PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

6 dicas para deixar de ressonar

Ressonar é problema comum, mais frequente nos homens do que nas mulheres. Mas, porque ressonamos? Há diversos fatores associados, bem como inúmeras formas de prevenção naturais.

Se quer deixar de ressonar e já tentou de tudo, experimente as nossas estratégias criativas – pode ser que estes truques funcionem, e não custa tentar!

O que é a roncopatia e formas de prevenção

O ressonar – ou a roncopatia – consiste na emissão de um ruído repetido durante o sono. O ruído é provocado pela vibração do palato mole sobre a língua, durante a respiração.

O ressonar recorrente pode afetar a qualidade de vida, pois provoca um sono mais superficial. Isso significa que, mesmo estando a dormir, não descansa tanto quanto devia.

Tendo isto em conta, pode optar por adotar alguns cuidados com a saúde, que funcionam como meios de prevenção: 

  • Controlar o peso – o excesso de peso ou a obesidade implicam, geralmente, uma dificuldade acrescida à passagem do ar pelas vias aéreas, que, nesse caso, se encontram mais estreitas. E quanto mais estreitas, mais ressona;
  • Desobstruir o nariz – é essencial para garantir que o ar encontra o mínimo possível de obstáculos;
  • Inclinar a cabeceira da cama – até 10 centímetros é suficiente para ajudar a respirar com mais facilidade;
  • Evitar o álcool e refeições pesadas – ter este cuidado, pelo menos quatro horas antes de se deitar, poderá ajudá-lo a deixar de ressonar;
  • Evitar a posição de barriga para cima – dormir de lado reduz o efeito da gravidade na garganta, o que o ajudará a ressonar menos;
  • Evitar tranquilizantes e anti-histamínicos, sob aconselhamento médico – estes promovem o relaxamento muscular, pelo que não ajudam a deixar de ressonar;
  • Adotar rotinas de sono regular – são fundamentais para o equilíbrio geral. Além disso, dormir pouco, por sistema, pode causar um relaxamento dos músculos da garganta durante o sono.

👉 Leia ainda: Cinco dicas simples para dormir melhor  

Se já tem todos estes cuidados e ainda continua a perguntar-se "porque ressono?", experimente as nossas dicas abaixo. Paralelamente, deve recorrer a um médico que o ajude a despistar a causa do seu ressonar.

Seguro Saúde Tranquilidade

- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Hospitalização (internamentos, cirurgias e oncologia);
- Médico, enfermeiro, medicamentos ao domicílio e médico online;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Estratégias criativas para deixar de ressonar

Já experimentou os adesivos, clipes nasais e até sprays anti-ronco, mas ainda não conseguiu deixar de ressonar? Então, vamos a isto: 

1. Cante no carro

Sim, estamos a falar a sério. Cantar ou exercitar a garganta ajuda a tonificar os músculos, diminuindo a probabilidade de ressonar; 

2. Cosa uma bola de ténis, na parte de trás do pijama

Por estranho que pareça, faz sentido. Temos menos probabilidades de ressonar quando dormimos de lado, e a verdade é que a bola de ténis impede-nos de virar e dormir de costas; 

3. Compre uma almofada nova

As almofadas velhas estão cheias de alergénios e estes também podem ser a causa do seu ressonar. A solução pode passar por comprar almofadas hipoalergénicas. Vale a pena experimentar; 

4. Hidrate-se

Se estiver desidratado, os fluidos que passam pelo nariz e pela garganta são mais pegajosos do que deveriam. Isto aumenta o ressonar; 

5. Utilize um humidificador, se necessário

Porque uma via aérea húmida é uma via aérea mais silenciosa; 

6. Use uma tala

Peça ao seu dentista uma tala bucal para aliviar o ressonar, que funcionará empurrando o maxilar e a língua ligeiramente para a frente. Esta é a solução mais cara, pelo que recomendamos que experimente, primeiro, as outras opções.

Não se esqueça de consultar um médico especialista

O seu médico pode ajudá-lo a descobrir a causa que está por trás do seu ressonar, bem como possíveis soluções para o problema. Pode ainda considerar adequada uma abordagem multidisciplinar. É verdade: a vantagem da medicina integrada é contar com várias áreas de especialidade, para encontrar a causa de um problema.

E não desvalorize a preocupação com a questão "porque ressonamos?", uma vez que, o facto de isso acontecer, pode significar algo mais sério. 

Já sabe que, com o Seguro Saúde da Tranquilidade, tem acesso a todas as redes AdvanceCare em Portugal, com descontos até 65% sobre o preço de mercado dos serviços de saúde: redes Médica, Medicina Dentária e de Bem-estar. Faça agora a sua simulação.


Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2