PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

O que fazer se o seu carro tiver um pneu furado?

Ninguém está livre de ser surpreendido por um pneu furado, enquanto conduz. Se ainda não lhe aconteceu, pode ser uma questão de tempo. Um pneu furado pode causar um acidente de carro, por isso, é conveniente saber como agir perante este cenário.

Contamos todos os truques, neste guia completo.

Até que ponto os pneus são importantes para a segurança do carro?

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), “é nos pneus que se produzem as forças necessárias ao controlo do veículo”. A ANSR informa, igualmente, que os pneus são muito importantes quer no que respeita ao conforto, quer no que se refere à segurança. Sobretudo, por duas razões: por um lado, eles transmitem as forças estáticas (peso do veículo e carga) e dinâmicas (atrito que materializa a aceleração, a travagem, a tração, etc.), entre o veículo e o pavimento; por outro, contribuem decisivamente para assegurar a aderência do veículo ao pavimento.  

Portanto, a falta de manutenção dos pneus – pneu furado, desgaste da banda de rodagem ou pressão de ar incorreta nas rodas do carro – pode ser responsável por um acidente de carro. Para o evitar, é fundamental controlar o bom estado das rodas do carro e trocá-las quando necessário.

👉 Este artigo interessa-lhe! Carta por Pontos: como se perdem e ganham pontos

Riscos de conduzir com um pneu furado

Apercebe-se de que um dos pneus do seu carro está ligeiramente vazio. Ao observá-lo melhor, descobre que está furado! Ainda que muitas pessoas não tratem de imediato da sua reparação, os riscos a que ficam expostas podem ser mortais.

Veja bem: 

  • Um pneu furado compromete a configuração do carro. O equilíbrio mecânico do automóvel ficará afetado;
  • Ao mesmo tempo, conduzir pode tornar-se mais desconfortável. Vai notar isso no amortecimento ou na direção do veículo;
  • Já para não falar na sua segurança! O risco de o pneu rebentar e fazer o carro despistar é elevado;
  • Um pneu furado pode alterar o tipo de resposta numa travagem.  

👉 Saiba mais. Sabe qual é a altura mais perigosa para conduzir num dia de chuva?

Causas de um pneu furado

Estas são as razões mais comuns para um pneu furar: 

  • Pressão inadequada dos pneus do carro;
  • Sobrecarga do carro. Os pneus estão projetados para suportar um peso máximo. Ultrapassar, ou conduzir com frequência no limite desse peso, pode furar um ou mais pneus;
  • Conduzir a alta velocidade sobre lombas acaba por afetar a estrutura da borracha dos pneus;
  • Embater contra as arestas dos passeios pode rasgar os pneus;
  • Qualquer objeto pontiagudo na estrada, como vidro, um prego ou outra peça afiada, aumenta o risco de um pneu furar;
  • Finalmente, uma má manutenção também afeta o estado destas peças. Recomenda-se a troca dos pneus após 40 000 a 50 000 quilómetros de rodagem. 

👉 Este artigo pode interessar-lhe! Por que motivo deve optar por um carro com várias tecnologias incluídas?

Seguro Automóvel Tranquilidade

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.

Carro amarelo, com malas no tejadilho, seguro pelo seguro automóvel da Tranquilidade

O que fazer se um pneu furar durante uma viagem?

Não é um assunto para brincadeiras! O furo num pneu enquanto conduz pode fazer com que perca o controlo do veículo e tenha um acidente de carro. Para evitar esse risco, ponha em prática estes conselhos: 

1. Mantenha a direção do carro o mais direita possível. Evite girar bruscamente o volante;

2. Reduza, lentamente, a velocidade do carro. Mas, é claro, sem carregar no travão com força. O melhor é travar com o motor, reduzindo gradualmente as mudanças;

3. Acenda as luzes de emergência ("quatro piscas"). Dessa forma, está a informar os outros condutores da sua situação de emergência;

4. Faça uma paragem de emergência, num local que não represente risco para si ou para os outros veículos;

5. Vista o colete retrorrefletor antes de sair do carro;

6. Coloque o triângulo retrorrefletor a uma distância que permita, ao condutor que vem a seguir, travar, ou desviar o carro, em segurança;

7. Só depois de dados todos os passos anteriores, pode trocar o pneu, usando o pneu suplente, ou repará-lo, utilizando o kit antifuros. 


Lembre-se! Mesmo assim, recomendamos que opte por contactar a sua seguradora. Na Tranquilidade, por exemplo, o nosso Seguro Automóvel conta com uma rede de reboques disponíveis 24 horas por dia. Além disso, com a app Tranquilidade pode fazer a participação online de uma forma simples e rápida e acompanhar, em tempo real, a chegada do reboque.

👉 Leia este artigo: Dicas para praticar uma condução segura para si, peões e ciclistas.

Como trocar um pneu furado?

Para trocar um pneu furado precisará de um pneu sobresselente, um macaco e uma chave de porcas. Se o seu carro tiver pneu sobresselente, esses elementos estarão na mala do carro. Se o pneu tiver tampão, retire-o para aceder às porcas. Desaperte-as ligeiramente, antes de colocar o macaco. Se tentar desapertar as porcas com a roda no ar, esta pode girar e tornar tudo mais difícil. Coloque o macaco (aconselhamos consultar o manual do carro para saber onde o deve colocar) e levante o carro. Retire o pneu furado e coloque o de substituição. Aperte as porcas, primeiro ligeiramente e depois usando a chave. Baixe o macaco e retire-o. Guarde o pneu estragado na mala, juntamente com as outras ferramentas. Pode acontecer que o pneu sobresselente seja de um tamanho diferente do original. Se assim for, deverá incluir indicação sobre a velocidade máxima a que pode conduzir. É ainda aconselhável verificar a pressão do pneu num posto de gasolina.

👉 Espreite este vídeo! Vídeo: o que fazer no caso de ter um pequeno acidente de carro

Perguntas frequentes

Quanto tempo leva um pneu furado a esvaziar?

Se tiver um prego pequeno no centro da banda de rodagem e não estiver muito quente, o pneu pode levar vários dias a esvaziar. Mas, se o caso for mais grave (por exemplo, se o pneu se rasgou), esvaziará em pouco tempo.

Se um pneu está furado, será necessário trocar os dois?

Na verdade, todos os especialistas recomendam a substituição de ambos os pneus, se um deles furar. Desta forma, garantirá um perfeito alinhamento e a estabilidade do carro será melhor. Ambos os pneus devem ter o mesmo nível de desgaste e de pressão. Conduzir com pneus com uma diferença acentuada pode levar a um acidente de carro.

Se o seu Seguro Automóvel for Tranquilidade, saiba que tem à sua disposição oficinas convencionadas, onde se pode dirigir para fazer reparações ao seu carro. Estas oficinas trazem um conjunto de vantagens aos nossos clientes, tais como veículo de cortesia (sujeito a condições específicas) entregue na própria oficina, reboque, lavagem, aspiração, verificação de luzes e níveis de óleo e água. Assim como a prioridade e rapidez na reparação e também a garantia de reparação.

Descubra qual a oficina convencionada mais próxima de si

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2