PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Tudo sobre a diabetes: causas, sintomas e prevenção

A diabetes é uma doença crónica que afeta cada vez mais pessoas. Segundo a OMS, "nos últimos 40 anos, o número de casos da doença quadruplicou".
 
O atual estilo de vida agitado, as muitas horas que passamos sentados e uma dieta com elevado teor de gordura e/ou açúcares, estão a causar um aumento da incidência desta doença. Existem dois tipos de diabetes, o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 2 pode ser prevenido com um estilo de vida mais cuidadoso e saudável. Eis o que precisa de saber. 
 

O que é a diabetes?

A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo e provém, em grande parte, dos alimentos que comemos. Quando comemos uma refeição ou nos mimamos com um petisco, o nosso corpo transforma os hidratos de carbono em glicose. Esta será utilizada como fonte de energia pelo cérebro, músculos e outros órgãos.
 
O equilíbrio dos níveis de glicose é essencial para a saúde, e a insulina desempenha um papel essencial nesse equilíbrio. Essa hormona, produzida pelo pâncreas, é responsável pela regulação dos níveis de glicose. Depois de comermos, a insulina ajuda a transportar a glicose do sangue para as nossas células. Assim que chega às células, a glicose é utilizada como fonte de energia e, quando há glicose em excesso, ajuda o corpo a armazená-la.
 
A diabetes manifesta-se quando o organismo não consegue produzir insulina ou quando não a consegue utilizar corretamente, conduzindo a níveis elevados de glicose no sangue. Atualmente, Portugal é o segundo país da União Europeia com maior prevalência da doença. Estima-se que cerca de 2,7 milhões de portugueses têm diabetes ou correm o risco de a desenvolver.
 
Esta doença apresenta dois tipos principais, com causas diferentes. 
 

O que é a diabetes tipo 1?

A diabetes tipo 1 é a forma menos comum, afetando cerca de 10% de todas as pessoas com diabetes. É mais frequente em crianças e jovens, e surge quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. Isso obriga à toma de injeções diárias de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue e que, com a inovação tecnológica, já pode ser realizada através de dispositivos tendencialmente autónomos. 
 

O que é a diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2 é mais comum e afeta sobretudo os adultos e idosos, surgindo quando o organismo não consegue utilizar a insulina eficazmente. 
 

O que causa a diabetes de tipo 1 e de tipo 2?

Na diabetes tipo 1, o organismo ataca as células que produzem insulina, deixa de processar a glicose e esta acumula-se no sangue. As suas causas e fatores de risco não são ainda conhecidos, mas pensa-se que esta condição estará relacionada com uma combinação de fatores genéticos e condições externas. Por exemplo, antecedentes de diabetes na família podem indicar um risco ligeiramente acrescido.
 
A diabetes tipo 2 surge quando o organismo não responde eficazmente à insulina, levando a que os níveis de açúcar no sangue continuem a aumentar. Embora a hereditariedade e a idade possam contribuir para o seu aparecimento, fatores como a alimentação e a atividade física desempenham um papel importante. 
 

Quais são os sintomas?

Ambos os tipos apresentam sintomas semelhantes. A principal diferença é o momento em que se manifestam. No tipo 1 os sintomas surgem normalmente de forma bastante repentina, enquanto, no tipo 2, podem levar muitos anos a aparecer. Os sintomas incluem:
  • Sede anormal e boca seca
  • Perda súbita de peso
  • Micção frequente
  • Fome constante
  • Visão desfocada
  • Falta de energia, cansaço
  • Incontinência noturna
  • Formigueiro ou dormência nas mãos e nos pés
  • Aumento da incidência de infeções cutâneas
  • Cicatrização lenta de feridas 
 

Como prevenir a diabetes?

Uma vez que as causas e os riscos da diabetes de tipo 1 ainda não são totalmente compreendidos, também não se sabe ainda como esta pode ser prevenida. No entanto, relativamente ao tipo 2, para reduzir o risco do seu aparecimento, podem tomar-se várias medidas – todas relacionadas com o estilo de vida. Na verdade, no caso da diabetes tipo 2, a alimentação e o exercício são fundamentais para o seu controlo.
 
Pensa-se que a obesidade seja o principal fator de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sendo que 80 a 90% das pessoas com esta doença têm excesso de peso. Portanto, manter um peso saudável, uma alimentação equilibrada e atividade física regular, bem como não fumar, são fundamentais para evitar esta doença.
 
Medidas simples que pode tomar incluem substituir, na sua dieta alimentar, as gorduras saturadas como o queijo e a manteiga, por gorduras insaturadas que se encontram em alimentos como o abacate, a noz, a azeitona e os óleos vegetais. Aumentar o consumo de água, cereais, fruta e legumes e evitar o consumo excessivo de álcool e açúcares. Uma combinação de exercícios aeróbicos, como natação e jogging, com treino de resistência, é também uma boa estratégia para controlar os níveis de açúcar no sangue.
 
Por fim, os exames de saúde regulares para vigiar os níveis de colesterol, de tensão arterial e de glicose, são uma boa maneira de se manter no bom caminho. Lembre-se que a diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa que, quando detetada, já pode estar num estado avançado. Assim, não descure os check-ups regulares. Marque uma consulta com o seu médico para monitorizar os seus parâmetros clínicos e estabelecer objetivos e metas, se necessário.
 
Como em tudo na vida, mais vale prevenir – especialmente se o assunto for a sua saúde. Além dos muitos benefícios que o seguro de saúde individual da Tranquilidade lhe pode dar, ainda tem acesso a uma rede de mais de 50 mil prestadores clínicos, incluindo médicos endocrinologistas, a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento da diabetes.

AdvanceCare Saúde

Além dos muitos benefícios que o  seguro de saúde individual da Tranquilidade lhe pode dar, ainda tem acesso a uma rede de mais de 50 mil prestadores clínicos, incluindo médicos endocrinologistas, a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento da diabetes.

Saúde Individual

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2