PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Alergias infantis na pele: sintomas, causas e tratamentos

A pele é o maior – e mais exposto – órgão do corpo. No caso dos bebés, é também muito frágil e delicada, pelo que é importante protegê-la da alergia. Entre as alergias mais comuns, encontram-se as erupções cutâneas, os inchaços alérgicos ou a urticária. Como pais, é importante conhecer os diferentes tipos de reações e saber o que fazer em cada caso.

Neste artigo, abordamos os seguintes tópicos:

 

Tipos de alergias na pele de bebés e crianças


Em idades tão jovens, é essencial observar qualquer tipo de reação na pele. A infância é a altura em que a maioria das doenças se manifesta pela primeira vez. E há uma grande variedade de alergias de pele, no caso das crianças. Contudo, uma das mais comuns é a dermatite atópica.

 

O que é a dermatite atópica em bebés?


É uma das doenças de pele mais comuns, manifestando-se principalmente sob a forma de eczema. É mais frequente em crianças e, normalmente, surge durante o primeiro ano de vida.

 

Quais são os sintomas e as causas da dermatite atópica em bebés?


Este problema cutâneo é causado por uma disfunção na barreira cutânea da pele. Dá origem a uma inflamação e causa secura extrema na pele.

Os principais sintomas são manchas vermelhas, secura e comichão incómoda. São frequentes as manchas escuras em zonas como mãos, bochechas, joelhos e pulsos.

 

Como prevenir a dermatite atópica em bebés e crianças?


Assegure os seguintes cuidados:

  • Evitar demasiados banhos;
  • Reduzir o uso do sabonete;
  • Dar banho com água morna;
  • Aplicar, frequentemente, cremes hidratantes.

Eventualmente, estes cuidados podem não ser suficientes para evitar o aparecimento ou o agravamento desta inflamação cutânea. Deve consultar um médico!

No Seguro Saúde da Generali Tranquilidade, pode incluir o seu filho, desde o nascimento. E, assim, ter acesso a consultas com especialistas em pediatria, em hospitais privados. Pode escolher livremente o médico, hospital ou clínica, mesmo que seja fora da rede, e receberá o reembolso online das despesas, no prazo de 72h úteis. 

Seguro Saúde
Generali Tranquilidade

- Hospitalização (internamentos e cirurgias);
- Médico, enfermeiro, medicamentos ao domicílio e médico online;
- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.


seguro saude individual

Outras alergias na pele comuns em bebés e crianças


Urticária infantil


A erupção cutânea com comichão pode ser causada por uma reação alérgica a alimentos ou medicamentos. Normalmente, aparecem borbulhas e, por vezes, inchaço em algumas partes do corpo.


Eritema das fraldas


Trata-se de uma erupção cutânea na pele do bebé, na zona da fralda. É muito frequente a partir dos 4 meses. É causada pelo aparecimento de fungos, devido à humidade dessa zona. Garanta uma boa higiene e seque bem a pele, antes de colocar a fralda.


Alergia ao sol


É verdade! Algumas crianças têm reações alérgicas aos raios solares. Existem dois tipos: a urticária solar, desencadeada pela própria luz solar, e a urticária fotoalérgica, provocada por algumas outras substâncias, quando entram em contacto com a luz solar.


Picadas de insetos


Quando um inseto pica, é normal aparecer uma pequena borbulha na pele. No entanto, a alergia à picada de inseto desencadeia sintomas mais graves, como uma reação alérgica sob a forma de inchaço, erupções cutâneas por todo o corpo e até problemas respiratórios.


Dermatose plantar juvenil


Ou síndrome das meias suadas. Ocorre quando os pés ficam húmidos de suor e secam rapidamente. Tirar e calçar, repetidamente, os sapatos das crianças no verão, por exemplo, pode provocar esta reação alérgica.

Manifesta-se como uma erupção cutânea. Por vezes, a pele racha, descama e até descasca. É muito frequente nas crianças e, sobretudo, nos adolescentes.


Impetigo


Comum em zonas onde o clima é quente. O impetigo provoca uma erupção cutânea que pode ser acompanhada por bolhas cheias de líquido. Se não forem bem tratadas, estas bolhas transformam-se numa crosta amarela. Aparece, frequentemente, quando a pele está gretada, por exemplo, à volta de uma picada de inseto.


