PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

4 planos de treino matinais para começar bem o seu dia

Fazer exercício físico é uma excelente forma de começar o dia. Começa-se a manhã com uma atividade física e ganha-se energia para enfrentar as diversas situações que o dia nos reserva. Ainda que nem sempre apeteça, mais vale fazer o esforço, já que manter um plano de treino físico traz muitos benefícios a longo prazo.  

A Universidade de Cambridge realizou um estudo com 15 mil britânicos de idades compreendidas entre os 40 e os 79 anos, chegando às conclusões de que:  

  • homens e mulheres que aumentaram os seus níveis de aptidão física reduziram, quase para metade, o risco de morte prematura; 
  • as pessoas que realizavam 150 minutos de exercício físico por semana (fossem 30 minutos cinco vezes por semana, ou 20 minutos por dia) reduziram o risco de mortalidade, em quase 25%, comparativamente com pessoas que não se exercitavam; 
  • as pessoas que se exercitavam mais de 20 minutos (numa média de 42 minutos por dia) reduziram o risco de morte precoce em 42%.   

Segundo noticiou o jornal Expresso, um estudo realizado em Espanha “concluiu que o aumento da prática de atividade física, mesmo que em pequenos valores – 50 minutos de nível moderado por semana –, resultou numa diminuição de 31% na mortalidade em pessoas que, até então, eram sedentárias.” 

Para despertar a motivação, comece a sua manhã com um plano de treino simples, de 10 minutos, e vai ver que depressa entra no ritmo e vai querer manter a rotina. Existem excelentes planos de treino de 20 minutos que pode fazer no seu parque local, ou em casa, se o estado do tempo não ajudar. Ao combiná-los com o seu exercício diário regular, vai conseguir atingir os 45 minutos – ou mais – num instante.  

Quer exercitar o corpo de manhã, mas já não aguenta a sua rotina habitual? Experimente estes quatro planos de treino para começar o seu dia em pleno.  

Seguro de Saúde desde 6,97€/mês

- Com Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Desconto de quantidade ao juntar a família ao seguro;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

1. Plano de treino de 7 minutos 


Se pretende uma sessão curta e intensa, experimente o incrível 7-Minute Workout. Este popular plano de exercício físico foi apresentado pelo The New York Times e rapidamente ganhou imensos adeptos. Centra-se num treino intervalado de alta intensidade, com sete minutos a todo o vapor. 

Esta rotina de 12 passos utiliza o peso do seu próprio corpo, uma cadeira e uma parede, sem necessidade de “acessórios”. Existe também a versão “Avançada", composta por nove passos, na qual necessita de halteres para um dos passos. A boa notícia é que este treino é totalmente gratuito e encontra-se disponível online

2. Plano de 20 minutos 


Este plano de treino de 20 minutos, concebido pelas irmãs Sadie Frost e Holly Davidson, adequa-se a diferentes idades e é perfeito para realizar em casa. Pode ser feito tanto por homens como por mulheres e, no vídeo, pode escolher seguir a irmã mais enérgica (Holy) ou a mais tranquila (Sadie). Holly é personal trainer há 13 anos e o seu “mix” de Pilates, Ioga, HIIT, elásticos de resistência e meditação é ideal até mesmo para principiantes. 

Trata-se de um plano de treino perfeitamente adaptável à sua rotina diária, permitindo manter o equilíbrio entre a vida profissional e privada. De modo geral, o objetivo deste treino matinal completo é proporcionar força e energia a quem o pratica. Descubra o plano de treino completo aqui.  

Um estudo realizado em Espanha "concluiu que o aumento da prática de atividade física resultou numa diminuição de 31% na mortalidade em pessoas que, até então, eram sedentárias."


3. Plano de treino de 30 minutos 


Ao acordar, porque não saltar logo para o Treino de Corpo Inteiro concebido por Elsa Pataky? Este programa de 30 minutos de exercícios de aeróbica e resistência vai fazer qualquer um sentir-se em forma e com mais energia, logo pela manhã. 

As sessões são intensas, mas rapidamente se sentirão os resultados e o efeito da libertação das endorfinas. Trata-se do plano ideal para pessoas com pouco tempo, que procuram um treino de 30 minutos para começar o dia. Experimente três vezes por semana para obter os melhores resultados. Descubra o treino completo aqui.  

4. Plano de 40 minutos (ou mais) 


Se não gosta de acordar cedo, não se preocupe. Adriene Mishler, fundadora do programa “Yoga with Adriene”, refere que “o Ioga é verdadeiramente a arte de despertar”. Experimente uma atividade matinal menos intensa, com os vídeos de Ioga gratuitos publicados online por Adriene Mishler: com duração variável, os programas focam-se em diversos objetivos, incluindo Ioga para todo o corpo, saúde digestiva ou equilíbrio. 

Os vídeos de Ioga desta instrutora, conhecida a nível internacional, poderão rapidamente tornar-se um momento indispensável do seu dia. E são também excelentes para climas mais frios, pois são fáceis de acompanhar online

Adriene oferece uma ampla gama de sessões que se adequam a todos os níveis de forma física. Algumas especialidades podem, inclusivamente, ajudar a superar problemas específicos, como a dor crónica. Exercício que faz bem ao corpo e à alma? São só vantagens!  

Qualquer prática de atividade física, mesmo que moderada, pode resultar numa lesão. Com o Seguro de Atividades Desportivas da Tranquilidade, terá acesso aos serviços da Rede Desporto e Saúde, através dos quais pode obter tratamento de doenças ou lesões específicas. Com esta proteção, pode iniciar uma rotina de exercícios físicos com toda a Tranquilidade. 

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2