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Manutenção da moto – guia completo

Uma boa manutenção da moto é essencial para garantir o seu bom desempenho e prolongar a sua vida útil. Dado que muitos dos seus componentes, como a corrente, os filtros ou os travões estão mais expostos, é aconselhável estar atento a cada um deles, com um cuidado especial.

Neste artigo, respondemos a questões como a frequência com que deve ser realizada uma revisão completa da moto, que elementos da sua moto deve cuidar, como fazê-lo e muito mais.

Cuide de cada detalhe e aproveite ao máximo este guia completo para manutenção da moto.

Guia completo para a manutenção da moto

Como qualquer veículo, é inevitável ir com a moto à oficina para fazer a revisão periódica. Porém, para além disso, o espírito motociclista leva muitos amantes das “duas rodas” a terem um cuidado especial com a mecânica.

Tome nota destas dicas para manter a sua moto em bom estado.

1. A limpeza da moto é essencial

Ter uma moto limpa não é apenas uma questão estética. Por estar exposta às mais diversas condições meteorológicas, a humidade, o pó e o desgaste normal afetam, com mais facilidade, os seus componentes. Por isso, é conveniente incluir a limpeza periódica como uma rotina na manutenção da moto.

Para lavar a sua moto, use uma esponja e um detergente específico para motos, que encontrará facilmente no mercado. Use apenas detergentes neutros e, além da esponja, pode usar uma pequena escova de cerdas macias. É sempre preferível lavar a mota à sombra e deixá-la secar ao ar livre. Isto, claro, quando o clima assim permitir.

Dica! Evite lavar a sua moto recorrendo a água com pressão, pois pode danificar alguns elementos. Também não é aconselhável o uso de produtos não específicos, visto serem abrasivos e poderem danificar a pintura e outros componentes.

2. O estado dos pneus  

A segurança sobre duas rodas depende, em grande parte, do estado dos pneus. Para garantir uma boa manutenção da moto, certifique-se de que a banda de rodagem dos pneus tem uma profundidade mínima de 1,6 mm. Observe também se os pneus apresentam cortes ou deformações.

É conveniente verificar, regularmente, a pressão dos pneus. Para isso, consulte sempre as recomendações do fabricante e verifique se está dentro dos parâmetros especificados. A adesão ao asfalto depende disso!

Na Tranquilidade, com o nosso Seguro Moto, além do seguro de responsabilidade civil obrigatório, terá assistência em caso de avaria ou acidente, em Portugal ou na Europa e nos países da bacia do Mediterrâneo e, se quiser, pode acrescentar outras coberturas, como por exemplo, a garantia dos danos em capacetes e fatos.

3. Os níveis de óleo  

No caso das motos, o óleo tem um papel fundamental no seu bom desempenho. Uma boa imagem para entender isto é pensar no nosso coração: quando o motor está ligado, ele lubrifica os componentes, evitando que se desgastem pelo atrito. Portanto, manter bons níveis de óleo é fundamental para a manutenção da moto.

Lembre-se! Os especialistas aconselham a verificar os níveis de óleo a cada 30 dias, ou a cada 10 mil quilómetros.

4. O estado da corrente

Se o seu veículo possui corrente, deve dar-lhe especial atenção. Uma tensão correta, uma boa lubrificação e uma limpeza regular reduzem o risco de a corrente poder partir.

Lembre-se de inspecionar, regularmente, a corrente para garantir uma boa manutenção da moto.

A tensão está bem ajustada? Nunca exceda os 5 cm de folga. Está limpa? É aconselhável lubrificá-la a cada 500 quilómetros ou semanalmente. Use apenas produtos lubrificantes próprios para correntes de moto.

Dica! Pode usar massa lubrificante com um pincel, mas evite pôr em demasia. O excesso de massa tende a concentrar mais areias e outras sujidades, na corrente.

5. O estado dos travões

Os travões que mostram desgaste vão perder a capacidade de reagir quando for necessário. E isso vai aumentar os riscos na condução! Para o evitar, é conveniente verificar o fluido de travão e as pastilhas de tempos a tempos.

Para isso, basta verificar, semanalmente, o nível no reservatório de óleo dos travões e garantir que se mantém no máximo da sua capacidade.

