PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Acidentes de trabalho: saiba como proteger a sua equipa

Em Portugal, os dados estatísticos relativos a acidentes de trabalho, no ano de 2022, revelam uma tendência de queda face aos anos anteriores. Ainda assim, o registo de acidentes de trabalho mantém-se quase diário e, no que toca a acidentes graves, verificaram-se 129 acidentes mortais, só em 2022, e 145, em 2021.

Também é necessário ter em conta as consequências de acidentes menos graves: em 2020, segundo dados do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, os dias de trabalho perdidos por acidente (não mortal) foram em média 38,4.

Embora as lesões resultantes de acidentes de trabalho sejam ligeiras, em grande parte, muitos trabalhadores podem sofrer efeitos debilitantes a longo prazo. Já para não falar das consequências financeiras.

Por este motivo, é essencial conhecer ao certo os seus deveres, enquanto empregador, em matéria de segurança no local de trabalho. Igualmente importante é conhecer bem as medidas que pode tomar para o manter o mais protegido possível.

Deverá ter informação atualizada à mão, acerca deste assunto: pode fazê-lo através de uma visita aos sites da Autoridade para as Condições do Trabalho ou da Segurança Social.

Se tem a sua própria empresa, já sabe que o seguro de acidentes de trabalho é obrigatório. A Tranquilidade tem soluções de Seguros Acidentes de Trabalho que se adaptam a cada negócio.

Para empresas com mais de 200 colaboradores, é possível contratar um seguro desenhado à medida. Se quiser, tem ainda à sua disposição coberturas adicionais extremamente vantajosas. A opção por estas (com um preço associado) representa segurança extra para a empresa e respetivos colaboradores.

Proteger os seus colaboradores é proteger-se

A legislação pode variar, dependendo do país. Em Portugal, os empregadores têm a obrigação legal de adotar e monitorizar políticas e estratégias de promoção da segurança e saúde, no trabalho. Tal refere-se, nomeadamente, à integridade física dos colaboradores, prevenção de riscos profissionais, condições de higiene, segurança e saúde, entre outros.

Seguro Acidentes de Trabalho

Um seguro que protege a sua equipa.

- Nova cobertura de Smart Working, mais equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional;
- Descontos em função da atividade, localização, volume de salários anual e histórico de sinistros favorável;
- Rede médica com prestadores de referência em todo o País.

Médica a dar alta a homem com o braço ao peito

Por esse motivo, é obrigatório, por lei, contratar um seguro de acidentes de trabalho. A não contratação do seguro de acidentes de trabalho constitui uma contraordenação muito grave.

Os trabalhadores dependentes têm direito à reparação dos danos causados por acidentes de trabalho e doenças resultantes da profissão. Isto pode incluir prestações de natureza médica, cirúrgica, farmacêutica e hospitalar, ou compensações monetárias como indemnizações, pensões, prestações e subsídios.

Com o Seguro Acidentes de Trabalho da Tranquilidade, tem a sua equipa protegida desses riscos e conta ainda com uma rede médica, que abrange prestadores de referência de cuidados de saúde em todo o país. Não se esqueça de que terá os seus colaboradores protegidos, mesmo que estejam em teletrabalho. Para tranquilidade máxima.

Há ainda determinadas atividades profissionais em que é, legalmente, obrigatória a existência de um seguro de responsabilidade civil, de acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Para acidentes ocorridos na Europa e em outros locais, os trabalhadores dependentes também podem beneficiar de compensação, dependendo da legislação do seu país de origem. Para informações detalhadas sobre os direitos dos trabalhadores do país onde reside, consulte o site do governo em questão.

Como prevenir acidentes de trabalho

É comum pensar que os acidentes de trabalho acontecem, principalmente, em fábricas ou estaleiros de obras. Mas a verdade é que os trabalhadores de escritório têm até 2,5 vezes mais probabilidade de sofrer uma lesão devido a queda, do que os trabalhadores que não desempenham a sua função em escritórios.

O registo de acidentes de trabalho mantém-se quase diário e, no que toca a acidentes graves, verificaram-se 129 acidentes mortais, só em 2022, e 145, em 2021. 


Cair, tropeçar ou escorregar são alguns dos acidentes mais comuns, constituindo cerca de 1/5 do total dos acidentes de trabalho. Neste sentido, deve verificar se o espaço da sua empresa é adequado e cumpre as normas de segurança no trabalho.

Cuidados práticos básicos que deve ter, enquanto empregador:

  • Prestar atenção a pisos escorregadios e sinalizá-los como tal. No caso de o piso molhado não ter tido origem em limpeza, mas sim no derrame de um líquido, deve avançar com a limpeza do local o mais rapidamente possível;
  • Manter o escritório e as áreas de trabalho arrumados, por exemplo, fechando as gavetas e evitando deixar objetos espalhados pelo chão;
  • Confirmar se existem avisos na área da cozinha ou copa, para garantir que todos se mantêm vigilantes, quando utilizam água quente ou facas afiadas;
  • Verificar, com frequência, a segurança de escadotes;
  • Garantir que o mobiliário de escritório é adequado e promove boa postura corporal;
  • Confirmar se os seus colaboradores têm à disposição todo o equipamento de segurança que possa ser necessário, tal como equipamento de proteção individual (EPI).

 

Acima de tudo, invista na prevenção de acidentes. Identifique os riscos existentes, tendo em conta o setor de atividade da sua empresa, e pondere recorrer a consultoria para o desenvolvimento de projetos novos ou de alteração às condições existentes.

Desenvolva e ative uma estratégia eficaz, para a eventualidade de um acidente de trabalho, de modo a não ser surpreendido. Ainda que conte com a cobertura de um bom seguro, informe-se, antecipadamente, sobre a documentação exigida pela entidade seguradora.

O desenvolvimento de programas de prevenção de acidentes é uma área-chave, muitas vezes esquecida. Resolva quaisquer questões de segurança com antecedência, evitando acidentes infelizes. Faça uma gestão de risco efetiva e sairá a ganhar.

O que fazer em caso de acidente de trabalho?

Se o acidente ocorreu no local de trabalho, ou durante o horário de trabalho, e provocou uma lesão corporal, dano funcional ou doença que resulte na redução da capacidade de trabalho, de ganho ou em morte é, efetivamente, um acidente de trabalho.

Em alternativa, pode ter ocorrido no percurso diário entre o local de trabalho e o local de residência do trabalhador ou até no estrangeiro, caso estivesse ao serviço da entidade empregadora.

Se tal aconteceu, garanta que:

1. O trabalhador é socorrido a tempo e horas. Se o caso for grave, o trabalhador deve ser levado para o centro hospitalar mais próximo, a fim de receber os cuidados adequados. Perante casos menos graves, consulte a rede convencionada disponível no nosso site. É crucial que todos estes passos sejam rápidos e que o trabalhador receba o apoio necessário a tempo e horas. Nas ocasiões em que a entidade empregadora não tenha conhecimento imediato do acidente, o trabalhador, ou alguém no seu lugar, deve informar a empresa do sucedido, o mais depressa possível;
2. Comunica o acidente à seguradora, enquanto entidade empregadora. Dispõe de 24 horas para comunicar o acidente de trabalho à seguradora. Para tal, utilize a participação eletrónica: é simples, rápida e todas as seguradoras estão habilitadas a recebê-la. Os benefícios são claros, tanto para o colaborador que sofreu o acidente, como para a empresa.

E, assim, já está ficou a par de que tudo se resolve com mais tranquilidade, com o Seguro Acidentes de Trabalho.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2