PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Potencie o seu negócio com o Google Business Profile

Hoje em dia, o Google Business Profile (anteriormente conhecido por Google My Business) é  indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, se ainda não tem um perfil do Google para a sua empresa, é melhor fazê-lo. 

Trata-se de uma ferramenta gratuita que aumenta a visibilidade da sua empresa, dando-lhe maior destaque no Google:    

  • através do motor de pesquisa
  • através do Google Maps.  

Jovem pasteleira publica fotos no Google Business Profile

Primeiro passo para usar o Google Business Profile  


Se ainda não o fez, deve criar ou assumir a gestão do perfil da Google da sua empresa, através do motor de pesquisa ou do Google Maps. Adicione todas as informações essenciais, preenchendo todos os campos: nome, telefone, morada, horários, produtos e serviços, categorias, atributos, etc., e, sobretudo, não se esqueça de indicar o URL do seu website para aumentar o tráfego/volume de visitas ao site

Atualize o Google Business Profile regularmente 


Adicione fotos dos seus produtos, do interior e exterior do espaço a 360°, e não se esqueça de inserir fotos que inspirem confiança nos internautas que desejam visitá-lo. 

Para o fazer, pode até obter a ajuda de profissionais aprovados pelo Google. Também pode publicar as novidades utilizando a funcionalidade Google Post. Estas publicações permitem-lhe, por exemplo, informar os seus clientes sobre promoções especiais ou eventos.  

Atualize o seu perfil do Google sempre que haja informações novas ou alterações importantes. Durante a crise pandémica, o Google Business Profile ofereceu novas funcionalidades para apoiar as empresas e os seus clientes. Novos atributos para indicar, por exemplo, conformidade com as medidas de prevenção locais relacionadas com a Covid-19. 

Caso seja necessário novamente, não hesite em especificar como respeita essas medidas (barreiras de proteção nas caixas, desinfeção das superfícies, controlo da temperatura dos funcionários, etc.). 

Ao preencher os atributos, está a indicar ao Google que os seus dados são recentes e fiáveis, aumenta a otimização para motores de busca e, por conseguinte, melhora a sua visibilidade online junto de potenciais clientes. Se estes estiverem à procura de um negócio que cumpra as regras, podem verificá-lo online

Note que as novas funcionalidades são apresentadas na secção "Acerca de", no Google Maps (logo acima da morada, no perfil).  

Por fim, lembre-se de consultar as estatísticas para saber se o seu perfil do Google é eficaz – e melhorá-lo, se for caso disso.  

Interaja com os seus clientes 


Usado no dia a dia, o Google Business Profile vai permitir-lhe compreender melhor os seus clientes e as suas necessidades, respondendo às perguntas que lhe fazem diretamente ou aos comentários que deixam na página da sua empresa

Assim sendo, nunca deixe uma pergunta ou comentário sem resposta, especialmente se for negativo. Encare quaisquer comentários agressivos com tranquilidade: responder de forma agressiva é a pior forma de publicidade. 

Ao preencher os atributos, está a indicar ao Google que os seus dados são recentes e fiáveis, aumenta a otimização para motores de busca e, por conseguinte, melhora a sua visibilidade online junto de potenciais clientes.

Para aumentar ainda mais a interatividade, pode ativar a função de mensagens ou chat a partir do seu perfil. O botão “Enviar Mensagem” aparecerá no seu perfil do Google, permitindo que os internautas entrem em contacto direto consigo. Receberá uma notificação por cada interação. 

Os clientes poderão até solicitar um orçamento ou fazer uma reserva através desta ferramenta, se a sua atividade o permitir.  

Receba comentários positivos 


A fim de gerar e promover os comentários positivos sobre a sua empresa, implemente esta boa prática: crie um atalho ou “URL encurtado” que permita aos seus clientes avaliar a sua empresa de forma fácil e direta através da opção copiar+colar. 

Utilizando um gerador de QR Code online como o Unitag ou o QR Code Generator, também pode criar e adicionar um QR Code que redireciona para este URL. Assim, os clientes só precisam de ler o código com o seus smartphones para darem o seu feedback

Este URL encurtado e o QR Code também podem ser integrados no seu website, página do Facebook ou assinatura de e-mail.  

É bom saber: pode criar o seu website com o Google Business Profile 


Se ainda não tem um website, o Google Business Profile permite-lhe, entre muitas outras opções, criá-lo gratuitamente. Poderá, assim, aumentar a otimização para motores de busca e atrair novos clientes para o seu estabelecimento.  

Seguro Cyber Risks

Sabia que há 2.200 ataques cibernéticos por dia? (Fonte: Norton)

- Garantia detalhada dos riscos que podem afetar gravemente as empresas;
- Disponibilização de apoio informático e legal;
- Compensação no caso de uma transferência de fundos da empresa, devido a instrução fraudulenta;
- Indemnização pelas perdas que a empresa tenha que suportar por interrupção da sua atividade.

Homem de fato cinzento, de costas, a olhar para servidores de uma empresa.

A internet é um poderoso auxiliar para as vendas e negócios de qualquer empresa, mas não está isenta de perigos. De acordo com notícias divulgadas pela CNN, no segundo semestre de 2022, as empresas portuguesas tiveram um aumento de 32% só no que se refere a ataques ransomware (malware concebido para bloquear o acesso a dados até ser pago um resgate pela sua recuperação). 

Assim, todos os cuidados são poucos. Proteja a sua empresa com o Seguro Cyber Risks da Tranquilidade. Além de poder garantir os danos provocados a terceiros devido a um ataque cibernético, pode ter acesso a um serviço de análise das ligações IP e páginas web e instalar uma aplicação anti-ransomware, por exemplo. 

Peça mais informações a um dos nossos agentes e garanta que está preparado para fazer frente a ameaças digitais – que podem sair caras, a muitos níveis. 

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

SABER MAIS
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

SABER MAIS
os direitos e deveres dos trabalhadores