PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Cuidados ao comprar um carro usado – sobre o veículo

O maior motivo para se comprar um carro usado é o preço. A compra de um carro em segunda mão torna possível ter o tal automóvel da marca e modelo que queria, a um preço mais baixo. 

Contudo, a recente crise de escassez dos semicondutores ou “chips”, ao afetar (também) a indústria automóvel, contribuiu para o aumento da procura de carros usados e dos preços. No final do ano passado, a estimativa de aumento estava na ordem dos 10%. Infelizmente, não ficou por aí. 

Em meados de setembro de 2022, Roberto Gaspar, secretário-geral da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel), afirmava que o aumento era já de 20%

Assim, mais do que nunca, antes de comprar um carro usado, aja com cuidado, analise o mercado, o veículo e toda a documentação necessária. De acordo com um estudo, desenvolvido pelo clube automóvel alemão e maior serviço de assistência da Europa (ADAC), 109 modelos de carros sofreram 3,4 milhões de avarias, em 2020. Este estudo procura facilitar, ao consumidor, a escolha da marca e modelo do carro. 

Neste artigo, damos alguns conselhos sobre o que verificar antes de comprar um carro usado, do ponto de vista das condições físicas e do motor. No artigo Cuidados ao comprar um carro usado – sobre a documentação, irá encontrar os cuidados a ter do ponto de vista documental e legal. 

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.
Carro elétrico

O que verificar antes de comprar um carro usado, a combustível 

Analise o mercado 

Se quer comprar um carro usado, tem de decidir a marca e o vendedor (particular ou mercado de usados). A compra num particular pode ficar mais barata. Porém, o mercado de usados é mais credenciado e pode dar condições especiais. 

Encontrou um carro em segunda mão espetacular e aparentemente impecável? Um verdadeiro negócio “a não perder”? Antes de ir a correr negociar as condições da compra, assegure-se de que não terá surpresas desagradáveis. Eis o que deve fazer: 

Analise o veículo dos pontos de vista mecânico e físico  

  • Faça um test drive. Dê uma volta com o carro por pisos e percursos diversos e fique atento à suspensão, aos travões, a barulhos que o motor possa fazer. No final, pare e desligue o carro por uns minutos. Em seguida desloque-o uns metros para verificar se há fugas de óleo ou do líquido refrigerador. 
  • Peça ajuda ao seu mecânico. Ele é o seu melhor amigo nesta matéria, pois saberá olhar para o veículo como um todo, analisar o motor, os travões, o estado da bateria, etc.  

Analise o exterior do carro  

  • Examine a chapa, pintura e plásticos. Veja se há sinais de soldaduras suspeitas e manchas de cor que possam indicar um arranjo antigo e sinais evidentes de desgaste.
  • Observe atentamente os pneus, as jantes e o chassis e verifique se todas as luzes (faróis, piscas e interior) acendem.   

Examine o interior do carro  

  • Procure sinais de desgaste. Em particular, nos estofos e nas zonas mais escondidas, como os tapetes e debaixo deles. Verifique o estado dos plásticos do tablier, do volante e da caixa de velocidades. Verifique a bagageira. Tem pneu sobresselente (ou kit de reparação na validade), macaco e triângulo?  
  • Teste as várias funcionalidades e aplicações: o computador de bordo e o sistema multimédia funcionam? Os cintos de segurança estão bons? Os vidros abrem e fecham? O ar condicionado funciona?   

O que verificar antes de comprar um carro usado elétrico 


Além dos cuidados acima que também se aplicam a um veículo elétrico, examine atentamente: 

Os componentes elétricos 

O ponto de entrada do carregamento está intacto?  E os cabos? Estão em bom estado, sem cortes ou sinais de degradação? 

O estado da bateria 

É uma bateria comprada ou alugada? Se for alugada, terá uma despesa mensal, mas também a garantia da assistência da marca. Caso tenha sido comprada, veja qual a autonomia estimada (no computador do carro): se estiver abaixo dos 70%, desconfie. Veja também o tipo de bateria. As baterias de iões de lítio armazenam o dobro de energia das de hidreto de níquel-metal e não viciam. 

A garantia da bateria 

O ideal é uma garantia para pelo menos 8 anos ou 100 mil quilómetros. E também garantia de substituição incluída, se a capacidade de carregamento for abaixo dos 70%. 

Ao comprar um carro usado, estes cuidados poderão dar-lhe informações sobre o estado real do veículo e evitar surpresas desagradáveis. 

Se o carro escolhido cumprir todos estes requisitos, poderá ser uma boa compra. Caso avance para a compra de um automóvel, saiba que a Lei o obriga a ter um seguro de responsabilidade civil. 

Também no momento de escolher o seu seguro automóvel, pondere bem. Considera que o seu investimento merece uma proteção mais abrangente? 

Na Tranquilidade, pode adicionar várias coberturas ao seguro automóvel. Poderá optar por uma proteção de ocupantes e condutor e salvaguardar-se perante situações como furto ou roubo; fenómenos da natureza; atos de vandalismo; choque, colisão ou capotamento – estas são apenas algumas das várias coberturas existentes

E se decidiu comprar um automóvel usado que encaixa no perfil dos carros clássicos, tem à sua disposição o Seguro Automóvel Clássicos da Tranquilidade

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento