PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

6 atividades anti-stress para melhorar o seu dia

Antes do aparecimento da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tinha considerado o stress a epidemia deste século. Com impactos negativos na saúde e no bem-estar, o stress afeta um número crescente de pessoas e contribui para o aparecimento de outras doenças.

Mas há formas de o combater. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas atividades anti-stress, simples e para todos.

 

1. O poder anti-stress de caminhar

O exercício físico é uma atividade anti-stress elementar. Enquanto nos movemos com algum vigor, a redução de hormonas como o cortisol e a libertação de endorfinas tornam-se responsáveis pela sensação de bem-estar. Ao mesmo tempo, a atividade física tem um impacto direto na qualidade do sono, outro pilar da saúde e fator primordial para a redução do stress.

Nem sempre é fácil encaixar a atividade física na agenda, mas há sempre estratégias para não desmotivar, como ensina a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os especialistas recomendam pelo menos 20 minutos de caminhada diária, algo que poderá tentar enquadrar nos trajetos do quotidiano ou no final do dia de trabalho. Em alternativa, tente adotar meios de deslocação saudáveis, como a bicicleta.

Além dos benefícios diretos do exercício físico para o organismo, o tempo de caminhada é uma oportunidade para afastar a mente das preocupações e concentrar-se no momento presente.

 

2. Aperfeiçoe a respiração

O stress pode causar o aumento do ritmo cardíaco e acelerar a respiração. É essencial, por isso, que tome consciência de como respira, sobretudo nos momentos em que está mais inquieto. Mantenha-se alerta ao longo do dia e, sempre que notar uma aceleração, pare e reequilibre o seu ritmo com alguns exercícios anti-stress. Perceberá como a respiração é essencial para o bem-estar.

Um exemplo: conte cinco segundos durante uma inspiração, tentando esvaziar completamente os pulmões, e oito segundos na expiração. Repita a sequência, tornando a expiração progressivamente mais longa. Mantenha o equilíbrio e a serenidade. Respirar demasiado profundamente poderá fazer sentir-se tonto ou ansioso quando o objetivo é apenas abrandar o ritmo.

A respiração lenta e profunda tem por objetivo gerar tranquilidade e uma melhor oxigenação do organismo, trazendo benefícios ao nível da concentração e do humor.

 

3. Música: a melhor amiga

É uma verdade universal: sem música, a vida não teria o mesmo sabor. Por isso é importante mantê-la por perto em todas as alturas e com particular ênfase em períodos de maior stress.

Independentemente do género, ouvir música provoca reações químicas no organismo, entre as quais a libertação de dopamina, causadora de sensação de bem-estar e de relaxamento. Além disso, é uma atividade anti-stress que se consegue conciliar com grande parte das tarefas diárias. Mantenha-se sintonizado nas vibrações e reserve tempo para escutar com atenção. Ajudá-lo-á a reduzir o stress.

 

4. Escrever: a grande tarefa para não adiar e para entender as emoções

A tão familiar procrastinação gera um ciclo bem conhecido, mas pouco desejado: adiamos uma tarefa para tentar não stressar, mas stressamos por tê-la adiado.

Para aliviar o nervosismo e a ansiedade gerados pela pendência de uma atividade incompleta, é importante definir prioridades e tarefas para cada dia, conferindo-lhes prazos realistas. Anotar essas tarefas não só ajuda a organizar o dia como a tornar a mente mais clara face aos objetivos que tem pela frente. Por outro lado, cada tarefa da lista que vir concluída passa a ser mais uma manobra anti-stress para o organismo. É sabido que a sensação de dever cumprido produz tranquilidade.

Da mesma forma que escrever serve este propósito de libertação quanto às tarefas mais objetivas, também poderá ajudar no âmbito emocional. Eis um exemplo de exercício: sempre que se sentir irritado, confuso ou ansioso, anote as sensações e tente ligá-las a possíveis causas. Poderá identificar, dessa forma, importantes fontes de stress diário que passarão a ser alvos a combater. Saber de onde vem o stress é fundamental e anotar as emoções, recomenda a OMS, é uma forma de trazer organização aos caraterísticos estados de confusão associados ao stress.

 

5. Ler para aumentar a concentração

Os benefícios da leitura são infinitos. Além de nos transportar para outros mundos e de estimular o cérebro e a criatividade, ler permite-nos focar numa única atividade, evitando a dispersão e a falta de concentração típicas dos períodos de stress. Ao mesmo tempo, o facto de grande parte da energia se focar na área da visão permite “desligar” os restantes sentidos e reduzir a tensão geral do organismo.

O ideal será estabelecer uma rotina de leitura diária. Tenha sempre, por isso, um livro consigo, de forma a poder lê-lo em qualquer momento e lugar, como, por exemplo, enquanto espera por uma consulta, durante uma viagem nos transportes públicos ou enquanto bebe um café.

 

6. Converse, socialize, partilhe as suas inquietações

Além das atividades que aqui partilhamos, a OMS chama a atenção para a importância da manutenção de um estilo de vida saudável como base de uma atitude anti-stress. Neste puzzle, surge uma peça essencial da qual por vezes nos esquecemos: as relações sociais. “Encontre alguém com quem possa falar intimamente” e “partilhe os seus pensamentos, preocupações e emoções”, aconselha a Organização Mundial de Saúde.

O stress é vivido como um excesso de carga e de tensões sobre o organismo, pelo que verbalizá-los perante alguém em quem confia é uma forma de aligeirar esse peso e também de se sentir menos isolado. Ria, socialize, partilhe. Tudo isso é saúde.

Estas seis dicas vão ajudá-lo a ganhar qualidade de vida, mas podem não ser suficientes para bloquear o impacto do stress no seu dia-a-dia. Se é o seu caso, recorrer a um profissional de saúde é sempre a melhor solução. O nosso seguro Advancecare - Saúde Individual apresenta três opções com coberturas ajustadas às suas necessidades e que podem proporcionar serviços como consultas médicas online, assistência médica e de enfermagem ao domicílio, a possibilidade de entrega de medicamentos em casa, entre outros.


SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
6-perguntas-que-vao-surgir-durante-a-gravidez-1

ADVANCECARE SAÚDE individual

Muito mais do que um seguro de saúde

Saber Mais
Vida-Tranquila-Vertical-Logo

6 posições de yoga fáceis para todos

Saber Mais
6-perguntas-que-vao-surgir-durante-a-gravidez-2