PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como criar o espaço de trabalho perfeito num pequeno apartamento?

Os últimos anos transformaram radicalmente a forma como trabalhamos, existindo agora um enorme número de pessoas cujo espaço de trabalho é em suas casas, quer a tempo inteiro ou parcial. E parece que o trabalho remoto veio mesmo para ficar. Mais de metade das empresas portuguesas planeia reduzir os espaços dos escritórios devido ao teletrabalho. Além disso, 16% das empresas em todo o mundo são agora 100% remotas.  

No entanto, o teletrabalho pode ser complicado quando se vive num pequeno apartamento. Poderá não haver espaço, ou orçamento, para criar um escritório em casa, pelo que terá de se contentar com uma secretária na sala de estar ou num canto do seu quarto.   

Como equilibrar a vida profissional e privada no trabalho remoto 

Quando se trabalha remotamente, é fundamental conseguir um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Porém, a inexistência de uma divisão física entre a atividade laboral e a vida doméstica pode dificultar que se desligue do trabalho. Também é possível que as distrações prejudiquem a sua produtividade ou que, no final do dia, sinta dores de cabeça ou de costas por estar a trabalhar num espaço pouco adequado. 

Iremos explorar os aspetos fundamentais a ter em conta para que a sua experiência de teletrabalho em casa seja tão calma, saudável e produtiva quanto possível, mesmo que ocorra a apenas alguns metros da sua cama! 

Seguro Acidentes de Trabalho

Se tiver negócio próprio, saiba que o seguro Acidentes de Trabalho da Tranquilidade inclui uma nova cobertura de Smart Working. Com um seguro adaptável à atividade, proporcione um maior equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional da sua equipa.
seguro acidentes de trabalho

Entre sugestões para o seu bem-estar e dicas de flexibilidade, bastam algumas pequenas transformações para fazer uma grande diferença na sua experiência de teletrabalho. 

Como criar o espaço de trabalho perfeito num pequeno apartamento 

Cuidar do bem-estar 
Um trabalhador saudável poderá ser mais feliz e produtivo. Por isso, aproveite as nossas sugestões para criar um espaço de trabalho que promova o seu bem-estar mental e físico enquanto trabalha.  

  • Invista numa boa cadeira – quando trabalhamos sentados horas a fio, é fundamental ter uma cadeira ergonómica que proporcione apoio para as costas e permita uma boa postura.  
  • Descubra o local adequado – coloque a sua secretária perto de uma janela, se possível, e de costas para a cama ou o resto da divisão, para ajudar a separar a vida pessoal do trabalho.
  • Uma boa iluminação – tente aproveitar ao máximo a luz natural e utilize um candeeiro de secretária que emita uma luz de tonalidade quente para quando trabalhar de manhã cedo ou ao final da tarde. 
  • Regule a altura do ecrã do seu computador – o ecrã do computador deverá estar com o topo à altura, ou imediatamente abaixo, do nível dos seus olhos. Poderá ser necessário utilizar um suporte elevatório e investir num teclado separado se estiver a trabalhar num portátil. Posicione o monitor a, pelo menos, 50 cm dos seus olhos.   

Cuidar da produtividade  
Enfrente a sua lista de tarefas com serenidade, incorporando estas dicas de produtividade no seu espaço de trabalho:  

  • Utilize um organizador de secretária – deste modo conseguirá manter o seu espaço de trabalho arrumado com maior facilidade. Além disso, não só encontrará mais rapidamente aquilo de que precisa, como também evitará que os objetos de trabalho invadam o seu espaço pessoal. 
  • Coloque um quadro branco ou de cortiça acima da sua secretária – assim, poderá manter as tarefas importantes debaixo de olho enquanto trabalha, riscando-as à medida que as conclui, ao mesmo tempo que as mantém longe da vista quando não está a trabalhar.
  • Acrescente algumas plantas – as plantas não dão apenas um toque estético agradável. Estudos mostram que estas podem mesmo ajudar a melhorar a produtividade e a reduzir o stresse.
  • Não descure a decoração – torne o seu espaço de trabalho acolhedor e estimulante, juntando-lhe alguns objetos pessoais inspiradores, tais como fotografias ou posters.   

Cuidar da flexibilidade  
Seja criativo e crie um espaço de trabalho que se adapte facilmente às suas necessidades profissionais – mas também pessoais.   
 
  • Utilize uma secretária regulável em altura – uma secretária com diferentes opções de altura permitir-lhe-á trabalhar de pé ou sentado, e assim alternar a posição ao longo do dia. 
  • Crie uma barreira visual – converta um armário grande num mini-escritório, ou use uma cortina ou biombo junto à secretária para separar esse espaço do resto da divisão.  
  • Guarde os objetos de trabalho – encontre um local onde possa guardar os objetos de trabalho, incluindo o seu portátil, durante o fim de semana. Assim, será mais fácil “desligar” no seu tempo livre. 
  • Pondere investir em objetos multifuncionais – tire o máximo partido de um espaço pequeno com um ecrã de computador que possa ser usado como televisão ou uma mesa extensível que sirva para trabalhar e fazer refeições.   

Mais de metade das empresas portuguesas planeia reduzir os espaços dos escritórios devido ao teletrabalho. Cuide do seu bem-estar, enfrente a sua lista de tarefas com serenidade, seja criativo e crie um espaço de trabalho que se adapte facilmente às suas necessidades.

Mesmo num ambiente controlado, como a nossa própria casa, os acidentes podem acontecer. Com a cobertura Smart Working do seguro de Acidentes de Trabalho da Tranquilidade, os colaboradores em teletrabalho passam a estar protegidos pelo seguro, qualquer que seja o local e horário de trabalho. 

Além disso, poderão também ter acesso a um conjunto de serviços que os apoiam durante o trabalho remoto, ou em viagem, e na sua vida pessoal, tais como: envio de médicos e medicamentos a casa dos pais dos colaboradores, pet-sitting e veterinário ao domicílio, assistência informática remota a equipamento pessoal, aluguer de computador para os filhos estudantes devido a perda, furto ou avaria, entre outras vantagens. 

Responda a este quiz para saber como criar o espaço de trabalho perfeito que melhor se adapta às suas circunstâncias! 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

SEGURO VIDA + COOL

Planeie o futuro com um seguro bem presente

Saber mais
vidatranquila horizontal

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE A SUA EMPRESA TEM DE FAZER?

Saber mais
os direitos e deveres dos trabalhadores