PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Compra e venda de carros entre particulares – Cuidados a ter

A compra e venda de carros entre particulares é uma prática bastante comum. De tal forma, que abundam os sites onde é possível anunciar a venda particular e existem até plataformas exclusivamente com esse propósito. O “passa-palavra” de alguém que quer vender ou comprar um carro é outra forma de divulgar este tipo de negócio. 

Normalmente, entre particulares o negócio é mais rápido, mais fácil (menos burocrático) e, muitas vezes, mais em conta. 

Contudo, a compra e venda de carros entre particulares não está isenta de riscos. Entre os mais graves está a possibilidade de ser enganado no momento do pagamento ou de comprar “gato por lebre”. Assim, seja cauteloso e garanta que o seu negócio chega a bom porto. 

Cuidados a ter na compra e venda de carros entre particulares: 


Cuidados a ter com o anúncio 

Comprador: 

Pesquise em sites fidedignos. Quando fizer a pesquisa, saiba já quanto pretende gastar e, de preferência, marcas e determinadas características, como o ano e a quilometragem. Estabelecer antecipadamente estes limites pode fazê-lo poupar muito tempo e indecisões. 

"Amigos, amigos, negócios à parte". Este velho ditado pode ser de grande utilidade na compra e venda de carros entre particulares. Por outras palavras, se estiver a pensar em comprar um carro de um amigo ou familiar, não deixe que a relação de proximidade interfira com o negócio. 

Vendedor: 

Escolha bem onde vai anunciar. Anunciar a venda em sites fidedignos não protege só o comprador. Também protege o vendedor e a sua reputação. 

Saiba como anunciar. Identifique o modelo, ano, quilometragem, estado geral. Ponha fotografias do interior e do exterior, pois os anúncios com fotografias são mais vistos. Não se esqueça de colocar o seu contacto – ele é fundamental para o processo avançar. 

Atenção: Se tiver um anúncio da venda no próprio carro, não estacione num parque ou zona de estacionamento. É proibido estacionar veículos com publicidade de qualquer natureza. 

Cuidados a ter com o veículo 

Comprador: 

Submeta o veículo a um exame rigoroso – Analise o veículo do ponto de vista mecânico (motor, travões, luzes, embraiagem, caixa de velocidade, pneus, etc.) e da carroçaria (pintura, sinais de desgaste, ferrugem). 

Faça um test drive e, se possível, vá ver o carro acompanhado por um mecânico de automóveis. Verifique ainda o interior, se os vidros funcionam, se os cintos de segurança estão bem, etc. Para saber mais sobre a verificação do veículo, leia o nosso artigo: Cuidados ao comprar um carro usado – sobre o veículo

Na compra e venda de carros entre particulares, estes cuidados são ainda mais importantes. Afinal, pode não saber quem é o vendedor, a forma como o veículo foi tratado enquanto esteve noutras mãos, e não existe uma instituição na retaguarda a que possa recorrer após a conclusão do negócio. 

Vendedor: 

Prepare o carro para um exame rigoroso – Lave o carro por dentro e por fora e, se necessário, substitua os tapetes. Afinal de contas, a primeira impressão pode ser fundamental e um carro sujo ou pouco cuidado não conquista ninguém. 

Considere levar o carro a uma oficina para verificar se há algum problema e corrigi-lo. Desse modo, não terá nada a temer. 

Não se oponha a um test drive, mas acompanhe o possível comprador. Por uma questão de segurança e para responder a perguntas que possam surgir. 

Seguro Automóvel desde 9,2€/mês

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;
- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;
- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;
- Participação online do sinistro.
Rapariga sentada a preencher declaração do seguro automóvel da Tranquilidade

Cuidados a ter com a documentação 

Comprador: 

Analise toda a documentação do veículo. Peça para ver o DUA (Documento Único Automóvel) ou o registo de propriedade e o livrete para se certificar de que o carro pertence mesmo ao vendedor. 

Analise a Ficha de Inspeção Obrigatória do Automóvel para ver se existem anomalias registadas. Verifique se o pagamento do IUC (Imposto Único de Circulação) está em dia. 

Por fim, verifique se há alguma penhora ao carro, através da Autoridade Tributária e Aduaneira. Sobre este assunto, leia o artigo: Cuidados ao comprar um carro usado – sobre a documentação

Cuidados a ter com a compra e a venda 

Comprador: 

Assegure-se de que o vendedor recebeu o pagamento. O vendedor deve sempre assinar um documento em que confirma que recebeu a quantia acordada. 

Subscreva um novo seguro Automóvel. O seguro automóvel não transita entre proprietários e só é válido até às 24 horas do dia da venda. 

Certifique-se de que o seu carro está protegido desde o primeiro dia e que não está a cometer uma ilegalidade, ou seja, ser proprietário de um carro (matriculado e apto a circular) sem um seguro automóvel contratado. Veja as várias coberturas que pode contratar para proteger o seu investimento. 

Vendedor: 

Prefira pagamento por transferência bancária imediata. Deste modo e numa questão de minutos poderá comprovar que o pagamento foi efetuado e que já se encontra na sua conta. Só deve aceitar um pagamento por cheque se este for visado. 

Avise a companhia de seguros que vendeu o seu carro. Pode transferir o seu seguro Automóvel para um outro automóvel (tem um prazo de 120 dias) ou pode verificar se tem direito ao reembolso. Para isso, fale com um agente autorizado

Ambos: 

Façam a alteração do registo de propriedade do veículo. Deve ser feito apenas depois do pagamento. Comprador e vendedor devem ir juntos pois ambos terão de preencher o registo. 

ara alterar o registo de propriedade existe a declaração de venda automóvel que, na verdade, corresponde ao Requerimento de Registo Automóvel. Este documento é essencial para ambos os intervenientes no negócio: para o comprador poder registar o veículo como sua propriedade e para o vendedor comprovar que o carro já não é seu, se o comprador não o registar. 

Seguindo estes cuidados, a compra e venda de carros entre particulares deverá decorrer sem problemas. Dependendo do seu papel no negócio, só nos resta desejar que usufrua do seu novo carro ou que dê bom uso ao dinheiro da venda. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento