29-04-2019

Seguradoras Unidas regista lucro líquido de 50,6 milhões de euros

Crescimento superior à média do setor permitiu aumentar a quota de mercado

A Seguradoras Unidas, que detém as marcas Tranquilidade, Açoreana e LOGO, obteve em 2018 um resultado líquido de 50,6 milhões de euros, o que compara com um resultado negativo de 41,7 milhões de euros no ano anterior. O lucro líquido registado em 2018 reflete uma melhoria do desempenho comercial, das margens técnicas, dos níveis de eficiência e dos resultados financeiros da Companhia.

A Seguradoras Unidas atingiu em 2018 um volume total de prémios de 800 milhões de euros, dos quais 746 milhões de euros são da área não-vida e correspondem a uma subida de 9,6% face ao ano anterior. Este crescimento superior à média do mercado, que se situou nos 7,5%, permitiu à Seguradoras Unidas aumentar a sua quota de mercado não-vida para 15,5% (+0,3 pontos percentuais vs 2017), em linha com a estratégia e os objetivos definidos. Na área vida, os prémios foram de cerca de 54 milhões de euros, com um bom desempenho no segmento estratégico de vida risco.

O bom desempenho técnico, em 2018, permitiu baixar a taxa de sinistralidade não-vida em 9,5 pontos percentuais, para 69,7%, e a simplificação operacional e aumento da eficiência conduziram à redução de 5,4% dos custos operacionais recorrentes face a 2017.

A performance muito positiva da Companhia, nas vertentes comercial, técnica e operacional, conduziu a uma relevante melhoria no seu rácio combinado, líquido de resseguro, que baixou de 110,5% em 2017 para 95,4% em 2018.

O exercício de 2018 foi marcado pela conclusão com sucesso da integração entre a Tranquilidade e a Açoreana, que constituiu um marco no mercado, não só pelo curto prazo em que ocorreu (18 meses), mas também pelo facto de a Companhia ter conseguido manter elevados níveis de retenção de negócio e de fidelização da rede de distribuição, que asseguraram crescimento e ganho de quota de mercado.

Paralelamente, a Seguradoras Unidas investiu no reforço da estratégia digital e de inovação, no sentido de melhorar os níveis de serviço e de operações, lançar novos produtos e simplificar a regularização de sinistros.

A Seguradoras Unidas reforçou ainda o compromisso com a comunidade, tendo apostado no apoio a áreas chave como agricultura e florestas, suportado a criação de infraestruturas de empreendedorismo e acelerado no caminho da digitalização. Realçase neste contexto a ultrapassagem da meta de 400 mil clientes verdes, que já recebem toda a documentação por email.

A Companhia está agora muito bem posicionada para acelerar o desempenho nos próximos anos e irá continuar a investir na inovação da oferta, na melhoria dos níveis de serviço e na simplificação dos processos, com o objetivo de fortalecer a sua posição no setor segurador e de manter o foco no crescimento e rentabilidade.