PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como ajudar uma criança com febre a sentir-se melhor?

A febre é um mecanismo de defesa do organismo e o aumento da temperatura ajuda no combate a vírus e bactérias. Portanto, o ideal é "deixá-la fazer o seu trabalho".  

Logo, o seu objetivo não é eliminá-la, mas sim melhorar o conforto da criança, ao mesmo tempo que acompanha a evolução da sua temperatura. Neste artigo, explicamos o que pode fazer.

Quando se considera que uma criança tem febre? Que medicamentos dar?

Se a febre não ultrapassar os 38,5°C, se o seu filho continuar a brincar, a comer e a beber, e se não tiver problemas de saúde específicos, então dar-lhe um medicamento contra a febre pode não ser essencial.

Por outro lado, se o seu filho não tolerar bem a febre, se esta se prolongar por mais de dois dias, se a sua respiração for rápida ou se a criança tiver menos de 3 meses, poderá dar-lhe um antipirético. Neste caso, opte pelo Paracetamol, respeitando a posologia, a dose máxima diária e o intervalo entre doses recomendado.

Como medir a temperatura da criança?

Se lhe parece que a criança tem febre, em primeiro lugar, é preciso medir a temperatura. Atualmente, os termómetros digitais são os mais aconselhados. Além de serem rápidos, são mais fiáveis. Sabe onde pode medir a temperatura? Nós dizemos:

No reto – deite a criança de costas e introduza a ponta prateada do termómetro no ânus, sem forçar. Este método é o mais aconselhado para crianças de berço e até aos 3 anos.

Nas axilas – basta colocar o termómetro na axila (encostando o braço ao corpo) e esperar pelo sinal sonoro. Não é tão preciso como o método retal, mas é mais prático. Além disso, é mais indicado para crianças agitadas.

No ouvido – coloque o termómetro ao redor da abertura do ouvido e aguarde. Não se deve usar em crianças com menos de 3 anos. 

Na boca – coloque a ponta do termómetro debaixo da língua e mantenha a boca da criança fechada. Aguarde três minutos, se estiver a utilizar um termómetro analógico. Este método é muito fiável, mas não o use, caso a criança tenha comido ou bebido há menos de meia hora. 

🔔 Nota: lave sempre o termómetro com água fria e sabão, antes e depois de o usar. Em seguida, desinfete-o com água e guarde-o longe do alcance das crianças. Não use o mesmo termómetro para fazer medições retais e orais.

O que devo fazer a uma criança com febre?

Depois de confirmar que a criança tem febre, comece por tomar estas medidas: 

  • Mantenha a criança com pouca roupa, num ambiente que não seja demasiado aquecido;
  • Hidrate-a. Para isso, dê-lhe líquidos com frequência;
  • Não a obrigue a comer, se ela não quiser;
  • Vigie a criança com febre, estando com atenção a sinais de alerta que indiquem que a situação de saúde piorou. 

Perante uma doença de uma criança ou de um bebé, não corra riscos. Um Seguro Saúde como o da Tranquilidade permite, nas opções Base, Mais e Top, a possibilidade de pedir um médico ao domicílio ou de fazer uma consulta online. Disponibiliza, inclusivamente, um serviço de entrega de medicamentos ao domicílio.

Para fazer o pedido de médico ou medicamentos ao domicílio, ligue para a linha AdvanceCare Saúde 📞 210 11 44 60 (custo de chamada para a rede fixa nacional). 

Em que situações devo levar a criança com febre ao médico?  

Seguro Saúde Tranquilidade

- Hospitalização (internamentos e cirurgias);
- Médico, enfermeiro, medicamentos ao domicílio e médico online;
- Medicina Dentária incluída em todas as opções;
- Portal e App myAdvanceCare com reembolso online em 72h úteis.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Quando a febre ocorre num bebé com menos de 3 meses, é aconselhável procurar assistência médica urgente. Se a febre alta persistir durante mais de dois dias, numa criança com menos de 2 anos (três dias para além dessa idade), deve levá-la ao médico.

Qualquer que seja a idade do seu filho, há sinais de alerta que devem levar a procurar aconselhamento médico, o mais rapidamente possível: 

  • se a febre exceder os 40°C;
  • se a criança deixar de responder a estímulos;
  • se se recusar a beber;
  • se aparecerem manchas vermelhas no corpo;
  • se apresentar dificuldades respiratórias;
  • se a criança apresentar dores de cabeça, rigidez do pescoço ou vómitos.  

 

O que fazer se a febre estiver associada a diarreia e/ou vómitos?

Quando a febre é acompanhada por diarreia e/ou vómitos, por exemplo, no caso de uma gastroenterite, o risco de desidratação aumenta, sobretudo em crianças muito jovens. Assim sendo, poderá utilizar uma solução de reidratação oral, que pode encontrar nas farmácias, para compensar as perdas de água e de minerais.

Privilegie a simplicidade. Se o seu filho tiver mais de 2 anos, ofereça-lhe água com regularidade, mesmo que ele não a peça. É igualmente aconselhável adaptar a sua alimentação. Evite os alimentos de difícil digestão e proponha-lhe arroz, puré de maçã ou banana em caso de diarreia, ou uma dieta líquida nas primeiras horas após o início dos vómitos.

Se a diarreia e os vómitos forem graves e a febre persistir, deve consultar imediatamente um médico

Sabia que pode incluir o seu agregado familiar no Seguro Saúde da Tranquilidade? Usufrua de um desconto de quantidade através do qual, se juntar os elementos da família ao seu seguro de saúde, vai conseguir poupar no valor que paga mensalmente.  

 

👇 Pode interessar-lhe:

Como aliviar a dor de barriga em crianças?

Ajude os seus filhos a ter uma alimentação e hábitos saudáveis

Benefícios do desporto para crianças: um guia por idades


Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2