PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

4 fatores que ajudam a poupar dinheiro no seguro automóvel

A subida da inflação, das taxas de juro e, consequentemente, a subida do custo de vida tornou, ainda mais urgente, a necessidade de poupar dinheiro. A questão é como o conseguir, quando (achamos nós) não existe margem de manobra para tal.  

Mas talvez exista essa margem de manobra. Acreditamos que a solução para poupar dinheiro está em gestos radicais ou muito expressivos, quando, muitas vezes, está em pequenos gestos que até podem parecer insignificantes. 

Segundo a Pordata, 9% dos consumos de bens e serviços das famílias portuguesas em 2019 foram gastos em bens duradouros, metade dos quais em carros.  

Na verdade, o carro corresponde a uma despesa fixa para mais de metade da população de Portugal. À sua compra devem acrescentar-se as despesas com o combustível e/ou carregamento elétrico, com a manutenção e com o seguro automóvel.  


Em Portugal, o seguro de responsabilidade civil é obrigatório, o que significa que não pode deixar de o ter. Mas pode aumentar o grau de proteção do seu carro, acrescentando outras coberturas.

Relativamente a esta última, temos uma boa notícia: há pequenas decisões que pode tomar e que ajudam a poupar dinheiro no seguro do carro. E todas dependem apenas de si. 

Conheça bem os nossos planos de seguro automóvel  


É a primeira coisa a fazer antes de decidir qual o seguro que vai contratar. Assim, saiba que o Seguro Automóvel da Tranquilidade está disponível em três opções:  

  • Base: esta opção, além da responsabilidade civil obrigatória, inclui a assistência em viagem, a proteção dos ocupantes, a proteção jurídica e a Assistência em Viagem para carros elétricos;
  • Mais: junta toda a proteção da opção Base, acrescentando a proteção contra roubo, incêndio e catástrofes naturais (por exemplo, cheias); 
  • Top: é a opção mais completa, também protege o seu veículo em caso de acidente por sua culpa (por exemplo, choque, colisão e capotamento).  

Estas opções não são fechadas. Isto é, pode acrescentar outras coberturas que, dadas as suas circunstâncias, considere importantes. Há, portanto, uma flexibilidade que pode usar a seu favor. Sugerimos que leia este artigo sobre a escolha do seguro automóvel, pois pode ajudá-lo a poupar dinheiro.      

Fatores que podem ajudar a poupar dinheiro no seguro 


1. Escolher um seguro adaptado às suas necessidades

Um dos erros cometidos por muitas pessoas, quando contratam um seguro automóvel, é escolherem uma proteção desadequada. 

Em Portugal, o seguro de responsabilidade civil é obrigatório, o que significa que não pode deixar de o ter. Mas pode aumentar o grau de proteção do seu carro, acrescentando outras coberturas. Pense no tipo de carro que tem e nas suas necessidades. 

Por exemplo: tem garagem ou o carro está na rua, dia e noite, faça chuva ou faça sol? Anda muito na estrada? Usa o carro só para a cidade ou faz, habitualmente, viagens mais longas? Desloca-se em autoestradas e vias rápidas ou também conduz no campo, por estradas de terra, etc.? 

A resposta a essas questões pode ajudar a perceber que tipo de coberturas extra se adequam à sua situação. Claro que as coberturas extra têm custos. No entanto, ao invés de as ver como um custo, veja-as como um investimento, dado que o poderão fazer poupar dinheiro no caso de ter um azar. Consulte aqui as diferentes coberturas do nosso seguro automóvel.  

2. Ter os seguros todos na mesma seguradora e poupar dinheiro 

Não é incomum ter-se mais do que um seguro. Por exemplo, do carro, da casa, de saúde, multirriscos, etc. Se é o seu caso, mas tem os seguros em várias seguradoras, tente evitar essa dispersão. 

Se juntar os seus seguros na Tranquilidade, terá vantagens. Sabia que se juntar outros seguros ao nosso Seguro Automóvel pode obter descontos até 10%?  

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque; 
- Participação online do sinistro.

Carro elétrico verde em carregamento.

3. Optar pelo pagamento anual do seguro  

Aqui tem uma forma de poupar dinheiro no seu seguro do carro e que passa despercebida a muitas pessoas. Quando se contrata um seguro, pode-se escolher o pagamento do seguro de forma fracionada ou anual. 

Se escolher a primeira opção terá de decidir se o pagamento será em prestações mensais, trimestrais ou semestrais. Normalmente, escolher o pagamento fracionado tem um custo extra. Significa isto que o pagamento anual evita os custos de fracionamento. 

Mas não só. Pagar o valor do seguro, de uma só vez no ano, tem ainda outras vantagens

4. Ser um condutor cuidadoso 

A falta de cuidado na estrada pode ter consequências indesejadas, no que diz respeito à integridade física do condutor e de outras pessoas na estrada (outros condutores, passageiros e pedestres). 

Pode ter consequências materiais que se revelem desastrosas, principalmente para os culpados dos acidentes. E pode também aumentar o preço do seguro do carro. 

No seguro automóvel, há fatores que influenciam o seu preço. Por exemplo, o local onde se vive e circula, o número de anos com carta de condução e se o carro pertence a uma entidade coletiva ou particular. Se tiver um histórico de participação de acidentes pelos quais foi responsável, poderá ver o valor do seguro agravado. 

Se procura as melhores soluções para o seu seguro automóvel, peça ajuda a um agente. Além de conhecer o mercado, saberá encontrar os melhores descontos. 

E, acima de tudo, o agente conhece os planos, opções e coberturas como ninguém, o que significa que será o melhor conselheiro, no que diz respeito à sua proteção, da sua família e do seu património. Encontre o agente Tranquilidade mais próximo de si

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento