PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Quão seguro é o seu capacete de moto?

Quer seja um motociclista regular ou não, para viajar em segurança é essencial usar um capacete de alta qualidade. Segundo informa a GNR, o uso de capacete devidamente apertado e ajustado reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente. Mas, com todos os diferentes tipos de capacetes de moto disponíveis, pode ser difícil saber qual é o melhor. 

Conheça algumas dicas importantes para encontrar um capacete seguro, e assim tornar-se num cavaleiro do asfalto, sabendo que está tão protegido quanto possível.

1. Estilo do capacete 

Os capacetes mais comuns variam entre abertos, modulares e integrais. Existe uma grande variedade de estilos para todos os tipos de atividades. 

Os capacetes integrais oferecem maior proteção contra as condições meteorológicas e no caso de acidente, mas alguns podem ser pesados. Já os capacetes abertos são mais leves, mas não protegem tanto o queixo e os olhos. 

2. Ajuste 

Para saber o número meça a circunferência da cabeça, logo acima dos olhos. As diferentes marcas podem variar em tamanho e ajuste, por isso experimente sempre antes de comprar. 

Use o capacete durante alguns minutos e mova a cabeça para verificar se este é confortável. Certifique-se de que o capacete não é demasiado apertado, mas se conseguir deslocar demasiado a cabeça, é porque ele é muito grande. A alça do queixo deve estar suficientemente ajustada de modo a que apenas caibam dois dedos, e tenha atenção ao som de clique do fecho que indica que esta está devidamente apertada. 

Um bom ajuste é essencial para que a cabeça fique devidamente protegida em caso de queda. 

3. Características 

Verifique se a calote externa do capacete é feita de um material resistente e duradouro. No interior, deve haver um revestimento que absorva o impacto e comprima durante um embate. 

A alça do queixo deve ser robusta, mas confortável. Garanta que tem almofadas laterais para ajuste ao rosto e uma camada acolchoada para conforto e suporte. Verifique se tem ventilação no topo, atrás ou na parte frontal inferior – isso irá impedir a viseira de embaciar.  

4. Quando substituir o capacete 

Os fabricantes recomendam substituir o capacete a cada 3-5 anos, devido ao desgaste e à degradação dos materiais. Deve substituir sempre o seu capacete após um impacto. 

Verifique regularmente o ajuste e se há sinais de danos, tanto no interior como no exterior. Se assim for, substitua o capacete de imediato.  

5. Certificações 

Certifique-se de que o capacete cumpre as normas e leis de segurança do país em que irá conduzir. Os capacetes certificados podem ser mais caros, mas o investimento na segurança nunca deve ser menosprezado. 

As motos estão na moda: conforme noticia o jornal Económico, só em dezembro de 2021 a venda destes veículos cresceu 33,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. 

Mas ter um veículo de duas rodas traz obrigações acrescidas, em relação a si próprio e aos outros. Com o Seguro Moto da Tranquilidade, além do seguro de responsabilidade civil obrigatório, terá assistência em caso de avaria ou acidente, direito a defesa e reclamação jurídica e, se quiser, pode acrescentar outras coberturas como, por exemplo, a proteção de ocupantes e condutor. Faça-se à estrada em segurança! 

Seguro Moto Tranquilidade

Da proteção base a uma solução mais abrangente, escolha a opção certa para si
e siga em frente!

Rapaz sentado numa moto, a colocar o capacete

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento