PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como iniciar o seu próprio negócio – cuidados a ter em conta

Neste artigo, exploramos os cuidados que deve ter em consideração, se for abrir o seu próprio negócio – ou seja, quer vá exercer atividade como trabalhador independente, ou criar a sua empresa com uma equipa de colaboradores.

Trabalhar por conta própria

A realização pessoal, a flexibilidade, a autonomia e a maior facilidade em compatibilizar a vida profissional e familiar são motivações possíveis, para se optar pelo trabalho independente.

Para muitos, as vantagens do trabalho independente podem ser realmente aliciantes, como demonstram os dados da Segurança Social, que salientam um crescimento de 23% dos trabalhadores independentes declarados em Portugal, entre 2015 e 2021.

Tornar-se trabalhador independente implica preparar-se devidamente. Deve pensar no modo de aproveitar ao máximo a oportunidade e, simultaneamente, proteger a sua saúde e vida financeira.

Além da contratação de um seguro de acidentes de trabalho, que é algo obrigatório por lei, eis algumas das redes de segurança que pode implementar:

Seguro de Acidentes de Trabalho

- Descontos em função da atividade, localização, volume de salários anual e histórico de sinistros favorável;
- Cobertura de saúde no trabalho;
- Cobertura de smart working.

Médica a dar alta a homem com o braço ao peito

1. Plano de pensão

Ao transitar para um trabalho por conta própria, pondere continuar a contribuir, se possível, para um plano de pensão que já tenha, ou consolidar os fundos que pôs de lado até ao momento, para criar o seu próprio Plano Poupança Reforma (PPR).

Seja como for, é essencial continuar a garantir a sua reforma.

Na Internet, existem várias páginas com calculadoras que pode utilizar, para saber quanto deve pôr de lado por mês, para garantir o estilo de vida que deseja, depois de se reformar.

2. Seguro de acidentes pessoais

Sendo trabalhador independente, a sua capacidade de ganhar dinheiro depende da sua capacidade de trabalhar.

O seguro de acidentes pessoais cobre o risco da ocorrência de lesão corporal, incapacidade permanente ou morte da pessoa segura, em resultado de acidente com causa súbita, externa e imprevisível, que resulte da atividade extraprofissional (ou profissional, se contratar esta opção). Assim estará protegido durante as 24 horas do dia.

Ao subscrever um seguro de acidentes pessoais, está a salvaguardar as suas finanças pessoais e as da sua família, perante as consequências financeiras que os acidentes podem trazer, como os gastos com tratamentos e hospitais e perda de rendimentos do trabalho.

3. Seguro de vida

O seguro de vida pode ajudá-lo a manter a sua autonomia financeira, em caso de invalidez ou doença grave.

O Seguro Vida Mais Plano Proteção Premium é uma solução totalmente flexível, indicada para quem quer construir uma proteção à medida das necessidades pessoais e familiares, permitindo assim a sustentabilidade financeira do agregado familiar.

Com esta solução de proteção, pode garantir uma renda mensal em caso de incapacidade temporária absoluta, ou, em caso de morte, garantir o futuro dos seus filhos, através de uma renda mensal até 1 000€.

4. Poupanças e investimentos

Crie uma conta-poupança ou um fundo de investimento para reservar algum dinheiro, no caso de o seu rendimento ficar aquém das expectativas, ou para cumprir as suas obrigações fiscais. A segurança financeira é fundamental, nesta emocionante transição para uma atividade independente.

Já conhece o Investimento Protegido da Tranquilidade? Este é um produto que lhe garante, no mínimo, 90% do capital investido e ainda permite potenciar os seus ganhos. Com a possibilidade de subscrever um capital adicional por morte da pessoa segura.

Criar uma empresa

Tem ambições empreendedoras e pretende iniciar o seu próprio negócio? Quer transformar um trabalho paralelo numa atividade a tempo inteiro? Acredite que não é o único. Existem 1,2 milhões de microempresas em Portugal, que representam 96% do tecido empresarial português.

Pacotes T Empresas

Junte os principais seguros obrigatórios e recomendados para o seu negócio, num só lugar.
Mariana Monteiro promove os pacotes T da Tranquilidade.

 

Eis o que os empreendedores precisam de saber, quando se trata de salvaguardar o seu negócio e proteger os seus funcionários com seguros e pensões:

1. Seguro de acidentes de trabalho

O empregador deve assegurar, aos trabalhadores, condições de segurança e de saúde, em todos os aspetos relacionados com o trabalho, e é responsável pelos acidentes que ocorram em trabalho. Por esse motivo, é obrigatório por lei contratar um seguro de acidentes de trabalho.

A não contratação do seguro de acidentes de trabalho é uma contraordenação muito grave, ficando a empresa com o encargo de pagar todas as despesas decorrentes de possíveis acidentes. Mesmo que isso implique recorrer, se necessário, ao seu próprio património. Isto inclui os tratamentos médicos necessários e eventuais pensões que tenham de ser pagas.

2. Seguro de responsabilidade civil e seguro de responsabilidade civil profissional

Se criar o seu próprio negócio, a última coisa que vai querer é ser responsabilizado por danos causados a terceiros, decorrentes da exploração de atividade da sua empresa ou dos produtos ou serviços que presta.

Sabia que há determinadas atividades profissionais em que é, legalmente, obrigatória a existência de um seguro de responsabilidade civil? Confirme se este é o caso da sua, no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Um seguro de responsabilidade civil profissional cobre perdas, danos, erros ou omissões causados a terceiros, em consequência de erro ou falha profissional praticados por si ou pelos seus colaboradores. Conheça os Seguros de Responsabilidade Civil da Tranquilidade e desfrute do sossego de ter essas questões salvaguardadas.

3. Seguro de saúde

Segundo um relatório divulgado pela Mercer, cerca de 90% das empresas portuguesas oferecem um plano de saúde aos seus colaboradores (veja aqui as diferenças entre um plano de saúde e um seguro de saúde).

É importante que os gestores de empresas se esforcem por proporcionar a melhor opção possível. Dar acesso a um seguro de saúde da empresa pode ser uma boa forma de atrair e reter talento.

O Seguro de Saúde Empresas da Tranquilidade disponibiliza planos simples, com três opções que respondem às necessidades da sua empresa.

4. Outros seguros

Existem seguros e coberturas adicionais destinados a proteger o seu equipamento – tais como computadores e telemóveis –, bem como os seus veículos e mercadorias em trânsito. E lembre-se: também é responsável por realizar uma avaliação dos riscos de incêndio das suas instalações e assegurar que a sua empresa cumpre as mais recentes diretrizes, em termos de saúde e segurança, no local de trabalho.

Com o nosso Seguro Multirrisco Empresarial, poderá ser empreendedor com toda a tranquilidade. Terá à disposição um relevante número de coberturas que fazem face a riscos comuns, com a vantagem da simplicidade de subscrição, mesmo no caso de empresas com património elevado. Poderá garantir a proteção da sua empresa, incluindo o imóvel e o recheio, mas também a responsabilidade perante terceiros, decorrente da exploração da sua atividade.

Não deixe de consultar os nossos Pacotes T Empresas, que lhe garantem uma tranquilidade extra: incluem os principais seguros obrigatórios, assim como os recomendados para o seu negócio, com base nas necessidades específicas do seu setor de atividade.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2