PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

10 apps de educação para ensinar o seu filho em casa

A escola é o lugar de aprendizagem por excelência, mas as capacidades e conhecimentos das crianças podem continuar a ser estimulados em casa. E, tudo isto, pode ser feito de uma forma diferente, divertida e aproveitando a tecnologia existente.

A gamificação é uma boa ajuda. No fundo, aplica as narrativas de jogo para tornar a aquisição de conhecimento um processo mais simpático para os mais novos. Tem níveis, progresso e objetivos que fazem parte do dia a dia das novas gerações muito confortáveis com tudo o que é mais digital.

Para o ajudar a manter o seu filho curioso, damos-lhe a conhecer 10 apps de educação que vão ajudar na aprendizagem do seu filho fora da escola. De férias ou a trabalhar em regime de teletrabalho com o seu filho por perto, estas apps são um caminho simples de estimular novas forma de passar o tempo.

 

1. Khan Academy

A Khan Academy é uma experiência completa, com vídeos e artigos explicativos e exercícios para consolidar os conhecimentos. História, matemática, ciências, economia, política ou gramática são apenas alguns dos campos de conhecimento que as crianças e jovens vão poder explorar. No entanto, alguns temas apenas estão disponíveis em inglês.

Para as crianças entre os 2 e os 6 anos, existe, ainda, a Khan Academy Kids ( Android e IOS), com várias atividades, músicas e jogos. A Khan Academy tem versão em português, mas a Khan Academy Kids apenas está disponível em inglês.

> Idioma: Português
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

2. Kahoot!

O Kahoot! é uma das aplicações mais populares entre alunos, professores e famílias. É um jogo de perguntas e respostas, com temas que vão desde história, ciências, matemática, geografia, filmes ou música.

Além disso, é possível criar os seus próprios quizzes, que podem ser partilhados apenas num grupo restrito ou com toda a comunidade de jogadores.

Para jogar em família é simples: só precisa de um computador (que pode ligar à televisão) e de um telemóvel ou tablet para cada jogador. Quem acertar mais é o vencedor.

> Idioma: Inglês (mas pode haver quizzes criados em português)
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

3. Duolingo

Popular e conceituado, o Duolingo é ótimo para aprender uma nova língua. Do inglês ao espanhol, passando pelo francês, italiano e alemão, esta aplicação permite um contacto com o vocabulário de outros idiomas.

Além disso, os seus filhos vão aprender a construir frases, primeiro mais simples, depois mais complexas. À medida que vão evoluindo ganham recompensas.

> Idioma: Português
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

4. Lego Life

Não é segredo nenhum que a Lego é um sucesso entre os mais novos… e mais velhos, também. Fazer construções em lego é bom para a motricidade fina (uso dos dedos para movimentos precisos), ajuda a interpretar instruções e estimula a criatividade nos casos em que a criança faz uma construção livremente.

Com a Lego Life é possível partilhar as criações com os outros utilizadores: pode dizer-se o que é e como se fez, para que todos saibam. Além disso, também tem instruções de algumas construções.

> Idioma: Português
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

5. Mimo: aprender a codificar

Esta app de educação vai preparar o seu filho para o futuro. A aplicação ensina ao seu filho linguagens de programação, como HTML, Java e Python (linguagens normalmente usadas para criar os jogos que eles jogam e os sites que exploram). Num mundo cada vez mais digital e tecnológico, ter estas noções pode ser uma grande vantagem e quanto mais cedo começar o treino melhor.

Para os iniciantes e para aqueles que têm um pouco mais de experiência, a Mimo ensina a codificar, a fazer jogos, aplicações e sites com ajuda de vários exercícios. Quem sabe, daqui a uns anos, não se escreva uma lista destas com uma aplicação desenvolvida pelo seu filho.

> Idioma: Inglês
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

6. Tiny Cards

Dos criadores do Duolingo, este jogo permite alargar os conhecimentos em várias áreas. As crianças (e não só) podem aprender palavras de uma nova língua, saber qual as capitais do mundo ou aprender o que é um animal vivíparo.

> Idioma: Português
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

7. Seterra Geography

Para os amantes de geografia, a Seterra Geography promete diversão e conhecimento. O seu filho terá de identificar continentes, países, cidades ou oceanos.

Esta aplicação tem mais de 300 exercícios que vão pôr os conhecimentos dos jovens exploradores à prova.

> Idioma: Português
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito (versão com 15 mapas). Versão completa: 1,99€

8. eQubes

Esta app portuguesa de educação, a eQubes, vai ajudar a treinar o raciocínio matemático. Cada face do cubo tem equações que devem ser resolvidas num limite de tempo.

À medida que se avança no jogo ganham-se recompensas, que podem ser usadas para ter mais tempo para resolver os novos problemas.

> Idioma: Português
> Sistema operativo: IOS
> Preço: Gratuito

9. Little Alchemy

Esta é a app de educação para os jovens cientistas. O jogo começa com quatro elementos: água, fogo, terra e ar. Mas o que é que acontece com os misturamos? É isso que o seu filho vai aprender com esta aplicação.

Os novos elementos que são descobertos podem depois também ser misturados. Ao todo, há 560 à espera de serem conhecidos.

> Idioma: Inglês
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

10. Quizizz

Do mesmo género do Kahoot!, esta aplicação desafia as crianças a responderem a perguntas de cultura geral, matemática, geografia, cultura, história ou ciências. Funciona com sistema de recompensas quando o desempenho é bom.

Pode estar apenas disponível em inglês, mas isso não tem de ser visto como uma desvantagem. Assim, o seu filho treina o vocabulário numa nova língua, ao mesmo tempo que aprende um pouco mais sobre o mundo que o rodeia.

> Idioma: Inglês
> Sistema operativo: Android e IOS
> Preço: Gratuito

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

CONHEÇA A APP TRANQUILIDADE

Simples, rápido e fácil

Saber Mais
vidatranquila horizontal

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE UM SEGURO DE SAÚDE

Saber Mais
10-apps-de-educacao-para-ensinar-o-seu-filho-em-casa-2