Comichão do nadador


Muito frequente durante o verão. Acontece quando a pele entra em contacto com os parasitas que existem nos lagos, rios, oceanos e águas quentes, e provocam uma alergia cutânea visível com bolhas, manchas vermelhas e vergões, nas zonas não cobertas pelo fato de banho.


Molusco contagioso


Esta infeção viral também é comum em zonas com climas quentes e húmidos. Provoca erupções cutâneas no peito, nas costas e nos membros. São, geralmente, borbulhas alérgicas sob a forma de pequenas bolhas ou "verrugas de água".

 

Quais são as principais causas da alergia infantil na pele?


A causa de todas as reações alérgicas está na resposta do sistema imunitário a um alergénio. O corpo de algumas pessoas reage tão fortemente contra este agente, que desencadeia os sintomas típicos das alergias infantis na pele.

Eis as causas mais comuns de alergias na pele:

  • Alimentos, no caso da alergia à proteína do leite de vaca, marisco, peixe ou ovo;
  • Pó e ácaros;
  • Proteínas presentes no pelo de alguns animais de estimação, como cães ou gatos;
  • Pólen;
  • Insetos como abelhas, formigas-de-fogo ou vespas;
  • Produtos químicos, como os perfumes.

👉 Pode interessar-lhe: Exercícios de estimulação precoce para bebés

 

Sintomas das alergias na pele das crianças


  • Muco persistente, com uma textura aquosa;
  • Urticária;
  • Problemas respiratórios;
  • Aparecimento de borbulhas nos bebés;
  • Comichão na pele;
  • Erupção cutânea em crianças que aparece e desaparece;
  • Manchas vermelhas na pele – ocasionalmente, podem aparecer manchas vermelhas sem comichão ou dor;
  • Inchaço;
  • Irritabilidade do bebé ou criança;
  • Dificuldade em adormecer;
  • Problemas de concentração na escola.

👉 Pode interessar-lhe: Como aliviar a dor de barriga em crianças?  



Como posso saber se o meu bebé tem uma alergia na pele?


O mais comum é os pais do bebé serem os primeiros a detetar os sinais de uma possível alergia no bebé. Mesmo assim, deve consultar um pediatra ou um alergologista, para confirmar essa situação.

Poderá ser necessário fazer testes de alergia. No caso das alergias alimentares, estes testes podem ser feitos em qualquer idade. No entanto, sempre sob a supervisão de um especialista.

 

O que fazer perante as alergias infantis na pele?


Se a reação não for muito grave, siga estas dicas:

  • Evite expor o seu filho ao alergénio que está a causar a reação. Se não tiver a certeza da origem da reação, tente lembrar-se: o seu filho comeu algum alimento que não faz parte da sua dieta habitual? Teve contacto com algum animal?;
  • Corte as unhas do seu filho bem rentes, para evitar ferimentos provocados por arranhões. Use sempre as tesouras próprias para bebés e crianças;
  • Aplique cremes e bálsamos para aliviar a comichão. Aconselhe-se com um especialista, antes de comprar o produto;
  • Leve a criança às urgências se os sintomas não pararem, se tiver febre, náuseas ou lesões cutâneas graves.

👉 Pode interessar-lhe:  Como ajudar uma criança com febre a sentir-se melhor?

 

Como prevenir o aparecimento da alergia infantil na pele


Siga, diariamente, estes conselhos, para evitar a exposição a agentes causadores de alergias:

  • Lave, sempre, a roupa com produtos hipoalergénicos. Ou seja, fórmulas que não contenham substâncias irritantes;
  • Limpe o pó da sua casa com frequência;
  • Utilize coberturas à prova de ácaros, nos sofás e camas;
  • Se ainda estiver a amamentar, evite ingerir produtos lácteos, frutos secos, peixe ou ovos;
  • banhos mornos ao seu filho, se ele sofrer de irritações frequentes;
  • Mantenha a pele do seu bebé limpa, utilizando produtos de pH neutro. Depois de cada banho, não se esqueça de secar bem todo o corpo;
  • No verão, use roupas de algodão largas que deixem a pele respirar.

 

Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida familia

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

COMO ALIVIAR A DOR DE BARRIGA EM CRIANÇAS?

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2