PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

8 dicas para treinar e educar o seu cão filhote

Em Portugal, os cães e gatos registados no SIAC são mais de 3 milhões. Os animais de estimação estão a converter-se nos verdadeiros companheiros dos humanos. 

Não há dúvida de que ter um cão o fará viver muitas emoções: acabará por considerar o animal como mais um membro da família, descobrirá o seu lado mais empático e protetor e receberá carinho e companhia sempre que for preciso. Claro que também terá de ter muita paciência e perseverança enquanto treinar o seu cão filhote! 

Se está a ler este artigo, provavelmente, está pronto para incluir um novo membro na sua família ou, tendo isso já acontecido, percebeu que ele é muito mais malandro do que imaginava. Seja como for, provavelmente vai ter muitas dúvidas: como educar o cão da maneira mais correta?; as coleiras de treino para cães são recomendáveis?; qual é o método mais eficaz e rápido de treinar o seu cão filhote? Desvendaremos todos os truques! 

A importância de treinar o seu cão filhote 

Treinar o seu cão filhote a ser educado é uma das melhores decisões que pode tomar. Por um lado, irá favorecer uma boa convivência em casa. 

Como qualquer pessoa, os cães também têm a sua personalidade e nem sempre reagem como é desejado. Sobretudo quando são cachorros, sempre com vontade de brincar, sempre a roerem os cantos dos móveis ou a ladrarem para chamar a sua atenção. Isso é natural. Mas é possível limitar esses comportamentos e estabelecer limites que facilitarão o seu dia a dia e o da sua família.

Além disso, obrigá-lo a obedecer a determinadas regras e poder chamá-lo à atenção quando for preciso poderão evitar que ele se exponha a situações de risco. Conseguir treinar o cão vai mantê-lo fora da estrada e vai evitar que ele se magoe se brincar num parque com outros cães sem trela.   

Já para não falar da vossa ligação! Treinar o seu cão filhote criará um vínculo emocional e indestrutível entre os dois. Vai conhecê-lo melhor, empatizar com os erros e vitórias dele e vão viver juntos momentos que nunca esquecerá. 

Muitos treinadores caninos recomendam sempre ter um seguro de responsabilidade civil para proteger os donos face a atos imprevistos dos animais. Lembre-se de que, enquanto dono do seu cão, você é o responsável máximo pelo comportamento dele. O nosso seguro Cães e Gatos disponibiliza uma cobertura opcional de responsabilidade civil. No caso de animais perigosos ou potencialmente perigosos, o Seguro de Responsabilidade Civil é obrigatório.  

Seguro Cães e Gatos

Opte por uma solução reforçada desde 6,6€/mês:
- Despesas com acidentes
- Despesas com cirurgia devido a doença
- Despesas com internamento em consequência de cirurgia
- Descontos na rede de bem-estar animal AnimaDomus
- Serviços de assistência a animais domésticos ao domicílio
Gato cinzento a brincar com cão castanho de grande porte

Diferença entre educar ou treinar o seu cão filhote 

Normalmente ouvimos ambos os termos, mas sabe qual é a diferença entre eles? Treinar o seu cão ou educá-lo tem nuances que alteram tanto os objetivos como a forma de trabalhar com o seu companheiro peludo. Vamos dizer-lhe quais são. 

Educar o cão implica trabalhar a sua aprendizagem desde que é cachorro, a fim de que aprenda a comportar-se corretamente e se adapte às situações do dia a dia. Ou seja, conseguir que perceba que deve manter-se tranquilo quando passear na rua ou quando o acompanha nos seus recados, e também que entenda quais são os momentos em que pode soltar-se e brincar à vontade com os amigos num parque. 

Treinar o cão implica conseguir que ele faça uma determinada ação. Vai tentar que ele tenha um determinado comportamento obedecendo a uma ordem sua, a um assobio ou a um gesto. É frequente confundir ambos os conceitos. Ainda assim, quando falamos de treinar um cão, normalmente isso implica uma combinação entre um trabalho de educação com algumas ações de treino muito concretas que podem dar muito jeito em determinadas ocasiões. 

Como treinar o seu cão?  

Treinar um cão não é fácil. Esta é uma regra básica que não deve esquecer. Qual é a parte positiva? Educar o seu amigo de quatro patas pode ser muito divertido e reconfortante! O processo de treino é sempre progressivo. Quanto mais melhorar, mais depressa aprenderá os passos seguintes e mais fluidas serão as sessões de treino. 

Siga estes conselhos sobre como treinar o seu cão filhote e conseguirá educá-lo de forma rápida e fácil! 

1. Estabeleça uma rotina de treino  

Estes amigos de quatro patas são animais de hábitos. Por isso, recomenda-se que planifique a rotina de treino. O ideal é optar por sessões de apenas 15 a 20 minutos. Caso contrário, ele acabará por se cansar ou aborrecer, deixará de prestar atenção e a sessão não terá efeito. Além disso, deve replicar esta sessão sempre à mesma hora e todos os dias (ou quase). 

2. Quando treinar o seu cão filhote envolva toda a família 

Um erro comum de muitas famílias que têm cães é fazer com que a responsabilidade pela sua educação seja de uma única pessoa. O compromisso com o cão tem de ser de todos. Caso contrário, nunca conseguirá obter resultados positivos. 

