PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

10 raças de cães que soltam pouco pelo

Há cães que "trocam" de pelo, embora nem todos da mesma maneira. A renovação capilar é natural nestes mamíferos. Algumas pessoas preferem evitar ter pelos de cão nos estofos do carro, no sofá ou nas mantas de casa. Consequentemente, as raças de cães que não largam pelo estão a tornar-se cada vez mais populares.

O pelo que determinados cães largam aumentam os sintomas de alergia. E, embora não possamos falar de cães hipoalergénicos, existem raças de cães que não têm pelos ou cujo pelo cai muito pouco. Quais são? Dizemos-lhe aqui.

Neste artigo, vai descobrir: 

  • Raças de cães que não têm pelos;
  • Raças de cães que crescem pouco e largam pouco pelo;
  • Se existem raças de cães hipoalergénicas;
  • Por que razão os pelos dos cães caem;
  • Como remover pelos de cão do sofá, almofadas ou estofos. 

10 Raças de cães que largam pouco pelo

Conheça as raças de cães que, praticamente, não perdem pelo ou cujo pelo cai em quantidades muito reduzidas:

1. Caniche

Caniche em cima de sofá

A típica pelagem encaracolada, densa e macia dos caniches é o que os torna tão especiais. Embora tenda a ficar emaranhada se não for cuidada, esta é uma das raças de cães que quase nunca larga pelos.

Conselhos! A partir dos 9 meses, o pelo dos caniches médios ou dos caniches toy fica encaracolado. Lembre-se de que terá de escová-lo quase diariamente.

2. Bichon Maltês

Cão de raça Maltês em cima de um sofá

De pelagem branca, o bichon maltês é um cão de natureza brincalhona e alegre. Como esta raça não tem subpelo mais curto, é uma das que menos pelos perde.

Conselhos! Se tiver um bichon maltês, lembre-se de que precisará de aparar a pelagem num tratador de cães a cada 6-8 semanas. Assim, concentre-se na região dos olhos, orelhas e focinho para garantir um dia a dia mais confortável e higiénico ao animal.

3. Cão d’água

 Cão de água no jardim

Quer se trate do cão d’água português ou da sua versão espanhola, ambas as raças estão entre as que menos pelo largam. De tamanho médio, a pelagem é muito dura, encaracolada e resistente, o que ajuda a manter uma forte aderência à pele.

Conselhos! Claro, precisará de escovar o seu cão d’água todas as semanas para evitar que a pelagem forme nós.

Vai ter um animal de estimação em casa? Sobretudo quando são cachorros, há algumas raças bastante enérgicas e irrequietas, propensas a fazer disparates. A Tranquilidade pode facilitar-lhe a vida com o Seguro Responsabilidade Civil Cães, que cobre os atos imprevistos do seu cão. Pretende mais informações? Consulte-nos sem compromisso!

4. Yorkshire Terrier

Yorkshire deitado na relva

É provável que já os tenha visto em muitas ocasiões. Os yorkshire terriers são uma raça de cães pequenos extremamente popular. O seu tamanho tão "portátil" e a capacidade de reter o pelo fazem deles um dos mais escolhidos para pessoas com alguma alergia a pelos de cão.

Conselhos! O pelo destes cães pode acumular muito pó e sujidade. Por isso, deve lavá-lo com frequência.

5. Galgo Espanhol

Galgo Espanhol a passear no campo

É daqueles que prefere cães grandes que não soltam pelos? Os galgos são uma das raças mais calmas e afetuosas que existem. Além disso, apesar da altura, são capazes de se enroscar em locais minúsculos, o que os torna ideais para morar em apartamentos.

Têm um pelo muito curto, macio, que quase não se solta. Isso faz deles candidatos perfeitos para quem procura um cão que não largue pelo.

Conselhos! A personalidade do galgo é especial: são cães tímidos e até um pouco medrosos, que precisam de muito carinho. Além disso, são adequados a famílias com bebés e crianças pequenas.

👉 Pode interessar-lhe: 4 principais vantagens de adotar um animal de companhia

6. Shih Tzu

Cão Shih Tzu a correr na relva

Curiosamente, os Shih Tzus têm pelos longos e lisos com textura lanosa. Mesmo assim, a sua pelagem, bem presa à pele, faz com que estes não se desprendam.

Conselhos! Dado o comprimento da pelagem, deve escová-la com frequência. Caso contrário, vão acumular-se os pelos mortos que não poderão ser expelidos naturalmente, causando problemas de saúde.

7. Dachshund (ou Teckel)

Dachshund na relva

Mais conhecidos como "cães-salsicha", estes cães não crescem muito e não soltam praticamente pelo nenhum. A pelagem é muito curta, dura e muito densa, embora existam algumas variedades com pelos mais longos e finos. Ainda assim, não precisará de se esforçar muito para limpar os pelos dos sofás, carro ou almofadas.

Conselhos! A renovação capilar dos dachshunds ocorre durante a primavera e o outono, épocas em que a queda de cabelo pode ser sentida levemente.

8. Xoloitzcuintle

Cão de raça Xoloitzcuintle a correr na relva

Embora sejam menos conhecidos, também existem cães sem pelo. É o caso do xoloitzcuintle. Esta raça é de origem mexicana e a sua pele é totalmente isenta de pelos. O nome, quase impronunciável, pode ser substituído por “pelado mexicano”.

Conselhos! Como o “xolo” é uma raça sem pelos, deve ter muito cuidado com as queimaduras solares na pele.

👉 Pode interessar-lhe: 8 dicas para educar e treinar o seu cão filhote

9. Lhasa Apso

Lhasa apso em cima de uma rocha à beira mar

São cães de tamanho médio e que não largam pelos, o que pode ser difícil de acreditar à primeira vista, pois possuem uma pelagem muito longa, fina e sedosa, que pode levá-lo a pensar que a sua casa ficará coberta de pelos. Porém, como aderem muito à pele, a queda é residual.

Conselhos! Deve escovar a pelagem várias vezes por semana, para a manter brilhante e com a cor intacta.

10. Fox Terrier

Fox Terrier a correr na relva

Com um caráter ousado e muito inteligente, o fox terrier é um dos mais populares cães de tamanho médio que não perdem pelo. Tem uma pelagem curta, um pouco encaracolada e bastante espessa e áspera.

Conselhos! Recomenda-se que escove o fox terrier 1 a 2 vezes por semana.

Raças de cães que não têm pelos

Os cães sem pelos existem realmente? Decerto que sim. Acima, já falámos do Xoloitzcuintle. Aqui vão mais alguns exemplos: 

  • Terrier sem pelo americano;
  • Cão de Crista Chinês;
  • Chihuahua sem pelo;
  • Cão-pelado-peruano;
  • Jonangi;
  • Terrier-pelado-americano. 

Raças de cães que crescem pouco e largam pouco pelo

Procura um cão que permaneça pequeno e cujo pelo não caia? Assim sendo, opte por uma destas raças: 

  • Caniche Toy;
  • Bichon Maltês;
  • Chihuahua;
  • Yorkshire Terrier;
  • Schnauzer Miniatura;
  • Shi Tzu. 

👉Tire todas as dúvidas! Posso viver num apartamento arrendado com os meus animais?


Existem raças de cães hipoalergénicos ou que não causam alergias?

A comunidade científica é clara: não existem cães hipoalergénicos ou que não causem alergias. Na verdade, a reação alérgica ao cão nem sequer está relacionada com o tipo de pelagem, o seu comprimento ou a sua espessura. O que causa a alergia são as proteínas presentes na pele e na saliva.

Apesar disso, certas raças de cães que não perdem pelos, ou o fazem moderadamente, causam sintomas muito mais leves. É até possível que pessoas com alergias possam conviver com estes animais.

Por que razão os pelos dos cães caem?

A substituição da pelagem é um fenómeno natural. Contudo, existem alguns fatores que intensificam essa substituição. O seu cão solta muito pelo? Pode ser devido a um destes fatores: 

  • A raça e o tipo de substituição. É uma questão genética. Com efeito, certas raças de cães têm um ciclo de eliminação mais longo;
  • Stress. Quando um animal de estimação sofre de stress ou ansiedade, a perda do pelo pode intensificar-se;
  • As temperaturas elevadas também favorecem a queda do pelo;
  • Desequilíbrios hormonais. Às vezes, pode ocorrer alopecia cutânea. Se for esse o caso, vá a um veterinário para que ele verifique a saúde do seu animal de estimação.  

Seguro Cães e Gatos

- Plano completo de vacinação gratuita;
- Tratamento em ambulatório, internamento e cirurgia;
- Não exclui qualquer doença em função da idade do animal;
- Acesso a rede de bem-estar (lojas pet care, hotéis, pet sitting).

Cão castanho a brincar com gato cinzento.

Como remover os pelos de cão?

Sem dúvida que os pelos do cão podem ser irritantes e anti-higiénicos. Quer aprender a tirar os pelos dos sofás, almofadas ou estofos de carros? Aqui tem algumas soluções fáceis: 

  • Escove a pelagem do animal regularmente. Grande parte da perda de pelo ocorre quando os folículos mortos se vão acumulando gradualmente, até que acabam por cair. Assim, uma forma de evitar que se espalhem pela casa é removê-los com uma escova de cão;
  • Compre um aspirador de pelo de cão. Alguns modelos são especialmente projetados para aspirar até os pelos mais finos;
  • Use rolo adesivo para remover os pelos das roupas;
  • Liberte o stress acumulado do seu animal de estimação, levando-o a passear e fazer exercício;
  • Peça ajuda a um profissional! Se notar que o seu cão está a perder pelo em excesso, consulte um veterinário, a fim de compreender a causa e encontrar um possível tratamento para reduzir essa perda. 

O Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade disponibiliza a maior rede de cuidados de saúde animal em Portugal, composta por hospitais, clínicas e consultórios, à qual associa uma rede de bem-estar com produtos e serviços não clínicos para animais, tais como lojas pet care, hotéis, pet sitting, etc.

Além disso, o seguro pode, entre outros, garantir o reembolso de despesas médicas e de medicamentos em caso de acidente e/ou de cirurgia em caso de doença, bem como as despesas de internamento em caso de cirurgia. Pode contemplar também um plano completo de vacinação gratuita e a inclusão de outras por comparticipação, na rede de prestadores, incluindo a da Leishmaniose. Se quiser garantir a defesa do animal e o pagamento dos danos causados a terceiros, pode acrescentar a cobertura de Responsabilidade Civil, ao Seguro Cães e Gatos. 

Compare as coberturas e escolha a melhor opção para si e para o seu animal de estimação.

 

Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico veterinário, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais de medicina veterinária, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o caso particular do seu animal.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2