PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Dicas para iniciar a sua carreira de sonho enquanto estuda

Para ter uma vida profissional bem-sucedida, o ideal é começar a procurar oportunidades de emprego ainda enquanto estuda. Eis alguns passos simples para começar.
 
 

1. Procure um estágio

 
 
A experiência de estágio é uma excelente oportunidade para obter conhecimentos práticos e confirmar a área a que se quer dedicar. Muitas empresas preferem contratar os seus estagiários, pois já tiveram contacto com as dinâmicas da empresa e mostraram as suas capacidades positivamente, usufruindo também dos programas de apoio estatais existentes.
 

2. Faça voluntariado

 
 
À semelhança dos estágios, o voluntariado representa uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e de empatia com várias realidades. Ainda, poderá permitir-lhe aplicar competências muito úteis num emprego, como liderança, organização, comunicação e resolução de problemas. Desse modo, poderá adquirir um know-how e experiências concretas para partilhar em futuras entrevistas de emprego. Por exemplo, falar da experiência de fazer parte de uma equipa.
 

3. Utilize as redes sociais para encontrar emprego

 
 
Nos últimos anos, as redes sociais tornaram-se um importante recurso na procura e oferta de emprego. Partilhe links através das redes sociais para os recrutadores poderem descarregar o seu CV ou visitar o seu perfil de LinkedIn, e crie um portefólio online que mostre as suas skills e experiência.
 
O LinkedIn é a rede social indicada para investir no seu marketing pessoal e, assim, conquistar oportunidades de emprego. Para tirar o melhor partido desta rede, deve ter cuidados como:
 
> manter o seu perfil atualizado;

> utilizar uma boa fotografia de perfil - escolha uma imagem com qualidade, na qual esteja com uma aparência profissional adequada;

> selecionar uma boa imagem de capa, que revele os seus valores ou que reflita quem é profissionalmente;

> definir o seu título profissional - essencial para que os recrutadores encontrem e visitem o seu perfil, sendo, por isso, necessário evitar frases como "À procura de um desafio profissional", mesmo que não tenha um emprego;

> escrever um resumo que represente os seus interesses profissionais, a sua área de formação/atuação e as suas motivações, sem esquecer de fazer um bom uso das palavras-chave que melhor revelem a sua experiência e competências;

> preencher de forma detalhada a sua informação académica e profissional - incluindo datas de início e término, unidades curriculares mais relevantes das suas formações e tarefas desempenhadas em cada função (não se esqueça de referir também os projetos de voluntariado de que fez parte);

> listar as suas competências;

> solicitar recomendações a colegas de faculdade ou de trabalho - as recomendações que as suas conexões escrevem sobre si são muito valiosas.
 

4. Seja empreendedor.

 
 
Pense nos seus passatempos e interesses. Há alguma coisa que goste de fazer e que possa ser convertida em atividade profissional principal ou paralela? Como diz o ditado: "Quem não arrisca não petisca"!
 

5. Assuma o controlo do seu dinheiro.

 
Começar uma vida profissional implica uma grande gestão financeira. Existem apps de gestão financeira que ajudam a ter uma visão geral das finanças. Isso também significa que podem ajudar a identificar áreas onde é possível poupar. Se tiver de pagar empréstimos (decorrentes da sua situação de estudante), reserve mensalmente uma verba para cumprir com essas obrigações.
 
 
Estas dicas podem ajudá-lo a iniciar a sua carreira da melhor forma possível, prevenindo dificuldades e preocupações financeiras no futuro. 
 
O momento em que se acabam os estudos e se inicia a procura de trabalho pode gerar stress. Há soluções e estratégias para preparar esta nova fase da vida e uma delas é optar pelo Seguro Vida + Cool da Tranquilidade, um seguro para as novas circunstâncias da sua vida, com prémios acessíveis para o começo desta caminhada.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

Saber Mais
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

saber mais