26-11-2019

Tranquilidade coloca a inteligência artificial ao serviço do cliente

A Tranquilidade tem feito uma aposta estratégica na introdução das novas tecnologias na sua atividade, de forma a tornar a comunicação e relação com clientes mais acessível e eficaz.

A mais recente inovação tecnológica é o Interactive Voice Response (IVR) Natural, uma plataforma pioneira no setor segurador, que está a permitir aumentar a qualidade da gestão dos canais de receção e de encaminhamento de chamadas dos clientes, com uma redução significativa dos tempos de atendimento.

O IVR Natural alia vários ramos da inteligência artificial – reconhecimento de voz automático, processamento de linguagem natural e síntese de texto para voz – possibilitando uma comunicação natural entre o humano e a máquina. Com esta plataforma, quando o cliente liga para o contact center da Tranquilidade é atendido de imediato pelo assistente correto, não tendo que navegar por diversas opções dos menus nem esperar por transferências entre operadores internos.

Com esta solução, a Tranquilidade tem registado 90% de chamadas enquadradas na opção certa, demorando o cliente em média 48 segundos para ser reencaminhado para o operador correto quando no passado estes tempos poderiam variar entre 60 a 90 segundos.

Este projeto está a ser implementado por fases, estando também já prevista a introdução de opções de serviços self-service, como o envio de cartas verdes e de referências multibanco.