PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Saiba como estacionar em paralelo

O estacionamento em paralelo pode ser uma manobra difícil e stressante. Entre as razões pelas quais pode tornar-se num desafio, encontram-se o cálculo das distâncias, o tempo necessário para efetuar a manobra, que pode variar, mas também a tensão que se acumula no trânsito rodoviário à nossa volta, caso demoremos mais tempo do que o previsto.

Para deixar de recear esta manobra, deve praticá-la o máximo possível. Pode começar por praticar com um familiar ou amigo num local com poucos carros, por exemplo, numa zona residencial.

 

Estacionamento em paralelo: passo a passo

> Encontre um espaço com uma boa dimensão. É importante escolher um lugar com espaço suficiente para que o carro entre e saia do estacionamento sem dificuldades. Opte por um lugar com um comprimento maior que o tamanho do seu carro, em cerca de 60 cm à frente e atrás.

> Ligue o pisca para avisar os outros condutores de que pretende abrandar a velocidade.

> Pare ao lado do automóvel que está à frente do espaço que escolheu, alinhando os para-choques traseiros dos dois carros.

> Confirme que não existem carros a circular e faça marcha-atrás devagar, cuidadosamente. Olhe, ao mesmo tempo, pelo retrovisor. 

> Verifique o ângulo morto à sua direita e comece a virar o volante para o lado esquerdo, em direção à berma (ou vice-versa, dependendo do lado da via em que estiver a fazer o estacionamento).

> Ao chegar a meio do espaço, avance num ângulo de 45 graus. Faça-o devagar. Continue sempre atento e confirme se surgem carros ou peões.

> Quando a parte dianteira do seu automóvel já não estiver demasiado perto do carro da frente, comece a virar o volante todo para o lado oposto.

> Para finalizar, endireite o volante e o seu carro estará estacionado. Caso seja necessário, chegue-o para a frente ou para trás e verifique se está a uma distância razoável da berma ou do passeio. Se não ficar satisfeito, nada como tentar novamente e assim ir aperfeiçoando a manobra.

Mesmo tendo uma condução cautelosa, os acidentes podem acontecer. Para se salvaguardar, deve ter um seguro com boas condições, como o Seguro Auto Tranquilidade, escolhendo a opção que melhor se adequa a si.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

7-trilhos-imperdiveis-para-percorrer-portugal-1

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber Mais
Vida-Tranquila-Horizontal-Logo

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber Mais