PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

O que é a cozinha Zero Desperdício?

Segundo informa o Conselho Europeu, todos os anos são desperdiçados, na União Europeia, 87,6 milhões de toneladas de alimentos, cerca de 173 kg por pessoa. Por isso, muitas famílias estão a tentar introduzir nas suas casas a cozinha Zero Desperdício. Descubra este modo de vida ecológico com algumas deliciosas receitas, e aprenda alguns truques para evitar desperdiçar comida e dinheiro. 

O que é cozinhar com zero desperdício? 

A cozinha Zero Desperdício integra-se na filosofia global do Movimento Zero Desperdício e é uma prática que evita o desperdício de comida, aproveitando as sobras para fazer outras refeições. Trata-se de uma abordagem que teve origem em épocas de escassez de alimentos, quando os nossos antepassados tinham mesmo de tirar o máximo partido de cada ingrediente. Atualmente, há mais abundância de alimentos, mas tentar reutilizar os ingredientes ajudará não só a preservar o ambiente como também a reduzir a fatura do supermercado.  

A cozinha Zero Desperdício pode também ajudar a poupar tempo: por exemplo, pode aproveitar os pimentos que sobraram de uma ratatouille para preparar uma saborosa salada, misturando alface, pimentos fatiados, queijo de cabra e nozes. 

A parte mais difícil desta filosofia é saber como reutilizar as sobras, por isso, partilhamos algumas ideias que podem ajudar: 

Evite desperdiçar frutas e legumes 

Por vezes, é difícil usar um pimento ou uma cebola inteiros e acabamos por guardar a outra metade no frigorífico que, na maior parte das vezes, acaba por se estragar sem chegar a ser utilizada. Para evitar que isso aconteça, corte os restos em pequenos cubos ou fatias finas e prepare um saboroso prato de vegetais salteados como acompanhamento de carne assada ou um bife. 

E o que fazer com as cascas de batata? Faça um snack deliciosamente estaladiço, lavando-as bem e fritando-as. Pode também aproveitar a fruta que está quase a estragar-se, fazendo uma deliciosa compota para acompanhar, por exemplo, o pequeno-almoço. 

Tire partido dos restos de carne ou peixe 

Use os restos de carne assada para fazer uns deliciosos croquetes. Prepare um bom molho bechamel e junte-lhe os restos, passando depois o preparado em pão seco ralado. Desta forma, o evita deitar ao lixo o pão duro. 

Para os mais pequenos, use restos de peixe para preparar um prato de massa, por exemplo, com pedaços de salmão e um molho cremoso. Pique cebola, refogue ligeiramente e adicione natas ou iogurte e um pouco de sumo de limão. Por fim, junte os restos de peixe e terá uma receita sem desperdício ótima para as crianças. 

Vantagens da cozinha Zero Desperdício 

Nos últimos anos, a cozinha Zero Desperdício tem vindo a ganhar adeptos, e muitas pessoas sentem-se satisfeitas por saber que estão a tirar o máximo partido de cada ingrediente que compram. Ao dar asas à criatividade, podemos evitar deitar comida fora e, em vez disso, criar refeições deliciosas. Há inúmeras vantagens em reduzir o desperdício alimentar: 
 

É bom para o ambiente 

A cozinha Zero Desperdício evita a produção de alimentos em excesso. A longo prazo, ensinar os nossos filhos a não desperdiçar comida irá também transmitir-lhes uma maior consciência e sentido de responsabilidade. Explique-lhes como e por que motivo é bom aproveitar ao máximo cada ingrediente, destacando o impacto positivo que isso terá para o ambiente. 

 

Todos os anos são desperdiçados, na União Europeia, 87,6 milhões de toneladas de alimentos, cerca de 173 kg por pessoa.

Poupa dinheiro 

A cozinha Zero Desperdício implica ir ao supermercado com a noção do número de refeições que se poderão fazer sem desperdiçar comida. 

Agora que já leu estas dicas, tire o máximo partido de cada ingrediente e torne-se num especialista em poupança graças à cozinha Zero Desperdício. 

Esta filosofia de vida ajuda a proteger o ambiente e o planeta, permite-lhe poupar dinheiro e também passar mais tempo de família em casa, na cozinha, numa preparação animada do almoço ou jantar e, depois, à volta da mesa a partilhar a refeição. 

Vantagens Seguro Casa

Desde 30€/ano:

Desconto na compra conjunta do seguro de casa mais recheio;

Acesso a vários tipos de assistência: animais domésticos, digital, eletrodomésticos, viatura para mudanças;

Participação de sinistro online de forma simples e rápida.
Casal a carregar duas caixas de madeira com vasos de flores em cima devido a mudança de casa

E, caso os eletrodomésticos da sua cozinha sofram uma avaria, o Seguro Casa da Tranquilidade garante a reparação, e pode proteger o seu imóvel e recheio face a danos causados por água ou inundações, tempestades, incêndio, furto ou roubo. Cozinhe bem, de forma barata e em segurança! 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento