PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Sabe qual é a altura mais perigosa para conduzir, num dia de chuva?

Nos dias em que a chuva não dá tréguas e o piso fica molhado, a condução pode tornar-se perigosa, com possíveis derrapagens, aquaplanagem e estradas escorregadias. Perante estas circunstâncias, pode ser particularmente difícil manter o controlo do carro.

Comecemos por uma pergunta, cuja resposta é importante que todos os condutores conheçam: num dia de chuva, qual é a altura mais perigosa para conduzir?

A) Quando começa a chover;

B) Quando o sol aparece, mas continua a chover;

C) Quando já chove há muito tempo. 

A resposta certa é a A - quando começa a chover.

O motivo é simples: mesmo que não consiga ver, os carros deixam resíduos ao passar nas estradas, como partículas de pneus, óleos e graxa. Quando começa a chover, a água quebra as partículas endurecidas que, misturadas com a água da chuva, se transformam num revestimento muito liso na estrada. Isto tem como resultado condições perigosas e escorregadias.

Pelo contrário, quando chove durante um longo período de tempo, o revestimento é praticamente removido, exceto nas poças, onde a mistura de óleos e graxa se acumulam - o que, combinado com a visibilidade comprometida, pode criar problemas adicionais. 

É importante ter muito cuidado ao conduzir quando começa a chover, especialmente depois de um período de seca. Se estiver escuro e nublado, talvez seja mais sensato adiar a sua viagem.

Saber como as estradas molhadas e a visibilidade reduzida afetam o modo de condução do seu automóvel vai ajudá-lo a conduzir em segurança em condições de chuva. Manter-se seguro pode ser simples se fizer um esforço consciente para pôr em prática estas 9 dicas que partilhamos consigo:

1. Verifique o equipamento do seu carro

Certifique-se de que está tudo bem com o equipamento do seu carro antes de começar a condução. Verifique os seus faróis, luzes traseiras e limpa para-brisas, para confirmar se estão a funcionar de forma eficiente. Veja também a banda de rodagem dos pneus do seu carro (pneus carecas podem reduzir drasticamente a sua tração em estradas molhadas). 

Lembre-se de que reduzir a velocidade e ligar as luzes são duas das formas mais simples e eficazes de reduzir as hipóteses de um acidente causado pela chuva.

2. Abrande a velocidade

Não só deve respeitar o limite de velocidade afixado ao conduzir em condições de tempo húmido, como também deve conduzir consideravelmente mais devagar do que faria num contexto normal. O tempo de reação do seu carro é muito mais lento quando está a chover, por isso a redução da velocidade é imperativa em tempo chuvoso. 

3. Ligue os faróis do carro

Mesmo que esteja apenas uma névoa, ligar os faróis do veículo aumentará tanto a sua própria visibilidade como a capacidade de os outros condutores verem o seu carro na estrada.

4. Use os limpa para-brisas

Embora isto possa parecer senso comum, algumas pessoas esquecem-se de ligar os limpa para-brisas quando a chuva não é intensa. A velocidade dos limpa para-brisas da maioria dos carros é ajustável, de modo a eliminar a humidade do vidro, quer esteja uma névoa leve ou chuva forte. Há também vários produtos disponíveis, como os repelentes de água para vidros, que ajudam as gotas de água a dispersar.

5. Mantenha uma distância de segurança

É mais difícil parar o carro quando está a chover. Assim sendo, mantenha uma distância maior do que o habitual, entre o seu veículo e o carro à sua frente (preferencialmente, uma distância algumas vezes maior do que o tamanho do seu automóvel). 

6. Evite travagens bruscas

Tente abrandar o seu carro, tirando o pé do acelerador mais cedo do que normalmente faria, em preparação para abrandar ou parar. Não utilize o cruise control para que a sua atenção ao utilizar tanto o acelerador como o travão esteja em sintonia.

7. Tenha cuidado com as poças de água

Conduzir sob poças de água pode provocar aquaplanagem, ou seja, levar o carro a perder tração e deslizar na superfície da estrada. Para evitar a aquaplanagem, conduza sempre que possível em locais onde a água não se tenha acumulado, mudando de faixa de rodagem ou conduzindo em segurança em torno dessas áreas. 

8. Tire o pé do acelerador se o carro estiver a aquaplanar

A aquaplanagem é uma das causas mais comuns dos acidentes de carro em tempo de chuva porque os motoristas podem perder o controlo do automóvel. Se o seu carro estiver a aquaplanar, tire calmamente o pé do acelerador e vire na direção que a frente do carro precisa seguir, evitando curvas repentinas.

9. Ventile o seu automóvel

A chuva faz com que os níveis de humidade aumentem - prova disso é o facto de as janelas do seu carro ficarem embaciadas quando conduz nestas condições atmosféricas. Os sistemas de ventilação da maioria dos carros incluem uma função que tem como objetivo reduzir o embaciamento que se desenvolve no interior das janelas e para-brisas. Pode ser necessário parar o carro, caso deixe de ter visibilidade através dos vidros.

Por fim, certifique-se de que está protegido na estrada, com o Seguro Automóvel da Tranquilidade enquanto “copiloto” - escolha a opção mais adequada às suas necessidades, com uma assistência em viagem eficiente, que engloba diversas garantias que podem vir a ser-lhe muito úteis.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

POR QUE MOTIVO DEVE OPTAR POR UM CARRO COM VÁRIAS TECNOLOGIAS INCLUÍDAS?

Saber mais
mulher ao volante a tocar no ecrã do tabliê