PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como passar à primeira no exame de condução?

Segundo o IMT, em 2021 a taxa de aprovação para a carta de condução de categoria B foi 63,33%. No entanto, as informações disponíveis não permitem saber quantas pessoas nesse ano estavam a repetir o processo.

Na verdade, todos conhecemos pessoas que chumbaram no exame teórico e/ou prático da carta de condução e ter essa autorização de circulação é essencial para muitas pessoas. Por isso, neste artigo, partilhamos algumas dicas sobre como passar no exame de condução.

Exame de condução: o que é?

Para concluir o exame de condução, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) obriga a fazer duas provas: uma prova teórica, seguida de uma prova prática. Cada uma tem o seu próprio desenvolvimento, duração e exigência. É, por isso, que é conveniente saber como se desenvolvem.

Nota: Em Portugal é obrigatória a frequência de aulas teóricas e práticas, numa escola de condução. Para a inscrição numa escola e para tirar a carta de condução de categoria B, além dos documentos habituais e do pagamento para a inscrição, é necessário apresentar um atestado médico de aptidão física e mental para a condução.

Exame de condução 

Prova teórica ou exame de código

Para passar no exame de código é altamente recomendável que se prepare. No mínimo, é obrigatória a frequência de 28 horas de aulas de código, numa escola de condução. Além disso, existem manuais completos sobre as regras de trânsito e que têm testes. Pode, ainda, complementar o seu estudo, realizando testes em sites, de forma gratuita.

Quantas perguntas tem a prova teórica? Tem 30 perguntas de escolha múltipla, com entre 2 a 4 respostas possíveis. Para passar, só pode ter no máximo 3 respostas erradas.

Qual é a duração da prova teórica? Dura, no máximo, 30 minutos. Ou seja, terá em média 1 minuto para resolver cada questão.  Exame prático de condução 

Prova prática do exame de condução

Só depois de aprovado na prova teórica é que poderá fazer a prova prática e completar o exame de condução.

Como se preparar? Mesmo acreditando que sabe conduzir, tem de fazer aulas. No mínimo, é obrigatória a frequência de 32 horas de aulas de condução, numa escola de condução. Além de ensinar a conduzir, o instrutor da escola dará dicas úteis para o exame e irá prepará-lo para possíveis perguntas mecânicas que o examinador fizer.

Qual é a duração da prova prática de condução? Cerca de 40 minutos, sendo que 5 minutos são focados no seu conhecimento sobre questões mecânicas básicas. 

Exame prático de condução 

Conselhos para passar no exame de condução

É a pergunta que muitas pessoas fazem: como tirar a carta de condução? Obviamente, não existe um método mágico. No entanto, pode pôr em prática alguns truques para passar no exame de condução que o ajudarão a acalmar os nervos ou a lembrá-lo de como agir em todos os momentos.

Como passar na prova teórica do exame de condução?

Siga estes conselhos úteis: 

1. Não subestime os manuais teóricos. Mesmo que os ache aborrecidos, ou pense que já domina o tema, estude o Código da Estrada. Leia, sublinhe e volte a ler;

2. Vá às aulas presenciais. Aliás, como já vimos acima, há um mínimo de aulas obrigatórias;

3. Testes, testes e mais testes! É o melhor conselho, se quiser tirar a carta de condução. Faça o máximo de testes possível. Quando já souber as perguntas de cor, está pronto;

4. Não se precipite na marcação da data do exame. É preferível demorar um pouco mais, garantindo um estudo sólido e de qualidade, que lhe vai trazer uma maior segurança e confiança na hora da prova. Mas não caia no erro de adiar, adiar e voltar a adiar, utilizando o estudo como desculpa! Vai chegar a um momento em que vai conseguir perceber que está preparado;

5. Na hora da prova, leia com calma o enunciado das questões. Uma única palavra pode mudar completamente o enunciado da pergunta. 

Já sabe como funciona o Seguro Automóvel? Na Tranquilidade, sabemos que o mais importante é conduzir sempre protegido. Por isso, o nosso seguro automóvel tem diferentes níveis de proteção  (da básica à mais completa) e várias coberturas opcionais. Veja o nosso comparador de planos e faça a sua simulação. Se precisar de mais informações, contacte-nos

Como passar na prova prática do exame de condução?

