PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Exercícios de estimulação precoce para o desenvolvimento do bebé

O desenvolvimento do bebé começa assim que vem ao mundo. A partir do momento em que uma criança nasce e começa a ter contacto com o que o rodeia, tudo aquilo que ouve, toca, observa e gosta vai ajudar a moldar a sua personalidade.

O desenvolvimento do cérebro de um bebé e o aperfeiçoamento das suas capacidades cognitivas dependem de estímulos familiares e externos. O primeiro ano de vida, dos 0 aos 12 meses, é o período em que os exercícios de estimulação precoce têm maior impacto positivo!

Aprenda a contribuir para o desenvolvimento do bebé. Estimule o riso, preste atenção aos sons a que ele fica mais atento e – porque não? – deixe-o chorar.

Aprenda a praticar os exercícios de estimulação precoce mais eficazes, para que o desenvolvimento seja acelerado e o bebé cresça saudável!

O que é a estimulação precoce e quais os seus benefícios no desenvolvimento do bebé?

A estimulação ou atenção precoce é uma forma de ativar uma série de funções cerebrais nos recém-nascidos que permitem melhorar o desenvolvimento do bebé. Isso acontece porque os exercícios de estimulação vão ajudar a melhorar as capacidades psicomotoras através de atividades adaptadas a cada fase do bebé.

O objetivo da estimulação precoce é fazer com que o seu filho aproveite a usar ao máximo e desde muito cedo as suas capacidades mentais e físicas. Lembre-se que tudo o que os bebés aprenderem nos primeiros anos de vida será o que guardarão quando forem adultos! Portanto, quanto mais cedo o estimular, mais ferramentas lhe estará a dar para o futuro.

Quando se deve iniciar a estimulação precoce dos bebés?

A partir dos 45 dias de vida já pode começar a fazer exercícios de estimulação precoce. Nesta fase inicial é ideal para incutir certos gestos e movimentos, pois é nesse período que o cérebro está mais ativo. Mas, claro, devem ser sempre adaptadas à idade e capacidades do bebé. 

Seguro de Saúde desde 7,05€/mês

- Com Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Médico online;
- Acesso a todas as redes AdvanceCare, incluindo as redes médicas e de bem-estar.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Na verdade, quanto mais cedo começar a estimular o desenvolvimento do bebé, mais recetivo e sensível ele será. A partir daí, os exercícios de estimulação podem continuar até aos 6 anos de idade.

Vantagens da estimulação precoce para o desenvolvimento do bebé

Os exercícios de estimulação precoce aceleram os processos de aprendizagem dos bebés. Através deles, o seu filho poderá adaptar-se melhor a cada etapa vital.

Mas quais são as suas principais vantagens? 

  • Aumentam a capacidade de concentração e a memória. Também desenvolvem a criatividade do bebé.
  • Os exercícios de estimulação precoce aperfeiçoam as capacidades psicomotoras do bebé.
  • Promovem a curiosidade do bebé através da observação. Isso permite-lhe ser capaz de interpretar contextos e as reações das pessoas.
  • Facilitam a aquisição da linguagem, graças a exercícios de articulação, compreensão e expressão oral para bebés. Igualmente, ajudam a reter mais palavras novas e a enriquecer o vocabulário.
  • Reforçam as competências sociais e relacionais. Nos exercícios para estas áreas, trabalha-se a  empatia ou a convivência para melhorar a adaptação do bebé ao ambiente. Isso potencia a sua autoestima e a capacidade de tomar decisões. 

Em alguns casos, estes exercícios permitem que os pais detetem distúrbios de aprendizagem nos seus filhos. São muitos os benefícios que estes exercícios de estimulação precoce têm para o bem-estar e desenvolvimento do bebé

Para se prevenir e cuidar da saúde do seu filho, não deixe de consultar este guia de doenças comuns em bebés durante o primeiro ano.

O primeiro ano de vida, dos 0 aos 12 meses, é o período em que os exercícios de estimulação precoce têm maior impacto positivo! 


O que se trabalha na estimulação precoce?

Os exercícios de estimulação podem ter, como já referimos, vários objetivos no desenvolvimento do bebé.

Assim, podem ser estimuladas diferentes áreas: motricidade, linguagem, capacidades sociais, cognição e emoções do bebé. Vejamos como se trabalha cada uma delas!

Motricidade fina e grossa

Através de exercícios motores, procura-se que o recém-nascido trabalhe a coordenação dos seus movimentos. O objetivo é desenvolver gradualmente os músculos do bebé, de forma a que ele ganhe mais controle sobre eles. Isso vai permitir-lhe controlar melhor os seus membros ou conseguir movimentos de cabeça mais amplos.

Linguagem

Promove as capacidades de comunicação do bebé, primeiro por meio de onomatopeias e sons, para depois, aos poucos, introduzir palavras.

O objetivo não é apenas ensiná-lo a falar, mas também incutir nele hábitos de escuta que lhe permitam analisar melhor as situações.

Social

Alguns exercícios de estimulação conseguem dotar o bebé de ferramentas para enfrentar contextos sociais, como a interação com outras crianças, parentes ou mesmo estranhos.

