PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Entreter as crianças em viagens de carro longas

As viagens longas de carro podem causar impaciência, com crianças inquietas e pais cansados. Como tal, há que arranjar estratégias para entreter os mais novos. Diminuir a pressão e o cansaço sobre o condutor e os restantes passageiros torna a condução segura e a viagem mais agradável. Eis algumas ideias divertidas para manter as crianças distraídas e os pais relaxados.

 

Dê-lhes um animal de estimação virtual


Se os seus filhos pedem para ter um cão ou gato em casa, mantenha-os sossegados com um animal de estimação virtual. Procure as aplicações Mimitos Virtual Cat e My Virtual Pet, que lhes permitem criar, alimentar, ensinar e brincar com animais digitais, a partir de um telemóvel ou tablet.

Estes animais precisam de (quase) tanto cuidado e atenção como um animal de estimação real, mantendo as crianças bastante ocupadas no automóvel, além de lhes transmitir valiosas noções de responsabilidade.

 

Combine educação com diversão


Existem muitas aplicações que permitem aprender enquanto se brinca. Encontrará online vários sites de onde pode descarregar, para o seu telemóvel ou para os dos seus filhos, jogos e atividades gratuitos para os manter entretidos. A página web do Plano Nacional de Leitura apresenta várias sugestões, bem como a do Ministério da Educação.

 

As crianças também gostam do tradicional


As viagens de automóvel são também boas alturas para conviver em família e afastar as crianças dos ecrãs. Ponha os gadgets digitais de lado e direcione-as para passatempos tradicionais, como jogos de cartas, adivinhas, histórias em formato de audiolivro ou cantarem em conjunto.

 

Faça paragens frequentes


Evite que os mais novos se sintam presos, parando pelo menos a cada duas horas para esticar as pernas e ir à casa de banho. Faça-o por eles, mas também por si, para evitar a fadiga ao volante. Ao descansar, não só evita acidentes rodoviários, como dá às crianças a oportunidade de se mexerem e gastarem parte da energia acumulada durante a viagem.

 

Tome medidas de prevenção


Em 2018, existiam cerca de 5 milhões de veículos ligeiros matriculados em Portugal, sendo que atualmente o número de viaturas a nível mundial é de aproximadamente 1,4 mil milhões. Como tal, um seguro automóvel pode ser um meio de minimizar consequências de avarias ou de acidentes e contribuindo para uma maior tranquilidade.

Por outro lado e para diminuir a probabilidade de surgirem problemas, é igualmente aconselhável que submeta o seu carro a revisões periódicas. Um outro bom conselho é que programe atempadamente a sua viagem, estabelecendo o percurso e verificando se tem em ordem toda a sua documentação pessoal e a do automóvel.

Nomeadamente em viagens durante o verão, certifique-se de que leva água para que todos se mantenham hidratados e outras coisas que possam ser necessárias, como lenços de papel e alimentos fáceis de consumir. Antes de partir, abasteça-se do combustível necessário para o trajeto que irá efetuar e preveja onde poderá reabastecer. Por último, mas não menos importante, respeite os limites de velocidade e os períodos de descanso.

Não arrisque! Em qualquer viagem que faça, na sua própria viatura ou num carro alugado, certifique-se de que contrata um seguro automóvel, que lhe garanta assistência em viagem, proteção do condutor, passageiros e animais de estimação, viatura de substituição e proteção contra roubo e quebra de vidros.


SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COMO VIAJAR COM CRIANÇAS NO CARRO EM SEGURANÇA: DO NASCIMENTO À PRÉ-ADOLESCÊNCIA

Saber mais
Como viajar com crianas no carro em segurana do nascimento a pre-adolescencia