Quanto às pastilhas, se mostrarem sinais de desgaste, devem ser substituídas o mais depressa possível. Sinais de desgaste são, por exemplo: indicadores de desgaste (ranhuras ou fendas) riscados ou apagados, pastilhas com um desgaste irregular, ouvir rangidos ou uma chiadeira quando trava. 

Seguro Moto

- Proteção da mota, condutor, passageiros e danos causados a terceiros;
- Proteção de ocupantes e despesas de tratamento;
- Opção de garantia dos danos em capacetes e fatos;
- Cobertura em caso de furto ou roubo.

Rapaz sentado numa moto, a colocar o capacete

6. Os filtros: os grandes esquecidos

Mas não neste guia completo sobre a manutenção da moto! Acredite ou não, os filtros também são importantes. A sua função é simples: evitar que partículas nocivas cheguem ao motor. No entanto, se houver um entupimento, por exemplo, do filtro de óleo, o fluxo de lubrificante pode causar danos no motor.

Lembre-se! Esta é a frequência com que deve trocar os filtros da sua moto: 

  • Substitua o filtro de óleo a cada 5 000 ou 15 000 quilómetros, dependendo da marca. Mas, a cada duas mudanças de óleo, é conveniente também mudar o filtro;
  • No caso do filtro de ar, faça-o a cada 30 000 quilómetros, aproximadamente. 

7. A bateria da moto

Dependendo da idade da bateria, em alguns casos, é necessário recarregar, ou mesmo substituir, o líquido para melhorar o seu desempenho. Ainda assim, a realidade é que a bateria de uma moto é um dos elementos mais complexos, por isso, é sempre aconselhável contar com a ajuda de um profissional. Uma oficina especializada verificará o estado da bateria. E, se necessário, irá instalar a que melhor se adapta à sua moto.

8. As luzes da moto

A sua visibilidade e a dos veículos à sua volta dependem da manutenção de condições de iluminação adequadas. Não se esqueça de o fazer a cada 50 000 quilómetros, ou sempre que uma delas fundir.

Uma boa manutenção da moto é essencial para garantir o seu bom desempenho e prolongar a sua vida útil.


Para uma boa manutenção, quando deve fazer a revisão?

Cumprir os pequenos gestos e verificações que este guia completo lhe dá, ajudará à boa manutenção da moto, mas não lhe permite ignorar as avaliações profissionais.

Estes são os quatro momentos em que convém fazer uma verificação rápida, na sua oficina de confiança:

Antes de uma viagem mais longa – É daqueles que vibra com a estrada e as viagens longas de moto? Lembre-se de levá-la a uma oficina antes de embarcar na aventura;

Antes da primavera Com a chegada do bom tempo, vai aumentar a frequência com que usa a moto. Prepare-a para a temporada;

Antes do inverno – Da mesma forma, o frio, a chuva e a neve farão com que viaje menos de moto, ou que a guarde até que acabe o tempo frio. Depois do uso que deu à sua moto durante o verão, é aconselhável ir a uma oficina para fazer a manutenção da moto;

Antes da inspeção – Mesmo que ache que a sua moto está em perfeitas condições, não vale a pena correr riscos. Uma revisão antes da inspeção ajuda a garantir a sua aprovação.

Perguntas frequentes relacionadas com a manutenção da moto

Um guia completo deve responder às duas perguntas mais frequentes sobre a manutenção da moto: 

  • Quantos quilómetros são de mais para uma moto? As motos costumam ter uma vida útil entre 100 000 e 150 000 quilómetros, ou entre 12 e 15 anos. Considera-se que os 100 000 quilómetros percorridos já são demasiados para garantir a perfeita mecânica, performance e segurança do veículo. 

👉 E, já que falamos em segurança… Saiba o quão seguro é o seu capacete de moto

  • Faz mal manter acionada a alavanca da embraiagem? Manter a embraiagem, de uma moto, sempre acionada implica um desgaste prematuro do componente. Deve usar a alavanca da embraiagem apenas quando é necessário mudar de velocidade. 

Um bom seguro de moto é importante. Sobretudo se pensarmos que, numa moto, o condutor está muito mais exposto. O Seguro Moto da Tranquilidade, pode incluir coberturas de choque, colisão ou capotamento, quebra isolada de vidros, furto ou roubo, incêndio e ainda proteção de ocupantes e condutor. Lembre-se: quanto mais protegido, mais bem preparado! 

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