PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como deixar de fumar de repente e definitivamente?

Só os fumadores sabem como é difícil deixar de fumar. Por isso e para ajudar os fumadores que querem deixar de o ser, têm-se desenvolvido diferentes técnicas. No entanto, as consequências dessa decisão são desafiadoras: maior irritabilidade, aumento da ansiedade ou síndrome de abstinência.

Se quer abandonar o consumo do tabaco, já se deve ter perguntado mais do que uma vez: é melhor fazê-lo progressivamente ou de uma vez por todas? Neste artigo, tiramos-lhe as dúvidas!

Faz mal deixar de fumar de repente?

A resposta a esta pergunta é clara e categórica: não. Parar de fumar de repente não faz mal por si só. Na verdade, é uma das melhores decisões que pode tomar, no que diz respeito à sua saúde.

Mais do que deixar de consumir tabaco, o que os fumadores mais temem são as consequências dessa decisão. Para muitos, o vício do tabaco é tão forte que é mesmo muito difícil conseguir abandoná-lo. Prova disso são os sinais de síndrome de abstinência que enfrentam muitas pessoas que tentam deixar de fumar.

O que é a síndrome de abstinência

A síndrome de abstinência é o conjunto de reações físicas e psicológicas que surgem quando uma pessoa deixa, repentinamente, de consumir uma substância à qual o seu organismo estava acostumado. Normalmente, a síndrome de abstinência ocorre em pessoas viciadas em drogas, álcool ou tabaco.

Consequências de deixar de fumar de repente

Uma decisão destas implica uma mudança radical. E, quando é tomada de um dia para o outro, o impacto psicológico e físico pode ser forte. Eis algumas das consequências: 

  • Aumento do stress;
  • Grandes alterações de humor. São comuns e ocorrem porque se dá uma desregulação do sistema endócrino e do sistema nervoso;
  • Irritabilidade;
  • Depressão ou ansiedade, especialmente em pessoas que sofrem de uma abstinência muito forte;
  • É comum sentir dificuldades de concentração, perdas de memória ocasionais ou até tonturas;
  • Em algumas pessoas, a prisão de ventre é uma das consequências de parar de fumar;
  • Tosse persistente;
  • Os distúrbios do sono são outros dos efeitos de deixar de fumar. Tem dificuldade em adormecer? Aqui tem 5 dicas simples para dormir melhor;
  • Engordar. É o pesadelo de muitos e é uma das consequências mais comuns. Isso acontece porque a nicotina reduz o apetite, aumenta o metabolismo basal e usa mais gordura corporal. Quando se retira a nicotina, esses efeitos invertem-se e é comum engordar. 

Lembre-se! Apesar de todas as consequências de deixar de fumar, cada pessoa que as superou com sucesso afirma que vale a pena. Neste processo, ter ajuda profissional é essencial.

Através do Seguro Saúde da Tranquilidade,  tem acesso às redes AdvanceCare, incluindo as redes médica e de bem-estar. Esta última disponibiliza serviços em áreas tão distintas como a psicologia, a nutrição, a acupuntura, a homeopatia, spas, etc.

Como deixar de fumar de repente: métodos auxiliares

Quem para de fumar de repente, logicamente, fá-lo de uma só vez. Contudo, há maneiras de aumentar as suas hipóteses de sucesso nessa decisão, com a ajuda de diferentes métodos. 

Adesivos de nicotina

Os adesivos de nicotina são uma alternativa generalizada. O adesivo colado sobre a pele, geralmente no peito ou nos braços, vai libertando nicotina que é absorvida pelo seu organismo, a fim de neutralizar a que é obtida através do tabaco.

Há adesivos com diferentes concentrações de nicotina. Normalmente os fumadores começam com doses mais altas e, à medida que o tempo passa, vão reduzindo as dosagens até deixarem de os usar.

Pastilhas elásticas com nicotina

São outra alternativa para deixar de fumar e, se quiser, pode combiná-las com os adesivos, para obter melhores resultados. Estas pastilhas elásticas também contêm nicotina, que ajuda a combater a vontade de fumar.