É importante diferenciar a preparação prévia, da prova prática propriamente dita.

Conselhos antes de iniciar a prova prática

Durma bem na noite anterior e não vá para o exame de condução de barriga vazia. A prova de condução pede concentração e energia, ou seja, duas condições que a falta de comida prejudica.

Por outro lado, muitas pessoas acreditam que uma dose extra de cafeína ajuda a ficar atento a cada pormenor. No entanto, o consumo excessivo de cafeína pode aumentar o seu nível de stresse. Também não é aconselhável beber em demasia, para não sobrecarregar a bexiga.

Durante a prova prática do exame de condução

Como vimos, na prova prática para a carta de condução da categoria B, também se avalia o seu conhecimento da mecânica do veículo. Desde como regular a temperatura, onde localizar o tanque de óleo, dúvidas sobre mecânica básica, ou onde guardar os coletes refletores. Venha preparado para essas questões!

É, ainda, avaliada a sua postura no interior do veículo. Portanto, assim que entrar no carro, certifique-se de que: 

  • Aperta o cinto;
  • Regula o assento;
  • Ajusta os espelhos retrovisores, incluindo o do interior do carro;
  • Liga a chave de ignição;
  • Solta o travão de mão, antes de começar a conduzir;
  • Verifica o estado das luzes. 

Lembre-se de pôr o pisca em cada manobra que realizar. O examinador verá quando olha para cada um dos espelhos, antes de mudar de direção, ou se tem a velocidade controlada.

Também deve colocar as duas mãos no volante. Costuma-se dizer que, se o volante fosse um relógio, deveria colocar as mãos às "dez e dez". E, claro, prestar sempre atenção a todos os sinais de trânsito.

Minutos antes de terminar a prova, chega um dos momentos mais temidos: o estacionamento! É importante que o tenha treinado, durante as aulas práticas. Especialmente, o estacionamento em paralelo. Precisa de alguns truques? Veja estes conselhos infalíveis.Quando se reprova na prova prática?

Quando ultrapassa as 10 faltas durante a prova. Este total abrange apenas infrações leves, que não ponham em causa a segurança e não exijam a intervenção do examinador, bem como o alcance do tempo limite ao fazer manobras especiais.

Exemplos de infrações leves:

  • Não apertar o cinto de segurança;
  • Não sinalizar a manobra com os piscas;
  • Esquecer de ajustar os espelhos retrovisores;
  • Não segurar bem no volante;
  • Travar bruscamente, ou não travar com o travão de mão, uma vez terminada a prova. 

Por outro lado, basta cometer alguma das seguintes infrações graves, para reprovar de forma imediata: 

  • Ter uma condução que põe em causa a segurança do veículo, dos seus passageiros, ou de outros utentes da via pública;
  • Ignorar um sinal de STOP;
  • Passar um sinal vermelho;
  • Não parar na passadeira, quando há pedestres a atravessar, ou com a intenção de atravessar;
  • Embater, descontroladamente ou com violência, num obstáculo;
  • Recusar ou desistir de realizar manobras;
  • Deixar, por falta de perícia, o motor ir abaixo mais de 3 vezes;
  • O examinador ter de intervir na condução;
  • Ser ajudado pelo instrutor, ou por outro candidato presente;
  • Acumular 3 faltas na execução do mesmo tipo de manobra.  

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.
Carro amarelo, com malas no tejadilho, seguro pelo seguro automóvel da Tranquilidade

Como saber se passou na prova prática de condução

Assim que a prova termina, o examinador informa se passou ou não.  

Se passou, parabéns! O pedido da 1.ª emissão da carta de condução é feito pela escola de condução que frequentou. Terá de atualizar online os dados biométricos necessários para a impressão da carta. Para isso, entre no IMT Online, autentique-se e faça o pedido.

Se passou no exame de condução e tem intenção de comprar um carro, já sabe que é obrigatório ter um Seguro Automóvel de responsabilidade civil.

Mas pode ainda optar por proteger-se a si e ao seu veículo. Na Tranquilidade, pode acrescentar coberturas extra como a proteção do condutor e ocupantes e a quebra de vidros, por exemplo. Na dúvida, consulte um dos nossos agentes e fique a saber qual o nível de proteção que mais lhe convém e as coberturas mais úteis.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2