PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

14 dicas para se manter motivado após o dia da corrida

Depois de meses de preparação, completou com êxito o seu objetivo no dia da corrida para a qual se preparou. E agora, sente-se com motivação para continuar a correr?
 
Hannah Rayner, treinadora de corrida qualificada e experiente em corrida de resistência, recomenda uma pausa antes de decidir os seus próximos passos. "É normal sentir-se desanimado nos dias posteriores a uma corrida, sobretudo se deu o máximo", diz. "Se tem treinado muito, é obrigatório dar ao corpo e à mente o merecido descanso antes de planear o que se segue. Uma pausa de duas a seis semanas depois do dia da corrida (dependendo da distância da mesma) permitir-lhe-á recuperar totalmente. Nesse período pode, e deve, manter a atividade com caminhadas, ciclismo ou natação." A treinadora relembra ainda para "usar o tempo de pausa, tão necessário depois de ter cruzado a linha de chegada, para decidir onde correrá a seguir."
 
Mas como manter o entusiasmo após uma corrida? Conheça as melhores dicas da treinadora Hannah Rayner:
 
1. Analise a sua experiência
Pensar em tudo aquilo de que gostou e em todo o esforço despendido ajudará a decidir qual deve ser o próximo desafio de corrida. Por exemplo, se realmente gostou de fazer a corrida, inscreva-se noutra que tenha como objetivo a mesma distância. Se sentir coragem, dê aquele salto de 5 para 10 km (ou ainda mais). Lembre-se que progredir não significa necessariamente aumentar a distância.
 
2. E que tal criar uma equipa?
Se corre quase sempre sozinho, experimente juntar-se a um clube de corrida local ou a um grupo nas redes sociais. Além de passar a ter o estímulo de outros desportistas, irá experienciar o prazer de estar com pessoas com quem partilha um mesmo interesse.
 
3. Arranje companhia
Se não gostar de um grupo grande, encontre um companheiro de corrida com quem possa criar um compromisso de correr num determinado dia/hora. Desse modo, a motivação será mútua.
 
4. Encontre caminhos por descobrir
Procure novos lugares para correr. Há apps como MapMyRun e Strava (muito populares entre ciclistas e corredores) que sugerem novas rotas para explorar.
 
5. Estabeleça um novo objetivo
Procure outra corrida em que a motivação é diferente, nem que seja uma distância ou terreno que nunca experimentou. Por exemplo, se a sua última corrida foi na estrada, experimente algo com mais obstáculos, como um trail.
 
6. Estabeleça objetivos regulares e pequenos
As apps como o Strava não só registam as suas corridas, como também lançam vários desafios divertidos. Entre eles contam-se objetivos de distância mensais. Ou, para os mais competitivos, a hipótese de ser o mais rápido num segmento de uma rota de corrida local.
 
7. Relaxe e distraia-se
Lembre-se que o tempo de corrida também pode ser um tempo de reflexão. Crie uma nova playlist musical ou descarregue alguns podcasts para ter vontade de voltar a correr e cronometrar os quilómetros.
 
8. Organize as suas tarefas
Integre as corridas no dia a dia para voltar ao ritmo. Em vez de passear o cão, leve-o a correr consigo. Quando tiver uma encomenda para despachar, vá em corrida até aos correios.
 
9. Vá mais longe
Junte o útil ao agradável. Ligue a sua próxima corrida a um momento de lazer ou até a uma viagem. Procure corridas por toda a Europa ou mais longe. 
 
10. Trabalhe os seus pontos fracos
Use o tempo depois de uma corrida para melhorar o seu desempenho. Por exemplo, para trabalhar a velocidade, aumente, de vez em quando, o ritmo numa distância curta entre dois postes.
 
11. Faça da corrida um hábito
Comece uma série de corridas e não falhe. Não interessa se o que conseguir primeiro é um mínimo de 30 minutos de corrida ou a distância de 5 km, o importante é que mantenha o ritmo e assuma esse compromisso consigo mesmo.
 
12. Ajude os outros
Se na última corrida em que participou estava sozinho, experimente uma corrida solidária, por exemplo  - vai ajudá-lo a manter a motivação e ainda ajuda a causa!
 
13. Diversifique
Correr não tem de ser a sua única atividade física: inclua no plano semanal um pouco de cross-training, ciclismo ou natação. Use pesos e pratique Pilates para fortalecer os músculos do core, que é ótimo para ganhar estabilidade na corrida.
 
14. Inspire-se
Inspire-se em histórias extraordinárias. Veja um filme ou leia um livro. Aqui tem duas sugestões: o filme desportivo Lorena, la de pies ligeros e o livro Nascidos Para Correr, de Christopher McDougall.
 
 
Estas dicas vão ajudá-lo a manter-se motivado, mas não se esqueça de que a segurança e a proteção são fundamentais. O Seguro de Atividades Desportivas (Move it) da Tranquilidade permite-lhe participar em corridas, com a segurança de quem conta com uma proteção à medida das suas necessidades.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-1

SEGURO ATIVIDADES DESPORTIVAS (MOVE IT)

Pratique desporto em segurança

Saber Mais
vidatranquila horizontal

7 COISAS QUE DEVE FAZER ANTES DE COMEÇAR A CORRER

Saber Mais
corre-ou-anda-de-bicicleta-entao-precisa-de-um-seguro-de-acidentes-pessoais-2