nas pistas e por isso é importante que se possam divertir de outra forma. Além disso, deve tomar ainda mais atenção à questão da distância entre o hotel e as pistas.

Precisa de ideias?

1. Serra da Estrela

> Cota máxima: 1993 metros
> Domínio esquiável: 7 km
> Distância (a partir de Lisboa): 298 km
> Site: skiserradaestrela.com/

2. Serra Nevada (Espanha)

> Cota máxima: 3300 metros
> Domínio esquiável: 110 km
> Distância (a partir de Lisboa): 730 km
> Site: sierranevada.es/es/

3. San Isidro (Espanha)

> Cota máxima: 2050 metros
> Domínio esquiável: 27,5 km
> Distância (a partir de Lisboa): 747 km
> Site: san-isidro.net

4. Cerler (Espanha)

> Cota máxima: 2630 metros
> Domínio esquiável: 77 km
> Distância (a partir de Lisboa): 1163 km
> Site: cerler.com

5. Grandvalira (Andorra)

> Cota máxima: 2640 metros
> Domínio esquiável: 210 km
> Distância (a partir de Lisboa): 1251 km
> Site: grandvalira.com

O que deve levar

Não é muito difícil calcular que partir para umas férias na neve é sinónimo de ir encontrar frio. Já sabe que é importante levar camisolas, calças e meias quentes e confortáveis, assim como botas, gorros, cachecóis, luvas e chapéus para o sol. Não se esqueça de se fazer acompanhar também de protetor solar e óculos de sol (de preferência específicos para a neve), uma vez que a neve reflete os raios solares e pode causar queimaduras na pele ou lesões oculares. Adicionalmente, tenha consigo batom do cieiro e creme hidratante.

Equipamento desportivo

Para quem quer praticar esqui e snowboard, a lista de material é ligeiramente maior. Tenha em atenção que o equipamento para desportos de inverno é caro e, por isso, pode ser mais vantajoso alugar algum desse material. Se marcar as suas férias na neve através de uma agência de viagens, pode incluir kits de esqui (botas, bastões e esquis) e snowboard (botas e prancha) na sua reserva, bem como os forfaits (os passes que lhe permitem ter acesso às pistas e aos equipamentos mecânicos, como os teleféricos).

Lista de material:

> Casaco e calças leves, com bom isolamento térmico quente, resistentes e impermeáveis.
> Luvas
> Gorro para o frio ou chapéu para o sol
> Óculos de sol (de preferência especiais para a neve)
> Protetor solar, batom do cieiro e creme hidratante
> Capacete

Outros cuidados

Existem outros cuidados que deve ter quando faz férias na neve. Seja com o carro ou com a alimentação, há aspetos que não deve descurar.

Carro

Se vai viajar de carro, não se esqueça das correntes de neve para os pneus, bem como uma pequena pá que permita desobstruir o caminho sempre que necessário. E não se esqueça: adote uma condução defensiva.

Consulte um médico

Antes de partir para as férias na neve, consulte o seu médico. É importante perceber se o seu organismo está preparado para se adaptar às condições que vai encontrar no destino. Os desportos que vai querer praticar exigem um esforço suplementar e pode haver dificuldades nos primeiros dias.

Reveja o seu seguro

É sempre importante ter um seguro de viagem para as suas férias. Se as férias forem passadas na neve, pode proteger-se dos imprevistos, enquanto pratica os desportos de inverno, com uma cobertura extra. A Tranquilidade garante-lhe as despesas de socorro em pista e de transporte até ao limite do capital seguro. As despesas de busca e salvamento em estâncias de esqui podem variar até aos 2.000€ ou 5.000€, dependendo da opção que escolher.

Alimentação

Durante as férias na neve, a alimentação deve ser rica em hidratos de carbono e proteína. Beba muita água e opte ainda por bebidas quentes, como chá ou chocolate quente. O consumo de álcool deve ser bastante reduzido ou evitado.

Esqui e snowboard

Se está a dar os primeiros passos nestas modalidades, procure frequentar aulas na estância onde ficar instalado. Vai aprender com profissionais que o ajudarão a evoluir e evitará correr riscos desnecessários que possam originar lesões.

As pistas onde se praticam estes desportos estão classificadas por cores. As verdes são as mais fáceis, seguidas das azuis, vermelhas e pretas. Para quem está a começar, as duas primeiras são as mais aconselháveis. Não se queira aventurar em pistas que ainda não se adequem ao seu nível. Mais vale uns momentos de diversão e gargalhadas numa pista fácil, do que arriscar um acidente numa pista difícil.

Adicionalmente, consulte o manual de conduta que a Federação Internacional de Ski (FIS) disponibiliza para quem quer praticar desportos de inverno. São 10 pontos, nos quais se incluem, por exemplo, o respeito pelos outros praticantes e a atenção à velocidade.

Por último, divirta-se e aproveite bem as suas férias na neve!

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

ferias-na-neve-como-se-deve-preparar-e-o-que-deve-levar-consigo-1

SEGURO VIAGEM

Segure as suas viagens com tranquilidade

Saber Mais
vidatranquila horizontal

7 TRILHOS IMPERDÍVEIA PARA PERCORRER A PÉ EM PORTUGAL

Saber Mais
ferias-na-neve-como-se-deve-preparar-e-o-que-deve-levar-consigo-2