PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Qual é a melhor posição para dormir e descansar bem?

Passar muitas horas na cama nem sempre é sinónimo de descanso. Os especialistas concordam que a qualidade das horas de sono é mais importante do que a quantidade. Na verdade, um sono de má qualidade aumenta o risco de sofrer de doença coronária. Por isso, é fundamental saber qual a melhor posição para dormir.

Abordamos a questão da melhor posição para dormir, em três temas principais: 

  • Vantagens e desvantagens de cada posição para dormir
  • Qual é a melhor posição para dormir? (E a pior?)
  • Conselhos sobre as melhores posições para dormir, se tiver determinadas condições de saúde

Vantagens e desvantagens de cada posição para dormir

Como pode imaginar, há quase tantas maneiras de dormir quantas as vezes em que nos deitamos. Certos dias, estica mais as pernas. Noutros, deita-se do seu lado direito. Haverá até noites em que não usará a almofada. O que é claro é que a posição do seu corpo tem muito que ver com a qualidade do seu descanso.

1. Dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima é uma das posições mais usadas e é, também, uma das mais confortáveis! Em parte, isso acontece porque mantém a coluna bem alinhada

Infografia sobre conselhos para dormir de barriga para cima 

Vantagens de dormir de barriga para cima: 

  • Uma das principais vantagens desta posição é que distribui, adequadamente, o peso do corpo;
  • Evita ficar com dores no pescoço;
  • Também reduz a congestão nasal. É ideal quando se está constipado;
  • Acredite ou não, disfarça o surgimento das rugas. Porquê? Muito simples: como não existem travesseiros e colchões a pressionarem a pele, ela fica lisa e sem dobras. 

Ter um sono reparador é apenas a ponta do icebergue. A melhor forma de manter uma saúde fortalecida é cuidar dela em todos os sentidos. Sabia que, através do Seguro Saúde da Tranquilidade, tem acesso à Rede de Bem-estar da AdvanceCare? Não vão faltar possibilidades de cuidar da saúde: sessões de acupuntura, dietética, nutrição ou acesso a centros de fitness e spas

Desvantagens de dormir de barriga para cima:   

  • As pessoas que sofrem de dores nas costas podem piorar, se adotarem esta forma de dormir;
  • É contraindicado para pessoas que sofrem de apneia do sono;
  • O refluxo estomacal piora;
  • Nesta posição, a língua e a mandíbula caem, obstruindo as vias respiratórias

🛏️ Almofada ideal para quem dorme de barriga para cima:

Os especialistas recomendam o uso de uma almofada de firmeza média. A espessura adequada deve estar entre 10 e 13 centímetros. Além disso, é recomendado que seja um pouco mais longa que a largura dos ombros. Lembre-se de que, tanto a cabeça quanto a nuca, devem estar apoiadas, para garantir um sono reparador.

2. Dormir de lado

Além de ser a posição preferida de muitos para dormir, tem grandes vantagens! Quer algumas razões para dormir em posição de decúbito lateral, ou seja, de lado? Esta posição é a que mais protege a coluna. 

Infografia sobre conselhos para dormir de lado 

Vantagens de dormir de lado: 

  • Alivia as dores nas costas, especialmente, para pessoas com dores lombares;
  • Melhora a apneia do sono;
  • Melhora a respiração, quando se está constipado;
  • Se estiver grávida, esta é, normalmente, a melhor posição. 

Desvantagens de dormir de lado: 

  • Não é recomendado para pessoas que sofrem de dores nos ombros ou braços;
  • O contacto excessivo com o travesseiro favorece o aparecimento de rugas. 

🛏️ Almofada ideal para quem dorme de lado:

Deve ser uma almofada com maior firmeza e mais grossa. O mais recomendado é que tenha entre 13 a 15 centímetros de altura. Caso contrário, os nervos cervicais podem ficar comprimidos, causando lesões no pescoço, ombros e braços.

3. Dormir de barriga para baixo

Também chamada de posição de decúbito ventral. Para alguns, é a forma preferida de descansar. Provavelmente, em mais de uma ocasião, chegou a casa exausto e atirou-se para cima da cama. 

Infografia sobre conselhos para dormir de barriga para baixo 

  ✅ Vantagens de dormir de barriga para baixo:

  • Reduz o ressonar, pois as vias respiratórias ficam mais abertas;
  • Para algumas pessoas, é uma posição relaxante para adormecer. 

