PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Preço do seguro: pagamento anual ou fracionado

De certeza que já lhe surgiu esta dúvida no momento da contratação de um seguro. Enquanto definia as condições de uma apólice de automóvel, casa ou qualquer outro seguro teve de decidir como queria que fosse pago o valor de seguro. No fundo, o que fez foi escolher entre um pagamento anual ou um fracionamento mensal, trimestral ou semestral. Uma opção que se sente na hora de pagar o seguro.

Será que a sua decisão sobre o preço do seguro ao longo do tempo é a melhor para si? Vamos tirar-lhe as dúvidas e mostrar-lhes as implicações de cada alternativa.

Como funciona o fracionamento do preço do seguro?

O glossário de seguros da Tranquilidade é o seu segundo melhor amigo no que toca a entender todos os termos ligados a esta atividade. Qual é o primeiro? O seu mediador. De acordo com o glossário, o fracionamento é o "pagamento do prémio anual do contrato em prestações mensais, trimestrais ou semestrais". Quando optar por um fracionamento, estará a combinar com a Seguradora o pagamento de um valor anual em prestações periódicas, dividindo assim o preço do seguro.

As vantagens do pagamento anual

A diferença entre pagar uma apólice de seguro de uma única vez ou em prestações não é uma mera questão de linguagem.

> Garante a proteção contra esquecimentos

Imagine que tem um seguro multirriscos para a sua casa e que decidiu diluir o preço do seguro com um pagamento trimestral. Pagou o primeiro recibo, mas depois não pagou o segundo. Entretanto, no segundo trimestre da apólice teve uma inundação que provocou danos avultados. A seguradora não aceita o seu pedido. Porquê? Porque a apólice anula por falta de pagamento.

> Evita custos de fracionamento

A opção pelo pagamento anual do seguro, além de o libertar destas preocupações, tem outras vantagens. A possibilidade de fracionar o pagamento do valor de uma apólice de seguro costuma vir acompanhada de um encargo. Pagando o preço do seguro anual, evita os custos de fracionamento.

A solução ideal depende de si

Analisadas as vantagens e desvantagens de cada cenário, é tempo de escolher a alternativa que melhor serve os seus interesses.

Tome nota, contudo, que nem todos os seguros permitem este fracionamento. Um seguro de acidentes pessoais pode ter valores anuais tão reduzidos que justifiquem um pagamento anual. Por outro lado, um seguro automóvel, sobretudo se incluir uma cobertura de danos próprios, pode justificar a repartição do pagamento.

Antes de se decidir, use os simuladores à sua disposição ou consulte um mediador para perceber qual é a solução ideal para si. Há sempre formas de compensar eventuais encargos adicionais. Independente da opção escolhida, lembre-se sempre das vantagens de aderir ao débito direto. Se o fizer, não precisa de se preocupar com a data do pagamento nem em deslocar-se a lado nenhum para o fazer. Além disso, é uma opção segura e que não tem quaisquer custos adicionais.

E sabia que, na Tranquilidade, se for um Cliente Verde e aceitar receber a documentação por correio eletrónico estará isento do custo da apólice? Além de poupar o meio ambiente ainda estará a poupar a sua carteira.

Está sempre a tempo de mudar

A subscrição de um seguro é um processo dinâmico. A vida altera-se e as suas necessidades também. Por isso, é importante ir adaptando o nível de proteção e as coberturas de qualquer apólice de seguro. A sua forma de pagamento do preço do seguro não é exceção.

Para alterar a periodicidade dos pagamentos de uma apólice, desde que as condições o permitam, basta que o peça por escrito. Além de identificar o tipo de fracionamento pretendido, o tomador do seguro deve assinar a declaração e enviá-la 30 dias antes da data de vencimento do valor a pagar.

Se ainda tiver alguma dúvida, a melhor forma de as esclarecer é junto de um dos mediadores Tranquilidade ou visitando uma das nossas lojas. A opinião de um especialista vai ajudá-lo na tomada de decisão e vai garantir que os pedidos são feitos de forma exemplar.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

carro que transporta malas em cima

Seguro Auto

Seguro o seu carro com tranquilidade

vidatranquila horizontal

SAIBA PORQUE O SEGURO DE VIDA DA CASA NÃO CHEGA

Saber Mais
preco-do-seguro-pagamento-anual-ou-fracionado-2