Evite fazer exceções ou reduzir as expectativas de acordo com o membro da família que interagir com ele. Se uma das regras básicas na hora de educar o cão for dar-lhe comida sempre às 2 da tarde, então toda a gente deve cumprir esse horário para o ajudar a progredir. Da mesma forma, é essencial combinar entre todos a forma como o vão recompensar com algum prémio especial. 

3. Trabalhe o reforço positivo 

Para que o seu cão confie em si, o vínculo entre ambos é essencial. Trabalhe sempre esse compromisso através do reforço positivo. Isto significa que deve premiar sempre os comportamentos adequados e nunca castigar os comportamentos incorretos. 

Treinar o seu cão filhote criará um vínculo emocional e indestrutível entre os dois. Vai conhecê-lo melhor, empatizar com os erros e vitórias dele e vão viver juntos momentos que nunca esquecerá.

Claro que isto não significa que, para lhe obedecer, o seu cão esteja a contar receber uma guloseima ou um prémio especial. Pode sempre empregar como recompensa a própria comida dele ou mesmo carícias mais efusivas. A brincadeira interativa também pode funcionar bem como reforço positivo. Interagir com ele através de uma brincadeira interativa pode ser a recompensa. 

4. Defina objetivos de acordo com as capacidades do seu cão 

Não espere que o seu cachorro obedeça às suas indicações à primeira. É até muito provável que não o faça à segunda ou à terceira. Quando se trata de treinar o seu cão filhote, o processo inclui fases de interiorização. Defina os seus objetivos de acordo com as capacidades do seu amigo. 

5. Simplifique as regras 

As ordens mais efetivas são as que são simples e fáceis de executar. Devem ser ordens para o seu bem-estar real, como prestar-lhe atenção se ele estiver em perigo, esperar sossegado pela comida ou deixar que lhe ponham o arnês quando vai passear. Outro erro comum é fazê-lo compreender que não pode tirar comida da mesa. Redefina a regra por algo mais simples e positivo! Não lhe dar nunca a comida do seu prato, por exemplo. 

6. Observe o comportamento dele fora das sessões de treino  

Ainda que sejam poucas as pessoas que reparam nisso, parte da educação do cão passa por observar o comportamento dele fora das sessões de treino. É a forma de o conhecer melhor, e assim, identificar que tipo de reações tem. 

Tem tendência para morder a cauda? Sempre que vê crianças fica com medo? Esses pequenos detalhes podem ajudá-lo a moldar a educação do seu cão de uma forma mais eficaz. 

7. Pratique as ordens de movimento 

Ordens de movimento são as que implicam uma ação através do próprio corpo. “Vem”, “quieto”, “sentado” são as mais comuns. Mas por que motivo deve praticar esses exercícios? Os cães só conseguem interiorizar algumas palavras. É-lhes mais fácil aprenderem termos curtos, simples e claros. Além disso, as ordens que implicam uma reação através da postura corporal aprendem-se mais facilmente porque se adaptam melhor ao tipo de comportamento dos cães. 

8. Tenha paciência e desfrute! 

Não se esqueça do objetivo de treinar o seu cão: melhorar o vosso bem-estar e segurança. Se as sessões decorrem de uma forma tranquila e com confiança, terá resultados melhores. Para isso, seja paciente e premeie o seu cão com reforços positivos. 

O treino do seu cão é uma aventura que deve ser desfrutada. Tire fotos das sessões, grave vídeos com os progressos do seu cão e encha-se de orgulho sempre que ele aprender algo novo. Se desfrutar desses momentos o seu cão também os desfrutará. 

Gestos que NÃO deve fazer ao treinar o seu cão filhote 

Agora que já vimos como educar o seu cão, convém também que saiba aquilo que não deve fazer:  

  • Não grite, ralhe ou bata no seu cão. Está demonstrado que o castigo físico ou psicológico não tem um impacto positivo a médio ou longo prazo no comportamento do animal. Pelo contrário, pode prejudicar a vossa relação e piorar a conduta do animal. 
  • Nunca use coleiras de estrangulamento, de tortura ou coleiras de treino com choques elétricos. Nem sequer são eficazes. Mas o mais importante é que causam ao animal dor e castigo desnecessários. Opte pelos reforços positivos através de recompensas. 
  • Evite chamá-lo de diferentes maneiras. Mesmo que sejam nomes carinhosos, isso pode confundi-lo. Chame-o sempre pelo nome dele. 
  • Não use frases nas ordens que lhe dá. Empregue termos curtos e simples que simbolizem ações. 
  • Recorra à ajuda de um treinador profissional ou de um etólogo (profissional veterinário que se foca no tratamento do comportamento) se o seu cão tiver problemas de comportamento.  

Ainda não tem Seguro Cães e Gatos para o seu animal? Na Tranquilidade este seguro pode incluir uma componente de responsabilidade civil, para garantir a defesa do animal e o pagamento dos danos causados a terceiros. E temos ainda uma cobertura adicional de Responsabilidade Civil do detentor do animal. Peça mais informações, sem compromisso. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento