PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Dicas para prevenir as constipações e as alergias

Há quem prefira as paisagens outonais e invernais, mas certo é que o tempo frio, a chuva e a neve marcam também a época das alergias e das constipações. Nos meses mais frios e ventosos, convém ter alguns cuidados e deitar a mão a métodos caseiros que possam evitar ou aliviar os sintomas.

Apesar de Portugal ser um país de clima temperado, é comum sentir-se frio dentro de casa, durante as estações frias.

De acordo com os Censos (2021), em cerca de 30% dos lares portugueses não se usa nenhum tipo de aquecimento. Nesses casos, a solução é manter as janelas fechadas e usar roupas quentes, mantas e cobertores. As almofadas aquecidas no micro-ondas são também uma opção, bem como as tradicionais botijas de água quente, sobretudo para aquecer a cama.

Seguro de Saúde desde 7,05€/mês

- Com Medicina Dentária incluída em todas as opções.
- Desconto de quantidade ao juntar a família ao seguro.
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Como combater, em casa, constipações e alergias


As alergias mais comuns do tempo frio e ventoso provocam congestão e obstrução nasal, espirros, e lacrimação. Já as constipações são provocadas por um vírus e afetam as vias respiratórias superiores. Mas há formas naturais de combater estes males. Por exemplo:

  • Manter o nariz limpo. Tão simples e tão eficaz! Os pólenes que andam no ar aderem às nossas membranas mucosas, entupindo o nariz. Isso impede-o de filtrar, humedecer e aquecer o ar que é respirado. Tente limpar regularmente as suas vias nasais com um pote nasal, um irrigador nasal ou óleos nasais.
  • Gerir o stresse. As alergias podem ser acentuadas pelo excesso de stresse. As hormonas do stresse prejudicam o sistema imunológico e isso agrava as alergias. Portanto, vale a pena introduzir métodos de gestão do stresse, como a meditação, e evitar ter uma agenda demasiado sobrecarregada. Outra alternativa é a prática de exercício físico, em casa ou num ginásio, já que é também uma boa forma de reduzir a ansiedade.
  • Beber chá verde. Uma bebida quente é uma boa forma de combater os sintomas da constipação. Além disso, está cientificamente provado que os polifenóis, contidos nesta bebida quente, ajudam a combater as alergias.
  • Aumente a ingestão de alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como o açafrão, as frutas e verduras.

O papel da tecnologia


O avanço da tecnologia tem possibilitado um número inimaginável de apoios e soluções médicas. Todos os dias surgem novidades nessa área. Por exemplo, estão a ser desenvolvidas lentes de contacto inteligentes que, no futuro, serão capazes de detetar alérgenos transportados pelo ar, como o pólen.

O que já faz parte do presente é a possibilidade de realizar consultas médicas online. Atualmente, é possível consultar um médico a propósito de qualquer sintoma ou desconforto sem ter de sair de casa.

Aproveite as vantagens online do Seguro de Saúde da Tranquilidade. Além de ter acesso a consultas online, pode também usufruir de outros serviços clínicos em sua casa, tais como: médico, enfermeiros e medicamentos.

Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. encoraja o cliente a consultar profissionais de saúde, no sentido de obter o aconselhamento individual devido.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2