PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

10 ideias para preparar um menu de Natal fácil e económico

Pensar no menu de Natal significa, para a maior parte das pessoas, imagens felizes. Da família e/ou dos amigos à mesa. De uma mesa mais bem recheada que o habitual. De uma refeição quente, que aquece o coração por ser feita com cuidados redobrados.

Mas, logo a seguir, lembramo-nos de que, já em 2022, os menus de Natal estavam 23% mais caros do que no ano anterior. A inflação e os preços da energia não dão tréguas, nem mesmo numa data tão importante. E agora?

Fique tranquilo! Nestas linhas, damos 10 ideias para um menu de Natal fácil de preparar e económico. Vai ver como podemos festejar o Natal à mesa com a felicidade de sempre.

Dicas para poupar, logo à partida, no seu menu de Natal  

Os produtos são importantes, sim. Mas o planeamento é decisivo! Eis algumas dicas sobre como poupar no menu de Natal:  

  • Não espere até ao último minuto para fazer compras. A cada dia que passa, os preços da carne, do marisco ou do peixe aumentam. Compre com a maior antecedência possível;
  • Aproveite as oportunidades mais favoráveis. Para conseguir uma ementa de Natal fácil e económica, é preciso ser flexível. Talvez tenha de renunciar ao tamboril que lhe apetecia, mas o robalo está em promoção e, cozido no forno, é delicioso;
  • Procure alternativas aos produtos caros. Porque não optar por substitutos? Pode substituir o pedaço de carne mais nobre por uma peça menos dispendiosa e de qualidade equivalente: procure e informe-se bem;
  • Organize um menu fechado. Esta é a melhor forma de evitar despesas de última hora;
  • Defina um orçamento e cumpra-o à risca, para planear o seu menu de Natal de forma fácil e económica;
  • Partilhe as despesas com os outros membros da família ou amigos. Pode combinar que todos levam uma parte da refeição de Natal. Desta forma, os custos serão partilhados. 

Dica: Vai congelar alguns produtos? Lembre-se de proteger os alimentos com um saco ou recipiente seguro para alimentos. Além disso, divida o produto em porções, para facilitar o descongelamento uniforme.

10 ideias para um menu de Natal fácil e económico  

Não está inspirado este ano? É possível desfrutar de um bom jantar de Natal e evitar gastos excessivos. Veja como nestes 10 pratos:

1. Menu de peixe  

É verdade que certos peixes, como o bacalhau, o rei da mesa de Natal, podem ser muito caros. Por isso, cada vez mais famílias decidem renunciar a este produto saudável e saboroso.

De forma a preparar uma ementa de peixe económica para o Natal, a primeira coisa a fazer é escolher o produto principal. Existem alternativas económicas ao bacalhau, como a dourada, tantas vezes em promoção nos hiper e supermercados.

Mas, se adora bacalhau e já é mesmo uma tradição em família, opte por uma receita que requer menor quantidade desse produto. Por exemplo, bacalhau espiritual é uma receita relativamente económica e rende muitas doses.

Ou bacalhau gratinado com legumes: juntando bacalhau desfiado com um salteado de legumes e grão de bico, o prato será delicioso, possivelmente inovador e mais económico! Encerre com chave de ouro e cubra com uma espécie de crumble de broa.

O Natal é provavelmente a altura do ano em que mais gosta de estar por casa, rodeado de família e amigos. Proteja-a, com o nosso Seguro Casa! E, se precisar de utilizar alguns dos serviços que o seguro disponibiliza, como reparações, mudanças, limpezas, médico ao domicílio ou babysitting, basta ativar, ligando para a nossa linha de Assistência ao Lar e Família 217 252 328 (custo chamada local) – disponível nos dias úteis, das 9h às 19h. 

2. Ementa de carne  

Muitas famílias não conseguem imaginar a ceia de Natal sem um prato de carne à mesa. Se faz questão de manter a carne na ementa, o peru continua a ser uma opção económica e versátil.

Já pensou numa perna de peru recheada? Experimente fazê-lo com maçã e noz e conte-nos se não ficou fã desta proposta, extremamente aromática e suculenta. Se estes não são ingredientes que lhe agradem, tem também os legumes, a alheira ou farinheira, o bacon, entre tantos outros.

👉 Pode interessar-lhe: O que é a cozinha Zero Desperdício?

3. Sortido de croquetes  

Quer fazer da ceia de Natal um sucesso? Surpreenda os seus convidados com um jantar diferente: um menu de Natal fácil e económico, baseado num sortido de croquetes. Este prato típico é sempre uma garantia de sucesso. Além disso, o custo da sua preparação não é económico: é muito económico!