Cognição

O principal objetivo das atividades de estimulação cognitiva é melhorar os processos de aprendizagem e, portanto, do desenvolvimento do bebé como um todo. Esta atividades são igualmente importantes no progresso social e na criatividade do bebé e ativam o seu pensamento.

Emoções

À medida que as crianças crescem, elas devem começar a saber como identificar as emoções. Especialmente aquelas que sentem!

Isso irá ajudá-las a serem mais autónomas e a desenvolverem uma capacidade de independência muito útil para o futuro. Além disso, esses estímulos também contribuem para que a criança fique menos dependente dos pais.

Antes de continuarmos, conhece os benefícios da amamentação

Exercícios de estimulação precoce para o desenvolvimento do bebé  

Exercícios para o bebé recém-nascido

Os exercícios de estimulação precoce nos primeiros meses de vida devem ser sempre muito controlados e suaves. Vão ajudar o bebé a experimentar as suas primeiras sensações ou ouvir novos sons. 

Os exercícios de estimulação precoce aceleram os processos de aprendizagem dos bebés. Através deles, o seu filho poderá adaptar-se melhor a cada etapa vital. 


Eis algumas ideias de estimulação para um bebé de 1 mês! 

  • Segure delicadamente nas mãos dele e brinque com os dedos, um por um.
  • Faça massagens lentas nos pés e mãos e veja como ele reage.
  • Deite o bebé de costas, pegue na mão esquerda e faça-a tocar no ombro direito e vice-versa.
  • Também com o bebé deitado de costas, agarre nas solas dos pés e leve lentamente os joelhos até o peito. Repita este movimento 5 vezes com cada perna. 

A cólica infantil é uma condição que pode afetar muitos bebés e deixar os pais muito angustiados. Se se vir muito aflito porque nada parece sossegar o seu bebé, antes de ir para o serviço de urgência do hospital, aproveite e peça uma consulta online, um serviço que faz parte de qualquer das proteções do Seguro Saúde da Tranquilidade.

Exercícios para o desenvolvimento de bebés dos 3 aos 6 meses

Até aos 3 meses não é recomendado realizar nenhum exercício de estimulação precoce de cabeça para baixo. A partir dos 4 meses, os exercícios de estimulação para o desenvolvimento do bebé já podem implicar movimentos psicomotores mais complexos.

Trabalhe os músculos do bebé para que, aos poucos, ele ganhe força com esses movimentos simples! 

  • Pegue nas mãozinhas dele e finja bater palmas. Primeiro terá de lhe ensinar o movimento. Quando ele já estiver confortável, incentive-o a repetir o exercício sozinho.
  • Com o bebé deitado de costas, agarre nas pernas dele e imite o movimento de andar de bicicleta.
  • Quando ele estiver deitado ou a gatinhar, ponha um brinquedo que ele gosta ao seu alcance. Tente que ele se estique para tentar pegar nele. 

Tente aumentar a estimulação social do bebé colocando-o na frente de um espelho. Nas primeiras vezes, ele não se reconhecerá. Mas pouco a pouco verá que ele sorri ou olha para ele mesmo. Dê-lhe sinais de mão e encoraje a sua autoidentificação.

Pode lhe interessar: Pancadas na cabeça em crianças: como detetar a sua gravidade? No caso de o seu ter filho ter batido com a cabeça, com o Seguro de Saúde da Tranquilidade pode sempre recorrer ao serviço de médico ao domicílio.

Exercícios para bebés dos 6 aos 11 meses

Nesta idade, eles já devem saber pronunciar algumas onomatopeias como "pa", "ma", "ba" ou "ta". Também devem começar a imitar os pais e a tentar falar, mas sem sucesso. Mas isso é um ótimo sinal de que a aprendizagem da fala está no bom caminho!

Alguns exercícios de estimulação precoce para bebés de 6 meses focados na linguagem são:

  • Ensine-o a chamar os animais. Por exemplo, mostre-lhe a foto de um cão e repita "au, au".
  • Também pode apontar para o pai ou a mãe dele e exclamar “Papá!" ou “Mamã!”

Para a estimulação tátil, tente fazer formas de massinha. Ou pegue num pedaço de papel e amasse-o ou rasgue-o. Outra ideia é dar-lhe a sentir diferentes texturas como um pano, um lenço de seda ou uma lixa suave (não o deixe levar essas coisas à boca).

Exercícios para o desenvolvimento de bebés de 12 meses

Aos 12 meses, os bebés já têm bagagem suficiente para realizar atividades mais interativas. Tente o seguinte!

  • Leia-lhe um livro com figuras e peça-lhe que aponte para essas figuras do livro.Quando ele engatinhar, coloque obstáculos como travesseiros ou cobertores para que ele tenha de se esquivar ou passar por cima deles.
  • Dê-lhe uma bola de borracha, afaste-se e peça-lhe para a atirar para si. Como é evidente, terá de ter a paciência de se levantar de todas as vezes que a bola for parar a outros sítios.


E lembre-se, sua saúde e a de seus entes queridos é muito importante. O Seguro Saúde da Tranquilidade oferece coberturas que se adaptam às necessidades de cada família. Além do mais, oferece descontos adicionais e crescentes quanto maior for o número de pessoas seguras na mesma apólice. A solução ideal para uma família em crescimento!

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2