PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como fazer uma participação de sinistro automóvel?

Nesta era digital e de enorme mobilidade, comprar um automóvel passou a ser muito mais simples. No entanto, ser o feliz proprietário de um carro requer as suas responsabilidades, tais como conduzir de forma segura para si e para os outros.

Se precisar de reparar o seu carro, em caso de danos cobertos pelo seu seguro automóvel, saiba que este poderá ser uma ajuda muito importante, protegendo a sua carteira de despesas imprevistas e, possivelmente, elevadas.

Assim, se tiver um acidente e precisar de assistência, só precisa de contactar a seguradora e fazer a participação do sinistro automóvel. Contudo, é essencial conhecer o procedimento correto, para fazer uma participação de sinistro, em caso de acidente.

Muitas pessoas pensam que participar um acidente automóvel é uma experiência angustiante. Mas isso deve-se, apenas, aos aspetos técnicos envolvidos e à falta de informação.

É importante lembrar de que a participação do sinistro automóvel depende do tipo de evento que causou o dano, por exemplo, colisão, atropelamento, vandalismo, roubo ou outros. Também o processo de participação pode variar consoante a seguradora.

Saiba como fazê-lo de forma correta e simples.

Participação de sinistro automóvel

Contacte a sua companhia de seguros, logo que possível, nas 24 horas a seguir ao incidente. Também pode participar um sinistro automóvel em caso de: 

  • Roubo;
  • Vandalismo;
  • Se o seu carro sofreu danos, devido a um evento não relacionado com um acidente, como um temporal ou incêndio. 

Dica importante: tenha sempre à mão os documentos do seguro e o contacto telefónico da sua companhia de seguros. Atualmente, também é possível obter essas informações online.

APP Tranquilidade
Explore as vantagens e benefícios

- Consulte os seus seguros;
- Pague de forma digital;
- Participe acidentes de forma simplificada;
- Faça download da carta verde;
- Aceda e preencha a Declaração Amigável Digital.
Jovem mulher a mexer no telemóvel

Aliás, é também possível fazer a participação online, através da app ou do site da companhia de seguros. Assim que fizer a participação de sinistro automóvel à sua seguradora, esta abre o processo do sinistro e irá informá-lo também sobre como deve agir e quais as formalidades e os documentos que deve apresentar.

Contactar a seguradora, no momento em que ocorreu o incidente, poderá também ser útil, para obter algum apoio em tempo real.

Quando participar o sinistro à companhia de seguros, esta irá nomear um perito para acompanhar o processo, confirmar todas as circunstâncias em que se deu o acidente e inspecionar o seu veículo.

A Tranquilidade é uma das seguradoras aderentes à Convenção IDS (Indemnização Direta ao Segurado). Assim, caso tenha um acidente em território nacional por choque direto – com apenas outro carro e cujos danos materiais não ultrapassem os 15 mil euros por veículo – e se a seguradora do outro veículo também tiver assinado este protocolo, a resolução do sinistro pode ser acelerada.

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.
Carro amarelo, com malas no tejadilho, seguro pelo seguro automóvel da Tranquilidade

Quais são as informações de que necessita?

Durante a participação de sinistro automóvel, é essencial fornecer todos os detalhes à seguradora e perito, incluindo: 

  • Local, data e hora do acidente;
  • Número da apólice, datas de início e fim da apólice;
  • O seu nome e morada completos;
  • Nomes, moradas e dados de contacto de todas as testemunhas, passageiros e condutores envolvidos;
  • Carta de condução de todos os condutores. 

Se fizer a participação online do acidente automóvel, vai obter tempos de resposta menores e informações sobre como preencher a participação em pontos-chave. Além disso, através da app da Tranquilidade, poderá usar o seu telemóvel para obter informações sobre os seus seguros e falar com o seu agente.

Leia o nosso artigo "Saiba o que fazer num acidente automóvel e como o reportar", onde aprofundamos um pouco mais as questões relacionadas com o sinistro automóvel.

Avaliação do sinistro pelo perito e regularização

O perito destacado irá ocupar-se do seu processo. Vai inspecionar o automóvel, analisar a ocorrência e examinar os elementos de prova dos prejuízos resultantes e as coberturas do seu seguro.

No caso de ser necessária uma reparação ao veículo, existem três locais onde pode fazê-lo: 

  • Reparação em oficinas particulares – Espaços que não dispõem de protocolos negociados pela Tranquilidade;
  • Reparação em oficinas convencionadas – As oficinas convencionadas trazem um conjunto de vantagens aos clientes, tais como veículo de cortesia (sujeito a condições específicas) entregue na própria oficina, reboque, lavagem, aspiração, verificação de luzes e níveis de óleo e água. Assim como a prioridade e rapidez na reparação e também a garantia de reparação. Descubra qual a mais próxima de si;
  • Reparação em centros de peritagens – Qualquer cliente Tranquilidade (e terceiros envolvidos) pode recorrer a estes centros, não sendo necessária marcação prévia. Existem 10 centros espalhados pelo país: 2 em Lisboa e 1 em Oeiras, Corroios, Setúbal, Leiria, Coimbra, Porto, Braga e Guimarães. 

Analise detalhadamente os documentos da sua apólice. Consulte como fazer a participação no website da seguradora. Caso precise de esclarecer outras questões, pode entrar em contacto com o seu Agente, utilizar o nosso Assistente Virtual ou enviar-nos mensagem pelo WhatsApp.

À primeira vista, fazer uma participação de um sinistro automóvel pode parecer complicado. No entanto, se conhecer, de antemão, as indicações básicas referidas acima, será mais simples do que esperava. E lembre-se: se realizar o procedimento corretamente, garantirá que não existem problemas e atrasos desnecessários, por motivos de rejeição da participação. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2