O segredo é inovar. Dê asas à sua criatividade! Para além dos típicos croquetes de fiambre, opte por croquetes de tinta de lula, croquetes de cogumelos, croquetes de alho francês, espetaculares croquetes trufados ou croquetes de quatro queijos. Também pode fazer croquetes de marisco ou croquetes recheados com gema de ovo.

4. Ovos benedict, os reis da mesa de Natal  

E se o seu produto estrela for algo tão simples como ovos? Ao dar-lhes um toque natalício, os ovos podem ser um vencedor do menu de Natal. Para isso, prepare um molho holandês. O ponto de cozedura dos ovos escalfados é crucial – certifique-se de que não estão demasiado cozidos! Também pode dar aquele toque especial com algumas fatias de salmão fumado. Decore com cebolinho picado. 

Seguro Casa

- Serviços de reparações, mudanças, limpezas, médico ao domicílio ou babysitting;
- Desconto na compra conjunta do seguro da casa e do recheio;
- Participe o sinistro online de forma simples e rápida! Nós avaliamos os danos por vídeo.

Casal a carregar duas caixas de madeira com vasos de flores em cima devido a mudança de casa

5. Menu de entradas: barato e delicioso  

Outra opção é preparar um banquete à base de entradas. Graças à sua natureza de petisco, poderá ter um jantar de Natal variado. Além disso, permite que cada membro da família traga os seus pratos preferidos.

Eis algumas ideias: um caldo de Natal à base de massa, canapés de paté, um saboroso creme de legumes ou folhados caseiros. Estas são algumas alternativas para um menu de Natal delicioso, fácil, económico e variado.

6. Ementa vegetariana   

Uma ementa de Natal vegetariana não tem necessariamente de ser cara. Pode optar por fazer beringelas recheadas com quinoa e legumes assados, ou um assado de lentilhas. Pode até fazer uma saborosa sopa de cebola com pão de sementes.  

👉 Pode interessar-lhe: Será que toda a comida processada é má?

7. Menu de Natal para crianças  

Quem tem crianças em casa sabe que nem todas as ementas de Natal são adequadas ao seu paladar. E se fizer uma deliciosa piza caseira e a cortar em forma de árvore de Natal? Também pode fazer uns rolinhos de lombo com fiambre cozido e queijo em pão ralado. Ou canelones de carne caseiros: fáceis, baratos e adequados para os mais pequenos da casa!

E, claro, não se esqueça da sobremesa. Prepare uns queques de chocolate e adicione algumas coberturas, a simular a cabeça de uma rena. A mousse de chocolate também pode ser uma alternativa deliciosa e económica para um menu de Natal para crianças.

👉 Pode interessar-lhe: Ensine as crianças a ter uma alimentação e hábitos saudáves

8. Menu de Natal vegan e fácil de preparar  

Já decidiu preparar uma ceia 100% vegan este ano? Acredite ou não, existem algumas receitas ótimas para um menu de Natal vegan. Pode optar por tempura de legumes com molho de soja e sementes de sésamo. Ou talvez prefira fazer rolinhos de curgete – mas não desista dos patés! Existem alternativas de legumes que pode preparar como entrada.

A vichyssoise de legumes é também uma opção deliciosa para o seu menu de Natal vegan e fácil de preparar. Estará pronta a servir em menos de 30 minutos. A rodada de seitan é outra excelente alternativa vegan para o Natal.

👉  Pode ser interessante: Guia essencial da dieta e equipamento de um corredor vegano

9. Tostas variadas

Se está à procura de um menu de Natal fácil e barato, as tostas não o vão desiludir! Graças à sua versatilidade, permitem-lhe incluir qualquer produto. Desde tostas de camarão salteado, com queijo brie derretido ou com atum branco. Para quem gosta de cozinhar, pode experimentar uma com pimento assado e cebola caramelizada, ou com paté e compota de tomate.

10. Menu de Natal de polvo ou pota

Em muitas casas, o polvo é uma obrigação. Se quiser preparar um menu de Natal com polvo barato, esteja atento às promoções que surgem. Essa é a única forma de diminuir o custo deste alimento, que, por mingar tanto na cozedura, acaba por não render para muitas doses.

A nossa sugestão é mesmo optar pela prima do polvo, mais em conta e também muito saborosa. A pota é muito semelhante ao polvo, mas muito distinta no custo. Vai valer a pena, verá! E pode cozinhá-la da mesma forma, nomeadamente à lagareiro.

Desfrute destes dias de Natal, com a família reunida numa mesa repleta de iguarias deliciosas. Boas festas! 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2