PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Benefícios do desporto para crianças: um guia por idades

Os benefícios do desporto para as crianças não são menores do que nos adultos. Em Portugal, segundo o “Inquérito aos Hábitos Desportivos da População Escolar Portuguesa”, 60% dos alunos do primeiro ciclo faz menos de duas horas de exercício por semana. Esta intensidade na prática desportiva é claramente insuficiente face às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativamente a crianças e adolescentes.

São diversos os benefícios do desporto durante a infância que estão provados. Praticar desporto ajuda as crianças a crescer e a fortalecer os músculos, proporcionando uma vida mais saudável no futuro. Existem inúmeros desportos para crianças, dependendo das suas capacidades físicas, aptidões e preferências.

Da ginástica para crianças, de carácter mais lúdico, aos desportos para crianças mais exigentes do ponto de vista mental e estratégico, as opções são infinitas. Gostaria que os seus filhos começassem a praticar desporto? O segredo é encontrar o desporto para crianças mais adequado à sua idade!

Neste artigo, sugerimos diferentes desportos para crianças – veja se algum se adequa às necessidades e preferências do seu filho.

Desportos para crianças mais recomendados e seus benefícios

Os desportos que lhe vamos sugerir são alguns dos mais recomendados para crianças, dado que apresentam inúmeros benefícios.

Natação

A natação exercita quase todos os músculos do corpo e é ideal para corrigir a postura corporal, especialmente os problemas de coluna. Melhora a flexibilidade e tonifica o corpo, ajudando a manter uma boa forma física. Graças à tranquilidade que resulta de estar na água, a natação pode também ajudar a relaxar mentalmente e a reduzir os níveis de estresse.

Artes marciais

As artes marciais, como o karaté ou o judo, são alguns dos desportos com mais benefícios para as crianças. Ajudam a desenvolver os princípios de autocontrolo e de defesa (sempre de forma divertida e saudável), bem como a concentração, a agilidade e os reflexos. As artes marciais incutem um sentido de disciplina que é muito benéfico para as crianças.

Basquetebol

O basquetebol é um excelente desporto de equipa. As crianças que praticam este desporto desenvolvem a capacidade de trabalhar em conjunto e de respeitar regras. Do ponto de vista físico, o basquetebol ajuda a desenvolver a agilidade e a coordenação.

Escalada

A escalada é um dos desportos para crianças menos populares, mas traz inúmeros benefícios para a sua saúde. Por exemplo, pode ajudá-las a superar os seus medos e a desenvolver a resiliência mental. Também trabalha a sua capacidade de tomar decisões ponderadas e responsáveis, ajudando-as a desenvolver a maturidade. Por último, mas não menos importante, a escalada exige agilidade nos movimentos, flexibilidade e força.

Ginástica rítmica

A ginástica rítmica previne as lesões musculares, fortalece os músculos e evita o excesso de peso. É também um dos desportos que melhor desenvolve a criatividade das crianças.

Xadrez

Embora o xadrez não envolva muito movimento físico, tem grandes benefícios para as crianças. Obviamente, do ponto de vista mental, melhora a concentração, a visão estratégica e a agilidade mental, mas também estimula a memória e a empatia ao tentar antecipar as jogadas do adversário. No entanto, não são apenas as capacidades mentais que são desenvolvidas! A tensão da competição aumenta a tensão arterial, a pulsação e a respiração.

Benefícios do desporto para crianças por idades

3 a 5 anos

De acordo com a OMS, crianças e adolescentes até aos 18 anos devem fazer, pelo menos, uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa, ao longo da semana. No entanto, para crianças de 4 a 5 anos, os pais devem procurar atividades desportivas que deem prioridade ao movimento, em detrimento da intensidade. Os benefícios dos desportos para crianças estão particularmente presentes na natação e nas artes marciais, pois favorecem a coordenação, que é vital nesta idade.

5 a 7 anos

Com o início das aulas, os pais devem encorajar as atividades que se realizem fora de casa. É essencial ensinar às crianças o respeito pela natureza e encorajar a sua independência. A escalada, o esqui, a equitação ou o ciclismo têm benefícios perfeitos para estas idades. Tudo boas razões para as encorajar a praticar atividades ao ar livre.

7 a 10 anos

A partir dos 7 anos, as crianças começam a desenvolver uma abordagem estratégica ao jogo e a compreender a utilidade do trabalho de equipa. É a idade ideal para praticar desportos de equipa. Alguns exemplos de exercício físico para crianças dos 8 aos 10 anos são o basquetebol, o hóquei, o ténis e o voleibol.

10 anos ou mais

Todos os bons desportos envolvem um elemento de competição ou de realização pessoal, fomentando um espírito com que algumas crianças nascem naturalmente. A partir dos 10 anos, o desenvolvimento motor das crianças é suficiente para a prática de qualquer desporto. No entanto, talvez seja a altura de o fazer de forma mais profissional. Incentive o seu filho a integrar um clube ou uma equipa onde possa praticar o seu desporto favorito de forma competitiva!

Seguros Atividades Desportivas desde 2,5€/mês

- Despesas de tratamento;
- Proteção extra face aos seguros obrigatórios que as Federações proporcionam aos seus atletas;
- Cobertura por morte ou invalidez permanente.

Prancha de surf, roda de bicicleta, patins, raqueta e bolas a propósito do seguro de atividades desportivas.

Benefícios do desporto para crianças em casa

Embora seja recomendável que as crianças saiam à rua, explorem e socializem, por vezes não é possível praticar um desporto ao ar livre. Os dias de chuva, as férias escolares ou a falta de motivação podem mantê-las afastadas dos ambientes exteriores. Mas também é possível praticar desporto com crianças em casa!

O ioga é uma disciplina que não necessita de muito equipamento especializado e que pode ser praticada em casa. Só precisa de um tapete e de roupas largas. O ioga ajuda, também, a exercitar o controlo da respiração e a gerir melhor o humor. Se tiver filhos particularmente ansiosos, experimente! Aqui ficam algumas dicas para que possa começar a ensiná-los. As crianças também podem praticar Zumba ou ginástica em casa, divertindo-se enquanto exercitam os músculos.

Praticar desporto ajuda as crianças a crescer e a fortalecer os músculos, proporcionando uma vida mais saudável no futuro.


Mais umas dicas sobre benefícios do desporto para crianças

Embora os desportos para crianças ocupem parte do tempo livre que lhes resta à tarde, são uma das formas mais eficazes de transmitir valores positivos, que estas acabam por incorporar na sua vida futura. Alcançar objetivos através do esforço ajudará os seus filhos a enfrentar a vida com maior maturidade. Então, por que espera? Incentive os seus filhos a praticar o desporto de que mais gostam!

E claro, se quiser ficar completamente sossegado aproveite o Seguro Atividades Desportivas da Tranquilidade. O acesso à Rede Desporto e Saúde dá-lhe cobertura, quer o seu filho seja amador ou federado, a preços convencionados, incluindo despesas de tratamento em Portugal e em deslocações ao estrangeiro num evento desportivo. Acompanhe o crescimento do seu filho com segurança, sempre!

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2