PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

4 principais vantagens de adotar um animal de companhia

Se está a ponderar arranjar um animal de estimação, tem duas possibilidades: comprar ou adotar. A segunda possibilidade é sempre de louvar, sobretudo tendo em conta que houve um aumento de 38,6% no número de animais abandonados em Portugal, entre 2021 e 2022

Mas quer compre, quer adote, pondere antes e avalie se está de facto em condições de assumir um compromisso destes. 

Concretamente, antes de levar um cão ou um gato para casa analise as seguintes questões:  

O compromisso.  

É uma decisão que exige adaptação da vida familiar e tempo – para passear com o animal, para brincar, para o educar e treinar. Por outro lado, ao adotar um animal de companhia, deve também zelar pelo seu comportamento. O dono do animal é o principal responsável pelo seu comportamento e por eventuais acidentes que ele cause. Saiba que, com o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade, pode garantir a defesa do animal e o pagamento dos danos causados a terceiros.  

A viabilidade financeira.  

Ter um animal de companhia implica sempre custos. De saúde, alimentação, educação, bem-estar, etc.  

A escolha do animal de companhia.  

Esta decisão pode variar, dependendo do tipo de casa em que vive (moradia ou apartamento; com jardim ou não), do tipo de agregado familiar, da disponibilidade para tomar conta e conviver com o animal, etc. 

Afinal, quais são as principais vantagens de optar pela adoção? 


1. Ao adotar um animal de companhia salva uma vida 

Literalmente. Ao proporcionar um novo lar ao animal, está a dar-lhe condições de vida, de conforto e de afeto únicas que ele nunca terá num centro de acolhimento, por muito bom que seja. Está ainda a permitir que a personalidade do animal se possa manifestar e desenvolver totalmente de forma harmoniosa. 

Além do mais, se pretender adotar um cão ou um gato a escolha é bem vasta. Dos filhotes de cães e gatos, aos animais mais crescidos, dos animais rafeiros (mas tão castiços... e espertos!) aos “arraçados”, ou mesmo de raça pura. 

 

Ao adotar um cão ou um gato não paga nada pelo animal e os custos de vacinas obrigatórias, colocação do chip e desparasitação são muito menos elevados do que num veterinário particular.


É só entrar num centro de acolhimento ou numa associação que acolha animais e procurar o cão ou gato que o vai conquistar. Prepare-se, pois por vezes é mesmo amor à primeira vista. 

2. Ganha um amigo para a vida 

Toda a gente já ouviu histórias fantásticas acerca da fidelidade e lealdade dos animais para com os seus donos. Algumas até são tema de filmes. 

O extraordinário é que, na sua essência, são todas verdadeiras e até muito mais frequentes do que se imagina. O mais provável é que a relação entre um animal de companhia e o seu dono se transforme num laço de amizade inquebrável. 

E não nos referimos apenas aos cães. Também os gatos, apesar do seu caráter independente, gostam e demonstram afeto aos donos, não faltando histórias extraordinárias do laço especial entre os gatos e os humanos. 

Acredite que, ao resgatar um animal de um abrigo, independentemente da idade dele, ele irá reconhecê-lo para sempre. Seja um cão ou um gato, o animal vai perceber a diferença entre viver num refúgio com várias dezenas de outros animais ou numa casa só (ou quase) para ele, na companhia de uma família adotiva exclusiva. 

3. É mais barato adotar um animal de companhia do que comprá-lo 

É verdade. Ao adotar um cão ou um gato não paga nada pelo animal e os custos de vacinas obrigatórias, colocação do chip e desparasitação são muito menos elevados do que num veterinário particular. 

Como é evidente, depois desses primeiros cuidados terá de levar o animal ao veterinário para consultas de rotina, ou no caso de surgir algum problema. Sabia que com o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade tem acesso a consultas a preços convencionados e descontos numa rede de bem-estar com lojas e centros de Norte a Sul do país? 

Seguro Cães e Gatos

- Plano completo de vacinação gratuita;
- Tratamento em ambulatório, internamento e cirurgia;
- Não exclui qualquer doença em função da idade do animal;
- Acesso a rede de bem-estar (lojas pet care, hotéis, pet sitting).

Cão castanho a brincar com gato cinzento.

A União Zoófila, a Petify, a SOS Animal e a Sociedade Protectora dos Animais são exemplos de associações que se dedicam a recolher animais abandonados. 

Também é possível adotar nos centros de acolhimento das câmaras municipais. Se pesquisar na Internet por “adotar um animal” e incluir a seguir o nome da câmara municipal da sua zona, num instante tem acesso à informação necessária.  

Poderá ainda encontrar o seu futuro animal de estimação em páginas de redes sociais, como a Be My Friend, um projeto criado para ajudar Associações e Canis através da arte da fotografia. 

4. Ter um animal de companhia faz bem à saúde mental e física 

Passear com um cão ou brincar com um gato, nem que seja por quinze minutos, é um momento de lazer e também de exercício físico. Por vezes, é o único motivo que nos impede de chegarmos a casa, calçarmos as pantufas e não nos mexermos mais até ao final do dia. 

Ter um animal de estimação traz benefícios mentais. Uma infografia criada pela Mental Health America e a Human Animal Bond Research Institute (HABRI) lista os cinco principais benefícios mentais de ter um animal de companhia:  

  • Reduz o stresse; 
  • Melhora o humor e combate a depressão; 
  • Reduz a solidão; 
  • Melhora o bem-estar; 
  • É uma ajuda duradoura para quem se debate com desafios de saúde mental.     

Por outro lado, ter um animal de companhia em casa também pode contribuir – e muito – para a educação dos filhos e para o desenvolvimento de determinadas competências (capacidades de compromisso, liderança, organização, etc.). 

Como vê, ao adotar um cão ou um gato está a salvar uma vida e a criar as bases para uma relação de amizade única. Lance-se, em consciência, na aventura de levar para casa um animal de companhia. Para o poder fazer com toda a Tranquilidade, conte com o ajuda do Seguro Cães e Gatos

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento