PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Arrendar casa pela primeira vez? Evite os erros mais comuns ao procurar casa

Arrendar casa é cada vez mais uma opção comum, tendo em vista os valores exorbitantes do mercado imobiliário. E, ainda que o arrendamento implique, em princípio, um investimento incomparavelmente menor ao da compra, a oferta é grande e há aspetos importantes a acautelar. Não caia nos erros e enganos frequentes de quem anda a procurar casa.

Com este texto, ficará a saber exatamente o que deve ou não fazer para arrendar casa, especialmente se é a primeira vez que o faz. Se não tem experiência neste assunto, aqui estamos para o orientar no complicado mundo dos orçamentos, contratos e listas intermináveis do mercado imobiliário.

Se já começou a procurar casa, também já percebeu que a informação disponível e a quantidade de hipóteses são infindáveis… Mas, calma! Não deixe que este passo tão positivo na sua vida se torne uma dor de cabeça.

Tenha estas recomendações em atenção e vai ver que, sem dar por ela, estará alegremente a instalar-se na sua primeira casa.

Os SINS e os NÃOS ao procurar casa para arrendar

1. SIM: Reúna os documentos necessários, antes de começar a procurar casa

Num mercado com muita procura, é realmente importante estar preparado. Assim, reúna todos os seus documentos de identidade, emprego e crédito (se for o caso), antes de iniciar a procura de casa.

Confira de que documentos precisa aqui. Desta forma, não perderá o apartamento ideal, devido a um atraso.

Além disso, verá que, quando iniciar essa pesquisa, que se vai começar a entusiasmar. E, nesse momento, a única coisa que vai querer é não ter de interromper para tratar de papéis e afins.

2. SIM: Pesquise, pesquise, pesquise e volte a pesquisar!

Informe-se sobre os preços médios praticados na zona em vista, para ter a capacidade de identificar um bom negócio, quando este surgir. Só desse modo poderá aproveitá-lo na altura certa e não deixar escapar uma boa oportunidade.

Procure a casa certa para si, tendo em conta as suas circunstâncias pessoais e financeiras. Não assuma um compromisso que exija uma taxa de esforço acima da que pode suportar. Isso tornaria esta feliz etapa num pesadelo. Caso queira ajuda nesta escolha, leia mais em como escolher a casa certa para si.

Seguro Proteção de Rendas

Arrende os seus imóveis sem preocupações. A Tranquilidade cobre pagamento da renda em caso de incapacidade temporária absoluta, desemprego ou hospitalização do inquilino, com o Seguro Proteção de Rendas.

Duas mãos seguram numa casa de madeira em miniatura

Para procurar casa na zona pretendida, o ideal é reservar uma parte de vários dias diferentes (tanto durante a semana, como ao fim de semana) para explorar a área a pé, se possível. Assim terá uma ideia mais concreta do seu novo bairro, do movimento, barulho...da vida real.

Aproveite e pesquise online as estatísticas de criminalidade em Portugal por município, para ter uma ideia mais abrangente da segurança local.

3. SIM: Conheça muito bem os seus direitos, antes de assinar documentos para arrendar casa

Certifique-se de que lê o contrato de arrendamento na íntegra, antes de o assinar, e de que este cumpre os requisitos legais.

É também essencial assegurar-se de que o seu depósito é feito com segurança e de que os dados que lhe fornecem são fidedignos.

Demore o tempo que for preciso na visita à propriedade ou apartamento e leve consigo uma lista de verificação das características importantes que procura.


Não se esqueça também de confirmar a cargo de quem fica o pagamento das (eventuais) reparações, se houver essa necessidade.

Já ouviu falar no Programa de Arrendamento Acessível? E no Arrendamento Apoiado? Descubra do que se trata e se tem direito a algum deles!

4. NÃO se esqueça de criar um fundo de “contingência” ao procurar casa

Há muitas maneiras de a mudança de casa se tornar, subitamente, mais cara do que esperava. Basta o aluguer de uma carrinha de mudanças, a necessidade de um depósito maior do que o previsto, ou a compra de artigos básicos que estavam em falta e de que não se tinha lembrado.

Inclua um fundo de contingência no seu orçamento, para ter em conta esta situação e não será apanhado em desprevenido.

5. NÃO apresse as visitas à casa para arrendar

Demore o tempo que for preciso na visita à propriedade ou apartamento e leve consigo uma lista de verificação das características importantes que procura.

Isto, porque é fácil distrair-se com a cozinha sofisticada com que sempre sonhou e não reparar no bolor atrás do sofá, ou na infiltração de água no teto do quarto.

Desta maneira, poderá estar relaxado e apreciar a visita, mas com a certeza de que não deixará de lado a objetividade necessária para uma correta avaliação da oportunidade de negócio.

Não se esqueça: é importante deixarmo-nos guiar pelo coração. Mas ao procurar casa para arrendar, sobretudo se é a primeira vez, é crucial equilibrar a razão e o coração! Desta forma, evitará muitas surpresas negativas mais tarde e poupará imensa energia e ainda mais custos.

Claro que contar com o Seguro Proteção de Rendas da Tranquilidade torna tudo muito mais simples, pois as preocupações centrais estarão acauteladas. Veja aqui como pode ser feito, tanto por senhorios, como por inquilinos.

Que bom será dar o passo de procurar casa para arrendar, pela primeira vez, com tudo isso acautelado. E assim, SIM: as maiores felicidades!

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2