👉 Pode interessar-lhe: Seis dicas para deixar de ressonar

Desvantagens de dormir de barriga para baixo: 

  • A qualidade do sono é muito limitada;
  • Contribui para o desalinhamento da coluna;
  • Aumenta a tensão na zona do pescoço;
  • Favorece o aparecimento de rugas. 

👉 Pode interessar-lhe: Cinco dicas simples para dormir bem

🛏️ A almofada ideal para quem dorme de barriga para baixo:

Evite usar almofada. Se o fizer, deve optar por uma pequena e macia. Esta não deve ter mais que 8 a 10 centímetros. Dessa forma, o seu pescoço não adotará uma postura forçada. 

Seguro Saúde Tranquilidade

- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Hospitalização (internamentos, cirurgias e oncologia);
- Médico, enfermeiro, medicamentos ao domicílio e médico online;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Para muitos especialistas, a melhor posição para dormir é de lado, em posição fetal. Está comprovado que a qualidade do sono e do descanso aumenta, pois garante o alinhamento da coluna. Além disso, previne dores nas costas, melhora a respiração e reduz o ressonar. 

É altamente recomendável colocar uma almofada entre as coxas, para evitar que os joelhos batam um no outro. Além disso, essa almofada irá garantir perfeita estabilidade do decúbito lateral, durante toda a noite.

Também é aconselhável descansar sempre sobre um travesseiro de espuma viscoelástica de alta resistência. Escolha um com memória. Ou seja, que “se lembre” da sua postura, quando se apoiar nele.

Embora alguns médicos refiram que dormir de barriga para baixo não traz riscos significativos, esta é a posição que apresenta mais contraindicações, pois gera mais tensão na região cervical. Além disso, submete a coluna a um arco prejudicial. Descansar de barriga para baixo pode causar tendinite, dor lombar e dor no pescoço.

👉 Pode interessar-lhe: Seis posições de yoga fáceis para todos

Conselhos sobre as melhores posições para dormir, se tiver determinadas condições de saúde

Já vimos a teoria. Dormir de lado é a melhor posição, segundo os especialistas. No entanto, nem todos podemos fazê-lo. Devido a diversas condições, algumas pessoas devem encontrar formas alternativas de posicionar o corpo e descansar.

1. Se tiver dores nas costas

A melhor posição para dormir, se sofre de dores nas costas, é de lado. É aquela em que a curvatura natural da coluna é mais respeitada.

2. Se tiver dor lombar

Se sofre de dor lombar, é melhor dormir de lado. Opte por colocar um travesseiro entre as pernas para libertar a pressão da região lombar. Porém, se preferir, também pode virar o rosto para cima. Claro: coloque sempre uma almofada sob os joelhos, para manter a curvatura lombar sempre relaxada.

3. Se tiver dores no pescoço

Nesse caso, a melhor posição para descansar será de barriga para cima. Lembre-se de se servir de um bom travesseiro de espuma viscoelástica. Alinhe-o com os ombros, para que apoie bem a parte superior do corpo e liberte a tensão cervical.

4. Se estiver grávida

Sem dúvida, de lado. Por um lado, elimina a pressão nos órgãos internos, por outro promove o fluxo sanguíneo. Além disso, evita que o útero comprima a veia cava, o que é muito prejudicial para o sistema arterial.

5. Se tiver tosse

Dormir de barriga para cima ou de lado pode causar a acumulação de muco, levando a crises de tosse. Portanto, coloque um travesseiro sob o pescoço, se estiver deitado de barriga para cima, para elevar levemente a cabeça. Contudo, evite levantá-lo excessivamente, pois pode lesionar a coluna cervical.

6. Se quiser perder peso

Acredite ou não, existe uma posição para dormir favorável à perda de peso: deitar-se de barriga para baixo. Esta posição promove uma boa circulação, o que permitirá eliminar mais líquidos à noite.

7. Se quiser evitar o aumento da corcunda

Neste caso, é de lado. Para fazer isso, coloque os joelhos ligeiramente dobrados, num ângulo de 90 graus. Além disso, pode colocar uma almofada entre as barrigas das pernas, para manter a coluna e as ancas alinhadas.

8. Se tiver apneia do sono

A posição mais indicada é de lado, para ajudar a manter as vias aéreas abertas.

9. Se tiver dor ciática

Se o nervo ciático estiver inflamado, o melhor é deitar-se de lado, com um travesseiro debaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para deixar a coluna alinhada. Em alternativa, pode dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro debaixo dos joelhos.


Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2