PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como arranjar trabalho sem experiência profissional?

Não deixe que o facto de não ter experiência profissional diminua a vontade e a convicção de que vai arranjar trabalho. Claro que é um fator importante, mas o mais importante mesmo é conseguir demonstrar tudo o que já sabe fazer e como as suas qualidades e capacidades poderão contribuir para o sucesso da empresa.

Neste artigo, explicamos como dar destaque aos seus pontos fortes e deixar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego.

1. Destaque a sua experiência noutras áreas

Pode não ter a experiência profissional para um trabalho específico ao qual se candidata, mas pode ter experiência noutras áreas que as empresas podem valorizar.

Por exemplo, já organizou e promoveu algum evento social (para a sua faculdade, clube, associação, etc.)? Esse é um trabalho típico da área de eventos e marketing. Tem um blog? Esse trabalho implica escrever e editar conteúdo.

Há muitas atividades e práticas que podem ser equiparadas a experiência profissional. Pense em tudo o que faz e não se esqueça de o mencionar, durante uma entrevista de emprego.

2. Um estágio é uma forma de experiência profissional

Fazer um estágio é uma ótima maneira de ganhar experiência. Existem muitas opções, como colaborar numa ONG (Organização Não Governamental), ser assistente convidado na faculdade, ou fazer um estágio profissional em empresas. 

Esses tipos de trabalho vão, com certeza, ensinar-lhe muito e dar-lhe uma experiência muito completa. Não se esqueça de incluir no seu currículo todos os estágios que fizer!

3. Mencione pontos fortes que compensem a falta de experiência profissional

Pode não ter experiência profissional, mas tem certamente capacidades que pode destacar e que o podem fazer brilhar. Geralmente, enquadram-se nestas três categorias: 

  • Capacidades pessoais, por exemplo, responsabilidade, perseverança, liderança;
  • Competências sociais, como facilidade em estabelecer relacionamentos interpessoais ou de trabalhar em equipa;
  • Conhecimentos técnicos e práticos, como bons conhecimentos de informática, de línguas, capacidade de escrita, de análise de dados, habilidades administrativas, etc. 

Comece por fazer uma lista que inclua todos os seus pontos fortes nestas três categorias. A seguir, quando se candidatar a um emprego, avalie quais são as características, ferramentas e conhecimentos mais importantes para a posição a que se candidata e destaque-as na sua apresentação ou entrevista. 

Seguro Vida + Cool

Um seguro direcionado para os jovens adultos, a partir dos 18 anos de idade, desde 7,50€ por mês.

Rapaz e rapariga de mochila, sorridentes

4. Mostre interesse pelo cargo a que concorre

Para os empregadores, é essencial que os candidatos demonstrem entusiasmo. Por isso, participe em grupos e fóruns que incluam pessoas da mesma profissão.

Mais uma vez, mostre curiosidade e interesse pelas candidaturas e entrevistas de emprego. Além disso, pesquise a empresa para a conhecer melhor e perceber que competências e conhecimentos são mais importantes para o cargo a que pretende concorrer.

5. Entre em contacto com as empresas  

Uma boa forma de arranjar trabalho numa empresa é ser proativo, mostrando interesse pela empresa.

Não tenha receio de entrar em contacto com uma empresa no LinkedIn ou de enviar um e-mail para saber se existe alguma vaga em aberto a que possa concorrer. A empresa pode não estar a contratar nesse momento, mas até pode fazer o convite para um estágio ou guardar o seu currículo para futuras oportunidades.

6. Seja verdadeiro quanto à sua falta de experiência profissional

Quando se dão os primeiros passos no mundo do trabalho, é impossível esconder a falta de experiência profissional. Reconheça, desde o início, que está a começar, mas explique imediatamente quais são as suas melhores qualidades e por que razão é o melhor candidato para o cargo.

Se quer mesmo conseguir um emprego, é fundamental ter autoconfiança e acreditar nas suas capacidades. Lembre-se das muitas qualidades que tem e de como pode contribuir para qualquer empresa. Se conseguir projetar essa confiança, a falta de experiência profissional não será um impedimento para conseguir arranjar trabalho.

Siga os nossos conselhos para crescer na sua vida profissional:

Dicas para iniciar a sua carreira de sonho enquanto estuda

4 passos para realizar as suas ambições profissionais

Como iniciar o seu próprio negócio

O início da vida profissional é também o momento ideal para começar a cuidar do futuro de uma forma mais consistente. A partir de 7,5€ por mês, o Seguro Vida + Cool da Tranquilidade pode proporcionar independência financeira aos jovens adultos a partir dos 18 anos, em caso de invalidez ou doença grave. Lembre-se: nunca é cedo demais para preparar o futuro. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2