PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Ajude os seus filhos a ter uma alimentação e hábitos saudáveis

Todos queremos o melhor para os nossos filhos e principalmente que sejam saudáveis e felizes. Para o conseguir, é muito importante ajudá-los a terem uma alimentação equilibrada e bons hábitos. As crianças e os adolescentes precisam de alimentos nutritivos e rotinas sãs. Eis algumas ideias simples que pode implementar imediatamente.

 

Alimentação


No estilo de vida moderno, os mais novos estão cada vez mais expostos a alimentos e hábitos pouco saudáveis. Em apenas 40 anos, o número de crianças e jovens em idade escolar com obesidade aumentou em mais de dez vezes. A obesidade pode também afetar-lhes a autoestima, pelo que é essencial ter uma alimentação equilibrada, pois esta não só afeta a saúde física, como pode também influenciar o comportamento.
É fundamental que ajude os seus filhos a manterem um peso saudável, incentivando-os a terem uma atitude positiva e uma relação saudável com a alimentação, tendo em conta que estes dois fatores irão acompanhá-los ao longo de toda vida. Aqui estão algumas maneiras de incentivar as crianças a fazerem escolhas alimentares saudáveis.

 

Prepare um bom pequeno-almoço

Comer um pequeno-almoço com a quantidade adequada de alimentos nutritivos dará mais energia aos seus filhos para enfrentarem o dia e uma maior concentração nas aulas. Lembre-se de que é a primeira refeição do dia após um período prolongado de abstinência alimentar durante o sono.
Como tal, deve ser sempre uma refeição de excelência, atrativa e variada, e composta por laticínios, cereais e frutos. Apresentamos-lhe aqui sugestões de pequenos-almoços saudáveis para crianças e adolescentes.

 

Prepare marmitas

As refeições escolares nem sempre são saudáveis, por isso, pense em trocá-las por uma marmita. Não precisa de preparar refeições complicadas, o mais importante é que sejam compostas por alimentos que promovam a saúde dos seus filhos.

 

Tamanho da dose

Normalmente, quanto mais comida houver no prato dos seus filhos, maior será a probabilidade de a comerem. Limite o tamanho das porções, aconselhando-os a comerem devagar, e garanta que bebem bastante água ao longo do dia. A fome é frequentemente confundida com a sede.

 

Mais saciados durante mais tempo

Os lanches são importantes para as crianças e os adolescentes em fase de crescimento, mas é importante que não passem o dia a comer e, muito menos, alimentos açucarados. A aveia, os ovos e os cereais integrais e sem adição de açúcares são excelentes para manter a sensação de "barriga cheia", mas existem outras alternativas de lanches saudáveis e adequados à idade dos seus filhos.

 

Evite os alimentos processados

Os alimentos processados estão geralmente carregados de sal e açúcar. Sempre que possível, prepare versões mais saudáveis das refeições rápidas favoritas dos seus filhos. Faça nuggets de frango, envolvendo pedaços de frango em farinha de amêndoa, e hambúrgueres com carne picada fresca.

 

Acabe com os refrigerantes

As bebidas gaseificadas não são boas para os dentes do seu filho. Substitua-as por deliciosas águas com sabores. Pode adicionar à água folhas de hortelã, frutos vermelhos e citrinos, tornando-a ao mesmo tempo saborosa e nutritiva.

 

Ensine a moderação

Certifique-se de que estabelece dias em que os seus filhos podem comer guloseimas, pois retirá-las completamente da alimentação deles pode torná-las mais apetecíveis.
Transforme o dia da guloseima numa oportunidade para ensinar aos seus filhos o que é a verdadeira comida caseira. Comece por fazer um pão de banana saudável, que irá certamente cativá-los.

 

Ponha-os a cozinhar

Teste o seu pequeno chef. Torne a culinária divertida e algo de que possam desfrutar juntos, preparando receitas saudáveis e algumas guloseimas. Uma piza ou um bolo caseiros serão sempre muito mais saudáveis do que os comprados na loja.

 

Rotinas


Estabelecer uma rotina rigorosa, principalmente nos dias de escola, pode ajudar bastante a incutir bons hábitos. Aqui ficam algumas dicas:

 

Evite refeições tardias

Comer uma refeição pesada muito perto da hora de deitar pode causar indigestão e interromper o sono. Procure jantar com os seus filhos muito antes de se deitarem.

 

Refeições em família

A partilha de refeições fomenta uma relação saudável com os alimentos e contribui para a aproximação entre a família, o fortalecimento dos laços e a construção de relacionamentos também mais saudáveis. Pelo menos ao fim-de-semana, tente fazer uma refeição com toda a família.

 

Exercício físico

O exercício físico regular é uma das melhores maneiras de ajudar os seus filhos a terem um peso saudável. Melhora o humor e a qualidade do sono. Estudos recentes demonstram que reduz a depressão, a ansiedade e o mau humor.
Sendo muito mais agradável quando praticado em conjunto, envolva toda a família em atividades físicas regulares e torne-as divertidas. Façam caminhadas ou passeios de bicicleta no campo ou na praia e aproveitem o dia para fazerem um piquenique.
Se possível, pode também incentivar os seus filhos a irem a pé para a escola ou até às lojas. Isto permite que integrem o exercício na rotina diária.

 

Limite o tempo à frente dos ecrãs

Atualmente, as crianças passam muito tempo concentradas nos seus smartphones ou tablets e tal significa mais tempo de sedentarismo. Limite o tempo que os seus filhos podem passar diante destes dispositivos e incentive-os a brincarem ao ar livre.

 

Garanta um sono de qualidade

Uma boa noite de sono é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. As crianças dos 6 aos 13 anos precisam de cerca de 9 a 11 horas de sono. Tente estabelecer um horário regular para se deitarem e incentive-os a lerem antes de irem dormir.

 

Seja um bom exemplo

Finalmente, lembre-se da importância de dar o exemplo. As crianças aprendem com o comportamento dos outros, pelo que deve mostrar-se disponível para falar sobre a importância de uma alimentação saudável, explicando o que é um plano alimentar nutritivo e uma boa rotina.
Não faça da comida um assunto tabu. Em vez disso, ensine os seus filhos que é algo que devem apreciar, pois promove a saúde e o bem-estar.

 

Faça check-ups regulares

A boa saúde depende também de um acompanhamento médico de qualidade. Faça consultas e check-ups regulares a toda a família. O seguro Advancecare Saúde Individual é uma excelente forma de garantir a sua proteção e a dos seus filhos, dando-lhes acesso a consultas médicas online, serviço de médico/enfermeiro ao domicílio, consultas de especialidade e até hospitalizações. Conte com uma rede de cuidados sempre ao seu dispor!

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR

ADVANCECARE SAÚDE individual

Muito mais do que um seguro de saúde

Saber mais
vidatranquila horizontal

COMO ESCOLHER O MELHOR SEGURO DE SAÚDE

Saber mais