Tal como acontece com os adesivos, as pastilhas elásticas também se vendem no mercado com diferentes concentrações de nicotina. Claro que o seu consumo é diferente do das pastilhas elásticas convencionais! Mastigue lentamente até sentir um formigamento na boca. Em seguida, coloque-a na parte interna da bochecha por alguns minutos, até que a nicotina seja absorvida.

Acupuntura  

As terapias convencionais nem sempre resultam da mesma maneira com todos os fumadores. É por isso que alguns tentam a acupuntura para deixar de fumar. Alguns estudos afirmam que a acupuntura equilibra a secreção de dopamina e serotonina, ambas responsáveis pelo controlo do stress.

Não há consenso científico sobre a eficácia deste método, mas estudos recentes, como este, têm demonstrado que esta técnica chinesa tem resultados muito animadores.

Hipnose  

Muito menos convencional que as anteriores, a hipnose para deixar de fumar costuma ser a última alternativa de muitos fumadores desesperados. Esta terapia consiste em trabalhar a mente com o objetivo de que a pessoa acabe por rejeitar o tabaco.

O método hipotético para parar de fumar tenta evidenciar os aspetos negativos do tabaco, procurando conseguir uma aversão real. Seja pelo cheiro em si, pelo sabor ou pelas consequências físicas que deixa. O objetivo é destacar as consequências prejudiciais a tal ponto que o fumador acaba por abandonar o seu vício.

Truques para deixar de fumar de repente

Está decidido? Então leia atentamente estes conselhos sobre como deixar de fumar de uma vez por todas. 

Seguro Saúde Tranquilidade

- Hospitalização (internamentos e cirurgias);
- Médico, enfermeiro, medicamentos ao domicílio e médico online;
- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Sabe o que é mais importante? Estar entusiasmado e acreditar na sua decisão. Não há melhor forma de parar de fumar do que um compromisso sério. Independentemente do motivo (a saúde, o gasto que esse vício representa ou querer estar em forma para cuidar da sua família) é bom ter um motivo sólido, para quando surgirem os sintomas de abstinência.

E lembre-se: mantenha o maço de tabaco bem longe de si. Livre-se de qualquer tentação que cause uma recaída.

Eis alguns truques para se libertar do tabaco: 

  • Apoie-se na meditação. Segundo um estudo publicado em 2015, há provas de que os exercícios destinados a aumentar o autocontrolo, como a meditação mindfulness, podem diminuir as influências inconscientes que levam uma pessoa a fumar. Veja também este artigo, com dicas simples para reduzir o stress diário;
  • Sempre que sentir vontade de fumar, opte por mastigar alguma coisa;
  • Evite fatores desencadeantes, como o café, o álcool ou certos ambientes festivos;
  • Não ceda a pensamentos como “não tem problema, é só um”. Lembre-se de que, no momento em que tiver uma recaída, mesmo que mínima, libertar-se do tabaco vai tornar-se muito mais difícil;
  • Pratique desporto. Acredite ou não, isso vai tirar a sua vontade de fumar. Experimente! Deixamos-lhe aqui 4 planos de treinos matinais para começar bem o seu dia;
  • Procure apoio profissional. Parar de fumar de repente não é fácil. Deixe-se aconselhar por especialistas. 

 

Perguntas frequentes

Qual é o pior dia para deixar de fumar?

Não existe um dia mau para parar de fumar. Fazê-lo o mais depressa possível será uma das melhores decisões que poderá tomar. Agora, é verdade que os primeiros 5 dias são sempre os mais difíceis, pois será quando terá mais vontade de fumar. Assim, esteja a contar com isso e use toda a sua força de vontade.

Quanto tempo dura a ressaca do tabaco?

A síndrome de abstinência do tabaco, geralmente, leva entre 2 a 3 semanas para desaparecer completamente. Ainda assim, há fumadores cuja dependência do tabaco dura vários meses.

Deixar de fumar é uma decisão que só irá beneficiar a sua saúde, inclusive a curto prazo, mas é conveniente que seja acompanhada por um profissional de saúde. O Seguro Saúde da Tranquilidade garante-lhe o acesso a uma enorme rede de prestadores de saúde. Além disso, pode escolher entre diferentes níveis de proteção: da proteção Base à Top e ainda acrescentar a proteção Extra do Programa Onco-risco da Fundação Champalimaud

 

Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2