PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Quais são os tipos de cancro mais comuns em homens?

No início da década, 19.3 milhões de pessoas foram diagnosticadas com cancro, 10 milhões das quais morreram da doença, segundo os dados da Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro, da Organização Mundial da Saúde. Como se sabe, o cancro pode afetar qualquer pessoa. Mas os riscos podem variar consoante a nossa constituição.  

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, apesar de este poder surgir em pessoas de todas as idades, o fator de risco mais importante é o envelhecimento. A maioria dos cancros ocorre em pessoas com mais de 65 anos, pelo que, à medida que envelhecemos, é importante ficar ainda mais vigilante. 

Tipos de cancro mais comum nos homens 

Embora o cancro do pulmão seja o mais comum e mais mortal nos homens, representando 14,3% dos casos de cancro e 21,5% das mortes por cancro nos homens, convém saber que alguns cancros ocorrem principalmente, ou exclusivamente, em pessoas do sexo masculino. 

Seguro Vida+ Vencer

Conheça o seguro que intervém na prevenção do cancro e ajuda a fazer face às despesas derivadas da doença oncológica. A prevenção começa também num seguro de vida que o acompanha.
luvas de box

Os cancros da próstata, do testículo e do pénis afetam exclusivamente homens, sendo que o cancro da próstata é muito mais frequente do que os outros dois. O cancro da próstata é o segundo tipo de cancro mais comum nos homens, e é responsável por 14,1% dos casos diagnosticados em 2020. De acordo com o médico urologista José Santos Dias, o cancro da próstata é um tumor muito frequente em Portugal, onde todos os anos surgem quase 6 mil novos casos da doença.  

Como detetar o cancro da próstata, testicular e peniano 

A melhor forma de identificar precocemente os tipos de cancro masculino mais comuns é prestar muita atenção aos sinais que o seu corpo lhe dá, falando com o seu médico se notar que algo não está normal, e não descurar os check-ups de rotina. O diagnóstico prematuro, em caso de cancro, pode salvar-lhe a vida. 

Sinais de cancro da próstata 

O cancro da próstata afeta a glândula prostática, que se encontra na base da bexiga e produz um fluido necessário para produzir o sémen. Como muitos outros tipos de cancro, o cancro da próstata tende a afetar os homens mais velhos, geralmente com mais de 50 anos de idade.

Infelizmente, pode ser difícil de detetar, uma vez que só produz sintomas quando o tumor começa a pressionar a uretra – o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do organismo. Quando isso acontece, surgem sintomas como a necessidade de urinar com mais frequência (incluindo de forma urgente e/ou durante a noite), dificuldade em urinar e presença de sangue na urina ou no sémen. 

Os sistemas de saúde em diferentes países têm abordagens distintas face aos testes de despiste, por isso, deve aconselhar-se com o seu médico. 

Sinais de cancro peniano e testicular 

Os sintomas do cancro peniano e testicular são muitas vezes mais fáceis de detetar. Os possíveis sinais localizados de cancro do pénis são:

  • mudança na cor ou espessura da pele; 
  • um nódulo duro ou uma ferida persistente; 
  • dor; 
  • hemorragia;
  • um corrimento com mau odor; 
  • comichão; 
  • alteração na cor da urina; 
  • dificuldade em puxar o prepúcio.  

Todos estes sinais também podem ser causados por outras doenças, no entanto, não deixe de consultar o seu médico. 

Os sinais comuns de cancro testicular variam entre um caroço ou inchaço no testículo ou uma sensação de "peso" no escroto, e desconforto ou dor no testículo ou no escroto.

Reduza os seus riscos escolhendo um estilo de vida saudável 

Em primeiro lugar, um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de contrair cancro em geral. Sabemos que alguns tipos de cancro, como o cancro da próstata, testicular e peniano, são menos afetados pelo nosso estilo de vida. 

No entanto, pode sempre reduzir o risco de muitos outros tipos de cancro através de opções de vida saudáveis, como não fumar, controlar o peso e ter uma alimentação equilibrada e nutritiva. 

Faça check-ups regulares 

Dependendo do tipo, grau de agressividade e extensão do tumor, bem como da condição física do doente no momento do diagnóstico, a grande maioria dos cancros pode ser curada se estes forem detetados em fases iniciais da doença. Por isso, a deteção precoce é fundamental. 

Além de proporcionar proteção financeira em caso de doença oncológica, bem como apoio e acompanhamento a preços convencionados através da rede AdvanceCare, o seguro Vida+ Vencer também ajuda à prevenção do cancro através de consulta de medicina geral e familiar anual

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2